domingo, 19 de setembro de 2010

E Tilke acertou


Na maioria das vezes criticado, Herr Tilke parece ter acertado no circuito de Aragón, mais conhecido como Motorland. Assim como fez na Turquia, o novo circuito espanhol tem subidas e descidas, com direito a uma média de velocidade alta. Se em Kurtkoy a referência é uma curva rápida, a oito, em Aragón é um esse fechado, claramente inspirado no mítico Saca-rolha em Laguna Seca. Além disso, o circuito não exibe muita ostentação e a pista não é apenas curva fechada-reta longa-curva fechada. São várias sequencias de curvas de média velocidade e algumas freadas mais fortes, além de uma reta de quase um quilometro. Um circuito que utilizou o relevo natural do terreno e isso sem contar a belíssima paisagem.

Mas para infelicidade dos donos da casa, quem venceu a corrida inaugural em Aragón não foi um espanhol, apesar do domínio de Jorge Lorenzo e Daniel Pedrosa no atual campeonato da MotoGP. Casey Stoner chegou a criticar abertamente sua Ducati e como está se despedindo da equipe italiana, pouco podia se esperar do australiano, mas na nova pista, o australiano dominou todo o final de semana e esse domínio se prolongou na corrida, onde não foi incomodado em nenhum momento. Foi uma vitória categórica e provavelmente a última na Ducati. Com certeza, uma bela despedida. Stoner agora se firma na terceira colocação, principalmente com a queda do infeliz Andrea Doviziozo na última volta. Apesar de gostar do italiano, é por essa e outras que ele está fora da equipe oficial da Honda.

Dani Pedrosa saiu de suas características e não largou bem, mas rapidamente se recuperou e quando ganhou a segunda posição, deu a pinta de que poderia incomodar Stoner, mas o representante da Ducati deu a resposta e Pedrosa continuou sua recuperação no campeonato se conformando com a segunda colocação, mas não foi de todo mal no contexto geral, pois Nicky Hayden conseguiu seu primeiro pódio com uma bela ultrapassagem sobre Lorenzo na última volta, quando ninguém mais esperava nada do americano. Também pela primeira vez na temporada, Lorenzo não subiu ao pódio e vê sua diferença caindo com relação ao seu rival Pedrosa. Indiscutivelmente a Yamaha perdeu muito rendimento e Rossi pareceu não ligar muito em chegar em sexto, com a queda de Doviziozo, parecendo que abandonou (ou forçaram abandonar) o desenvolvimento da moto, deixando esse cargo para Lorenzo. Será que o espanhol não teria a experiência necessária para tamanha tarefa? O tempo dirá...

Na Moto2, Iannone continou a estragar o final de semana que tinha tudo para ser de festa na Espanha e de longe dominou a prova, cercada por várias homenagens a Shoya Tomizawa. Toni Elias marcou seus pontinhos, mesmo chegando a ficar em 16º no início da corrida, mas subiu ao 4º posto. A melhor corrida ficou nas 125cc, com Pol Espargaró ultrapassando Nicolas Terol na última curva, após uma disputa limpa entre os espánhois. Como Marc Márquez, líder destacado do campeonato e piloto mais rápido do final de semana, ainda na primeira curva da corrida. A queda de Márquez deu um pouco mais de emoção ao campeonato.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Só funciona para motos... Se os carros forem correr ai não vai dar em nada...