domingo, 3 de abril de 2011

Jogo dos sete erros


A chuva pode causar sérias mudanças na relação de forças de uma categoria, mas ainda assim são os pilotos que mostram o quão são bons em condições traiçoeiras de pista. A Honda continua tendo a melhor moto do pelotão, mas na escorregadia pista de Jerez, os pilotos resolveram errar tudo o que tinham direito e Jorge Lorenzo conseguiu uma tranqüila vitória que o põe na liderança do campeonato contra todos os prognósticos.


Porém, Lorenzo sempre esteve no pelotão da frente e não deixou Casey Stoner disparar na ponta no início da corrida, quando tudo levava a crer que o australiano da Honda faria isso. O atual campeão mundial da MotoGP soube se segurar quando seu desafeto Valentino Rossi veio voando para cima dele e viu de camarote o multi-campeão fazer uma rara barbeiragem ao escorregar de frente no momento em que ultrapassava, sem muita resistência, Stoner e levava ambos ao chão. Nesse momento, ocorreu um momento engraçado. Com Rossi e Stoner tentando se levantar, TODOS os comissários de pista foram ajudar Rossi, com Stoner sozinho, tentando fazer sua Honda pegar. Resultado: Rossi retornou à pista e um irritado Stoner dava uma banana para os bandeirinhas enquanto abandonava. Após a corrida, uma cena bonita aconteceu quando Rossi foi humilde o suficiente ao ir aos boxes da Honda, ainda de capacete, procurar Stoner e lhe pedir desculpas, devidamente aceitas por um mais calmo Stoner.


No entanto, Lorenzo ainda não era o líder da corrida quando este decisivo incidente aconteceu. O maluco-beleza Marco Simoncelli vinha fazendo a corrida de sua vida e liderava no momento em que Rossi atacava o pelotão da frente. Com a queda de Rossi e Stoner, o italiano tinha 2.6s de vantagem sobre Lorenzo quando caiu bizonhamente na curva 1, correndo sozinho e serelepe. Simoncelli tinha chance de não apenas conseguir sua primeira vitória na MotoGP, como também ser o primeiro piloto de uma equipe satélite a vencer uma prova desde 2006. E finalmente Lorenzo assumiu a ponta, mas um combativo Daniel Pedrosa se aproximava. O espanhol da Honda está com uma cirurgia marcada para corrigir sua última operação, que o deixava literalmente sem forças no braço esquerdo no final das corridas. Com um mal início de prova, Pedrosa vinha se recuperando e quando já aparecia em 2º, tirava a diferença para Lorenzo, mas logo cansou e permitiu a Lorenzo uma vitória com quase 20s de vantagem e mais um mergulho no lago ao lado da pista de Jerez. Foi a vitória da sobrevivência e até mesmo da sorte, mas uma característica de um campeão é justamente estar no lugar certo e na hora certa e Lorenzo soube capitalizar isso. Com Pedrosa sem forças no final, ele foi presa fácil para Ben Spies e a Yamaha se preparava para uma dobradinha, quando o americano errou já no final da prova. Com nítidos problemas físicos, esses dois pódios serão muito importantes para o espanhol da Honda, mas sua recuperação em mais essa cirurgia é uma incógnita. Outro que soube se utilizar da sorte foi Nicky Hayden. Com várias quedas à sua frente, o americano da Ducati faturou o primeiro pódio da construtora italiana na última volta, quando seu compatriota Colin Edwards saiu da pista. Com tantos abandonos e acidentes, Rossi ainda conseguiu um 6º lugar, melhorando sua posição no Catar, bem atrás de Hiroshi Aoyama.


Mesmo com todos esses incidentes, é claro que a Honda tem a melhor moto, mas as condições variáveis em Jerez deram a vitória e a liderança do campeonato a Jorge Lorenzo, que vai para a próxima etapa em Portugal com a moral ainda mais alta.

Nenhum comentário: