sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tudo normal


Num dia normal e com um belo céu azul, a Red Bull dominou o primeiro dia de treinos em Interlagos. Bom presságio? Nem tanto. Essa cena se repetiu inúmeras vezes durante a temporada e no domingo, dia onde realmente importa, deu tudo errado para o time austríaco. Porém, a certeza de ter um carro bem mais rápido do que a concorrência pode aliviar um pouco o péssimo ambiente do equipe que tem o melhor carro, mas tem a pior harmonia entre seus pilotos.

Vettel e Webber pontearam os dois treinos de sexta-feira com certa vantagem sobre os demais, seja Hamilton pela manhã, seja Alonso de tarde. O certo é que em condições normais de temperatura e pressão, a Red Bull deverá dominar o final de semana paulistano, mas a história mostra que Interlagos tem vários dias em que as condições são bem anormais, particularmente os de temperatura e pressão, podendo causar grande precipitações pluviométricas para atrapalhar equipe e pilotos. Outro grande adversário da Red Bull e justamente o mais perigoso é ela própria, com seus pilotos em pé de guerra e a equipe totalmente desorientada. Como sempre falei neste ano, a falta de experiência da equipe em disputa por títulos pode pesar bastante contra o time e a favor de Alonso, que já tem a equipe (e a vasta experiência dela) totalmente a seu favor faz tempo.

O que pode estragar os planos do espanhol é justamente a falta de confiabilidade experimentada pela Ferrari hoje, com a quebra do próprio Alonso de manhã, e da falha na embreagem de Massa, pela tarde. Vale como registro. Massa estava andando, no mínimo, no mesmo nível de Alonso. Isso poderá ser de grande valia para Alonso no domingo. A McLaren parece já ter desencanado e já aposta as poucas fichas que tem em Hamilton, com o Button longe de poder defender o seu título. De resto, as equipes permaneceram em suas posições habituais, assim como são habituais o acidente de Petrov e a rodada de Kobayashi. O que chamou a atenção foi o bom desempenho das pequenas, com Trulli menos de meio segundo atrás de Alguersuari, o último das equipe ditas estabelecidas. Se for para quebrar aquele vidro em caso de vitória, a Lotus ficando à frente de uma Toro Rosso, se isso ocorrer, já seria motivo para estilhaçar o vidro!

Amanhã? Tudo leva a crer numa pole fácil da Red Bull, provavelmente com Vettel, que mostrou ser mais rápido do que Webber. Enquanto o australiano levou várias voltas para marcar um ótimo tempo, o jovem alemão não esperava mais do que uma volta para conseguir o melhor tempo. Porém, como é costumaz em Interlagos, a previsão para amanhã não indica facilidades para o time dominante, pois pode chover. Aí, será um Deus nos acuda na já tumultuada Red Bull!

Nenhum comentário: