sábado, 25 de setembro de 2010

Força da camisa


Desde a época da Copa do Mundo, insisto na tese da comparação entre o futebol e a F1 no que tange a força da camisa, ou do nome, no caso da F1. Não é segredo que times e seleções muitas vezes vencem partidas com base da 'carteirada', batendo equipes até melhores, mas com menos tradição. Na F1 é a mesma coisa. Desde 1998 Ferrari e McLaren vem dividindo os títulos entre si, com algumas excessões. Outro fator visto hoje, em que podemos comparar com o futebol, é a tarimba do jogador ou piloto. Fernando Alonso, Jenson Button e Lewis Hamilton já tem títulos em seus respectivos currículos e por isso sabem lhe dar melhor com a pressão do que Sebastian Vettel e Mark Webber, a bordo da inexperiente Red Bull.

Sebastian Vettel vinha construindo o que parecia ser um passeio no parque no domingo, com uma dominação avassaladora em todos os treinos livres com sua Red Bull inalcançável. Porém, na hora do vamos ver, com a decisão do campeonato se aproximando, o alemão de 23 anos raspou o muro em sua primeira tentativa no Q3 e talvez com receio de cometer um erro que prejudicasse ainda mais sua posição no grid, o alemão não foi tão incisivo em sua segunda volta voadora. Como resultado, a vantagem que Vettel tinha sobre os demais, que chegou a ser de 1s no treino de sexta-feira, se transformou numa desvantagem de menos de um décimo para Fernando Alonso, o piloto mais sólido desta metade final do campeonato. Não sendo coinscidência o espanhol ser o mais experiente dos postulantes ao título na equipe mais tradicional do mundo. Sendo o mais jovem, da equipe mais inexperiente, Vettel parece ter que derrotar ainda alguns demônios para confirmar tudo o que se espera dele, mas nem tudo está perdido para o alemão, que provou ter o carro mais rápido do pelotão.

A McLaren colocou seus dois pilotos na segunda fila, com sua dupla de pilotos sendo fiéis aos seus estilos, com Hamilton mais espetacular, enquanto Button sendo mais contido e frio. Ambos ao seu estilo, colocam a McLaren numa posição clara de briga pelo campeonato. Mark Webber, mesmo tendo a disposição um motor novo, não foi páreo para o seu companheiro e aos demais pilotos com que briga pelo título. O australiano ficou muito atrás de Vettel em todas as sessões do final de semana e para piorar, foi o último colocado dos cinco que brigam pelo título neste sábado. Como as largadas não vem sendo o forte de Webber, o domingo não parece promissor ao mais velho dos candidatos ao título. Felipe Massa não fez tempo ao ter problemas mecânicos logo cedo na Classificação, tendo que largar entre os últimos. Para os que ainda tinham o sonho de verão que o brasileiro ainda tinha chance de conquistar seu primeiro título, agora é pensar em 2011.

Aos demais, a Mercedes colocou seus dois carros no Q3 e Rosberg superou Schumacher por uma diferença menor do que a média. Kubica fez seu papel, enquanto Barrichello mostra a grande subida da Williams durante esse ano. Para uma equipe que não tem um grande orçamento, chega a ser um feito o quanto a Williams se desenvolveu durante o ano. Kobayashi levou tempo do 'novato' Nick Heidfeld o final de semana inteiro, mas na Classificação o japonês foi mais rápido, com o bônus de ter passado ao Q3. A Toro Rosso deu pinta que andaria bem com Alguersuari, mas ficou pelo caminho, assim como a Force India, uma equipe em clara fase de decadência. Das novatas, a Virgin parece ter se juntado a Lotus numa animada briga pelo melhor das novatas, enquanto a Hispania estagnou-se e 2011 é uma incógnita para o time espanhol.

Apesar das imagens mostrarem muita nebulosidade durante a Classificação e não ter caído uma gota, a previsão é de chuva para amanhã, o que pode embaralhar bastante as coisas para a corrida. Com os cinco primeiros do campeonato largando nas cinco primeiras posições, a previsão, essa mais certeira, que a corrida amanhã tende a ser muito tensa, com ninguém querendo arriscar demais para não perder pontos preciosos ou a tragédia extrema de um abandono, mas Alonso, Vettel, Hamilton, Button e Webber procurarão a melhor posições possível neste domingo.

Nenhum comentário: