sábado, 28 de junho de 2014

Faça chuva, faça sol

Está começando a faltar adjetivos para falar das vitórias de Marc Márquez na MotoGP. São oito vitórias em oito corridas, tornando o espanhol o primeiro piloto a fazer isso desde Giacomo Agostini em 1971. E com a instabilidade climática em Assen em todo o final de semana, dá para dizer que Márquez não teve vida fácil.

Largando em segundo, atrás da surpresa Aleix Espargaró, que deu sorte na lotérica classificação do TT holandês, Márquez assumiu a ponta logo na largada, mas teve o não menos surpreendente Andrea Doviziozo como sombra na maior parte da corrida. A pista úmida fez com que todos largassem com pneus para piso molhado, mas como não chovia mais, a pista secava rapidamente e a troca para a moto com pneus para piso seco era iminente. Seria a oportunidade para vermos a agilidade de Márquez, que conseguiu trocar de moto sem tocar o chão. Moto trocada, Márquez teve sérias dificuldades quando saiu da pista e perdeu tempo com relação à Doviziozo e fez uma arriscada ultrapassagem por fora em cima da Honda de Hiroshi Aoyama.

Porém, quando a corrida assentou, Márquez tirou toda a diferença que tinha para Doviziozo e fez a esperada ultrapassagem sobre o italiano logo depois da metade da prova para manter o 100% de aproveitamento na temporada. Como o título já é favas contadas, talvez o maior desafio para Márquez é tentar uma improvável temporada perfeita, algo que ele vem fazendo de braçada, como sua inusitada comemoração quando recebeu a bandeirada. Mérito também para Doviziozo, que conseguiu um encorajador segundo lugar para a Ducati, que vinha de resultados ruins nas últimas corridas, mas outra vez a marca italiana mostrou que comporta muito bem em condições de pouca aderência. Apagado como sempre, Pedrosa chegou num distante terceiro lugar após passar boa parte da prova brigando com Espargaró, que comemorou bastante o quarto lugar. Yamaha? Foi um final de semana para esquecer. Após uma péssima classificação, Rossi arriscou ao largar com pneus slicks, mas ainda na volta de apresentação o italiano percebeu que seria perigoso demais e trocou de moto ainda antes da largada, mas tendo que sair dos boxes, iniciando uma interessante recuperação que o elevou ao quinto lugar. Lorenzo foi ainda pior. Sem confiança, o espanhol chegou andar fora da zona de pontuação, terminando num opaco 13º lugar. É difícil explicar tamanho péssimo rendimento de Lorenzo, que está numa difícil negociação com a Yamaha e começa a ter alguns atritos com Rossi dentro da equipe.

Longe de problemas, Marc Márquez se diverte pilotando sua Honda 1000 cc rumo ao bicampeonato e até o momento ninguém conseguiu detê-lo. Márquez venceu de todas as formas esse ano, com essa vitória de hoje com condições difíceis de prever a aderência. O espanhol já está na história da MotoGP pela precocidade, mas Marc agora parte para os recordes absolutos! 

Um comentário:

Vinicius disse...

Lorenzo voltou a se desentender com Rossi,é?