terça-feira, 28 de setembro de 2010

História: 30 anos do Grande Prêmio do Canadá de 1980


Após a última prova na Europa, apenas dois pilotos podiam ser campeões da temporada de 1980 de F1. Alan Jones e Nelson Piquet eram muito diferentes entre si e talvez por isso tinham objetivos diferentes naquela disputa em particular. Jones estava em sua sétima temporada de F1 e teve que ralar em equipes pequenas até ter em mãos um carro bom o suficiente para lhe garantir estar na briga pelo título mundial. Desde 1978 na Williams, Jones ajudou a então equipe pequena inglesa a se consolidar como um time forte e os esforços foram recompensados em 1979, quando o australiano venceu sua primeira corrida na F1 e fez da Williams o time a ser batido em 1980. Já Nelson Piquet, mesmo já tendo 28 anos de idade, fazia apenas sua segunda temporada completa na F1 e havia conquistado sua primeira vitória ainda em 1980. Muitos diziam que o talento do brasileiro ainda lhe proporcionaria vários títulos em seguida, enquanto para Jones, aquela poderia ser sua última oportunidade de se tornar campeão.

Tentando uma intimidação frente ao seu jovem oponente, Jones apareceu no circuito de Montreal com um macação verde escuro, quase negro. O australiano parecia mais tenso, ao mesmo tempo que também parecia mais determinado, enquanto Piquet estava mais relaxado com suas chances. Nos treinos, como por obra do destino, Piquet e Jones compartilhariam a primeira fila, com Nelson conquistando sua segunda pole na carreira, com Jones ao seu lado. Piquet não poderia contar com a ajuda de Hector Rebaque, seu lento companheiro de equipe, mas de outro lado, Jones e Reutemann já não eram os melhores amigos no final desta temporada.

Na parte de trás do pelotão, havia algumas novidades. Mike Thackwell se tornava o piloto mais jovem da história a largar na F1 com apenas 19 anos de idade, com um terceiro Tyrrell. Vittorio Brambilla se aposenta e para o seu lugar, a Alfa Romeo promove a estréia de Andrea de Cesaris, de apenas 21 anos de idade. Apesar dos bons resultados do italiano na F2 e do jovem De Cesaris ter mostrado velocidade no Canadá, a realidade foi que o dinheiro da Marlboro proporcionado pelo italiano foi o motivo para seduzir a equipe italiana. Enquanto uns estreavam, outros ficavam pelo caminho. Com a aposentadoria já anunciada, Scheckter apenas cumpria contrato na Ferrari e mesmo após surras homéricas ante a Gilles Villeneuve, o sul-africano ainda passou pela humilhação de não conseguir tempo para largar em Montreal! Tudo graças aos péssimos pneus da Michelin, que não se deu muito bem com o tempo frio no Canadá e ainda viu o próprio Villeneuve ficando apenas na penúltima fila, enquanto Arnoux, que havia conquistado duas vitórias ao longo do ano, teve que se contentar com a penúltima posição. Porém, os protagonistas estavam na primeira fila!

Grid:
1) Piquet (Brabham) - 1:27.328
2) Jones (Williams) - 1:28.164
3) Pironi (Ligier) - 1:28.322
4) Giacomelli (Alfa Romeo) - 1:28.575
5) Reutemann (Williams) - 1:28.663
6) Rosberg (Fittipaldi) - 1:28.702
7) Watson (McLaren) - 1:28.755
8) De Cesaris (Alfa Romeo) - 1:29.026
9) Laffite (Ligier) - 1:29.130
10) Rebaque (Brabham) - 1:29.377

O dia 28 de setembro de 1980 estava ensolarado no Canadá, mas o clima de outono fazia que o tempo ficasse muito extremamente frio naquele dia. Havia uma tensão aparente entre Piquet e Jones e a largada era muito aguardada. Devemos nos lembrar que o circuito de Montreal nos anos 80 era ligeiramente diferente do atual. Primeiramente, após o grampo não havia a enorme reta oposta de hoje, mas duas retas separadas por um esse de alta velocidade. A largada ocorria exatamente na primeira reta, com a primeira curva sendo na primeira perna desse esse. Na hoje 'Chicane dos Campeões', havia um chicane de média velocidade, mas também um bom ponto de ultrapassagem. Não restavam dúvidas que a largada era bem mais perigosa do que é atualmente e também não era segredo que Piquet e Jones não aliviariam na próxima primeira curva. As imagens não mostram muito bem o incidente, mas Jones teria largado melhor e ficou lado a lado com Nelson Piquet, que não aliviou, como imaginado. O resultado foi o toque entre os dois protagonistas pelo título, com Piquet levando a pior. A sorte do brasileiro foi que vários carros, sem espaço para desviar, acabaram se acidentando e a corrida foi interrompida.

Porém, o que ninguém poderia imaginar, foi que o destino da corrida de Nelson Piquet havia sido decidido naquele momento. E por uma falta de atenção sem tamanho. Com o carro titular parcialmente destruído, Piquet partiu para o carro reserva, com o qual havia treinado no dia anterior. Até aí tudo bem, o problema foi que o chefe de mecânicos da Brabham havia esquecido de trocar o motor especial de Classificação por um motor acertado para corrida no bólido reserva. O motor de Classificação era bem mais potente do que o normal, mas inversamente proporcional a confiabilidade. Sem tempo para trocar os motores, Piquet largaria com o carro reserva com motor de treinos. Mais atrás, Thackwell não largaria, pois teve que ceder seu carro ao companheiro de equipe Jarier, enquanto Rosberg teve que declinar sua ótima posição no grid para largar dos boxes com o carro titular consertado. De alguma forma, Jones fica sabendo do drama de Piquet e por isso não forçaria em nenhum momento durante a prova. Porém, o australiano parte para cima na segunda largada e toma o primeiro lugar de Piquet, enquanto Pironi também ultrapassa o piloto da Brabham, mas com consequencias mais tarde.

Com um super-motor na mão, Piquet não toma conhecimento de Jones e Pironi, ultrapassando-os em apenas duas voltas. E dispara. Na corrida e a rezar para que acontecesse o milagre do motor suportar as 70 voltas da prova. Enquanto Piquet abria uma grande diferença para Jones, o australiano apenas administrava a diferença para Pironi, que o acompanhava de perto. Giacomelli tentava finalmente consolidar o bom rendimento do seu Alfa Romeo, mas o italiano acabaria abandonando ainda na sexta volta, fazendo com que Watson, que havia feito uma temporada terrível com a McLaren, assumisse o seu posto. Na volta 24, a TV mostra um carro branco estacionando com muita fumaça saindo de sua traseira. Após um pequeno suspense, descobre-se que os temores da Brabham havia se confirmado e Piquet tinha quebrado o motor. E Bernie Ecclestone, ainda correndo atrás do seu primeiro título na F1 - mas não da Brabham -, com certeza colocou nos Classificados do dia seguinte e vaga de um chefe de mecânicos...

Alan Jones assumiu a liderança da corrida e assim terminasse, seria o novo Campeão Mundial. Correndo na nona posição, Jean-Pierre Jabouille fazia uma corrida apenas para chegar ao final, pois o experiente piloto francês sabia que o seu Renault não tinha condições de lhe entregar um bom resultado. Porém, a suspensão do seu carro quebra num ponto de alta velocidade e Jabouille acaba por bater de frente numa barreira de pneus. O francês fica preso em seu carro, com suas pernas quebradas e foi preciso um bom tempo para que Jabouille fosse retirado do seu Renault. De saída para a Ligier, aquele acidente acabou por acelerar a aposentadoria de Jabouille da F1, o que ocorreria em 1981. Mais atrás, a McLaren fazia uma corrida surpreendente, com Watson correndo de forma solitária em terceiro e com o jovem Alain Prost, que acabara de ultrapassar Reutemann, em quarto. O francês tenta se aproximar do seu companheiro de equipe, mas também tem a suspensão quebrada. Prost bate forte e machuca a mão, usando o argumento desse acidente para dizer que a McLaren tinha um carro inseguro e por isso rescindiu o contrato com a equipe de Ron Dennis (que havia acabado de comprar a equipe de Teddy Mayer) e ir para a Renault, no lugar do recém-acidentado Jabouille.

Pironi se aproxima rapidamente de Jones e o ultrapassa facilmente na volta 44. As esperanças brasileiras terminam quando é finalmente anunciado a penalidade de um minuto ao francês por queima de largada. Fazendo uma boa corrida, Pironi teria que livrar uma diferença superior a um minuto em cima de Jones em 26 voltas, mas o australiano, que já havia deixado Pironi passar com essa informação na cabeça, passou a controlar a diferença. Contudo, num ritmo alucinante, Pironi abriu mais de 40s sobre Jones e quase conseguia a segunda colocação. Watson passou a ter problemas de pneus nas últimas voltas e acabou ultrapassado por Reutemann e Laffite, sendo que o francês teve uma pane seca nas últimas voltas. Apesar dos esforços de Pironi, o piloto da Ligier ainda perdeu o 2º lugar por apenas 4s para Reutemann, enquanto Jones apenas passeava no bonito circuito de Montreal para conquistar mais uma vitória na temporada e seu esperado título. Mesmo não sendo um dos pilotos mais brilhantes da história, Alan Jones estava numa fase fenomenal em 1980 e soube aproveitar todas as oportunidades que lhe apareceram, conquistando até mesmo algumas vitórias incertas. Ao lado de Jack Brabham, Jones estrava para a história como o segundo piloto australiano a ser Campeão Mundial de F1.

Chegada:
1) Jones
2) Reutemann
3) Pironi
4) Watson
5) Villeneuve
6) Rebaque

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