sábado, 13 de novembro de 2010

Fator McLaren


Após a corrida em Interlagos, todos esperavam por um mano a mano entre os dois pilotos da Red Bull e Fernando Alonso pela disputa do título mundial deste ano. Ninguém levou em conta que alguém pudesse se meter entre os três maiores postulantes ao título e foi justamente o que aconteceu. A McLaren acertou seu carro de forma excepcional e o duo Lewis Hamilton e Jenson Button conseguiram se meter na briga a três em Abu Dhabi.

Pela configuração de várias chicanes e curvas de 90º, a Classificação de hoje pode ter definido o título. E Alonso pode ter sido o grande beneficiado pela ótima performance mclariana de hoje. Ver Sebastian Vettel na pole era algo até mesmo esperado, mas ao lado do alemão deveria estar Mark Webber, mas no momento mais agudo do ano, o australiano realizou uma de suas piores atuações na Classificação e ficou apenas em 5º. Isso pode (e deve) ser decisivo para o campeonato. Mesmo com toda a indecisão de saber se a Red Bull irá utilizar ou não as ordens de equipe, Webber se colocou longe de Vettel e ainda ficou atrás de Alonso. Se largar bem, Vettel partirá para a vitória e tudo dependerá de como irá se desenvolver a corrida de Webber, com o australiano tendo, logo de cara, de enfrentar Alonso em uma situação inferior. Com sua enorme experiência, Alonso deverá controlar Webber, enquanto as coisas se resolverão lá na frente.

E é nesse quesito que Alonso também leva vantagem. Mesmo não sendo o melhor amigo de Hamilton, Alonso nunca se envolveu em maiores problemas com o inglês. Algo bem diferente dos enfrentamentos Vettel-Hamilton. Ambos querendo a vitória de qualquer jeito, não será impossível acontecer um incidente entre os dois jovens talentos, algo que já aconteceu em outras oportunidades. E tome vantagem para Alonso!

Com a disputa tão emocionante pelo título, com várias variáveis permeando a contenda, pouco se pode falar sobre mais uma lavada levada por Massa, que ficou apenas um milésimo de segundo à frente de Barrichello, numa ótima exibição do decano. Petrov também surpreendeu ao ser o único representante da Renault no Q3 e sua vibração é a mostra da pressão que o russo deve estar sofrendo.

Sem a menor chance de chuva, a corrida não terá as imtémperies da natureza. Será tudo decidido na pista. Vettel, Hamilton, Alonso, Button e Webber. As duas McLarens se colocando exatamente entre o trio que tentar conquistar o já histórico campeonato de 2010. Esta ordem no grid poderá ser o grande motivo de vermos uma decisão histórica amanhã. Palpites do título amanhã? Pela atual conjectura, o meu é Alonso. Mas, como disse Juan Manuel Fangio... carreras son carreras!

Nenhum comentário: