Em meados de 2005, a extinta A1 GP promovia sua etapa em Sepang da dita Copa do Mundo do Automobilismo e um jovem alemão de 18 anos se destacou de forma arrebatadora. Debaixo do típico dilúvio malaio, Nico Hülkenberg colocava mais de 40s sobre o 2º colocado com o carro da Alemanha, mas era justamente por a categoria ter carros iguais, que a façanha do jovem piloto chamou atenção. Nascia o 'Incrível Hülk'. Aquela apresentação abriu várias portas para Hülkenberg, que foi Campeão Europeu de F3 e da GP2 na sequencia, sempre com boas equipes. Com a fila do seguro-desemprego à vista na F1, Hülkenberg precisou novamente de condições traiçoeiras para mostrar seu enorme talento e conseguir uma das mais surpreendentes pole-positions dos últimos anos, dando a Williams a sua primeira pole desde 2005.
As previsões de chuva se confirmaram para este sábado, mas se no ano passado a chuva atrapalhou demais, com a Classificação durando mais de duas horas, em 2010 houve apenas uma garoa no começo da sessão e não demorou para que se pensasse em pneus slicks. Com a pista molhada, a dupla da Red Bull sempre esteve à frente, com Vettel colocando tempo constantemente em Webber. No Q2, houveram as primeiras surpresas. Pela primeira vez no ano, Michael Schumacher dominou Nico Rosberg e o jovem alemão, claramente atrapalhado pelo tráfego, ficou longo do heptacampeão e nem sequer passou para o Q3. Pior situação viveu Button. O inglês, muito provavelmente já sabendo que todas as atenções estão em cima de Hamilton, fazia um treino limite, sempre rondando entre a 8º e a 12º posições. Em sua última volta rápida, com parciais que o colocavam entre os dez primeiros, faltando poucos segundos para terminar o Q2, Button tirou o pé e acabou o treino em 11º, longe das primeiras posições e do seu companheiro de equipe, como sempre, andando muito rápido em condições em que o braço vale mais do que o carro.
A Ferrari não se encontrou em nenhum momento neste sábado e se Button tivesse continuado em sua volta, o eliminado seria Felipe Massa. Correndo em casa e conhecido por sempre tirar algo mais em Interlagos, Massa foi uma sombra de si mesmo e levou tempo de Alonso o tempo todo, ficando mais de 1s atrás do espanhol no grid definitivo. Porém, nem mesmo Alonso deve estar contente, pois ficou atrás das duas Red Bulls e da McLaren de Hamilton, mas se há um consolo, é que amanhã deverá brilhar o sol novamente e o acerto da Ferrari pode ter comtemplado essa variável.
Nos momentos finais do Q3, todos partiram para os pneus slicks e melhoraram seus tempos, mas Hülkenberg sempre foi o mais rápido e ainda tendo uma volta a mais do que os demais, colocou mais de 1s em todo mundo, mostrando uma força absurda para quem tem apenas uma Williams. Até mesmo Barrichello, que sempre anda bem em Interlagos e no molhado, tomou 2s7 do companheiro de equipe. Isso servirá de incentivo para a Williams ultrapassar a Force India pela sexta posição no Mundial de Construtores, principalmente com a equipe hindu tendo o pior desempenho, hoje, das equipes ditas estabelecidas. Contudo, a Williams perderá praticamente todos os seus patrocinadores para 2011 e dificilmente poderá segurar Hülkenberg para o ano que vem. Talvez por isso, a comemoração tenha sido tão tímida.
Sua atuação de hoje pode ter lhe garantido um bom futuro para 2011, mas para amanhã, dificilmente Hülkenberg será um fator importante durante a corrida. Largando em segundo, Vettel tem grandes chances de disparar na ponta, enquanto Webber, Hamilton e Alonso terão que se virar para deixar o alemão da Williams para trás. Será uma corrida interessante, principalmente no seu início, com o fator Hulk na ponta.
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