domingo, 3 de julho de 2011

Fora do script



O script para este Grande Prêmio da Itália indicava uma fácil vitória de Casey Stoner após a pole e um início de corrida dominante do australiano da Honda. Porém, se na sexta-feira e no sábado o clima em Mugello variou bastante, o domingo teve sol forte e uma temperatura no asfalto superior a 50 graus Celsius. O desgaste dos pneus na Repsol Honda de Stoner foi maior do que seus adversários e o campeão mundial de 2007 foi ficando para trás. Lorenzo, sempre ele, foi se aproximando de Stoner nas voltas finais e ultrapassou o rival pelo título sem tomar conhecimento e na base da garra, o espanhol venceu novamente em 2011.

Com a presença ilustre do multi-campeão Giacomo Agostini, a Yamaha viu seus dois pilotos se destacarem e mostrar a eterna rival Honda que o título ainda não está assegurado, principalmente com um piloto do gabarito de Jorge Lorenzo. O espanhol tem uma garra incomum e após se colocar entre os dois pilotos da Repsol Honda no início da corrida, Lorenzo se aproveitou da queda de rendimento de Stoner para assegurar sua segunda vitória no ano e dar vida a um campeonato que parecia cada vez mais nas mãos de Stoner, que ainda se viu ultrapassado por Andrea Doviziozo no início da última volta, perdendo ainda mais pontos no campeonato. Dovi não é um tipo de pilotar de forma espetacular, mas o terceiro piloto da Honda vem fazendo um grande campeonato, freqüentando o pódio com muita desenvoltura, ficando em terceiro no campeonato.

Após a primeira vitória semana passada em Assen, Ben Spies mostrou seu talento ao superar Marco Simoncelli na última curva e ficar em quarto lugar, para comemoração de sua equipe. A Honda ainda tem a melhor moto, mas Lorenzo e Spies mostram que tem braço suficiente para não deixar as coisas tão fáceis para seus rivais. Criticado após mais uma queda na semana passada, Simoncelli foi cauteloso e quando anda assim, mostrou que vira um piloto comum, sem a garra e a agressividade que lhe caracteriza. Mesmo correndo em casa, Valentino Rossi não teve chances com sua moto híbrida da Ducati e, sinais dos tempos, foi o terceiro piloto italiano em Mugello. Pedrosa se recuperou de mais uma de suas inúmeras cirurgias e fez uma prova para chegar, longe de brigar pela vitória.

Enquanto uns sofrem, Lorenzo mostrou que as duas quedas seguidas nas duas últimas corridas não lhe esmoreceram e o espanhol lutará até o fim para não perder a sua coroa, mesmo contra todas as dificuldades de seu equipamento inferior ao da Honda do líder Casey Stoner.

Nenhum comentário: