quinta-feira, 24 de maio de 2007

Ele errou!

Foi preciso quatro finais de semana de Grande Prêmio e uma sessão e meio de treinos livres para o novato Lewis Hamilton errar. Mesmo com um aproveitamento de 100% em Monte Carlo, Hamilton errou na freada da Saint-Devote, com pouco mais de uma hora da segunda sessão de treinos livres desta quinta-feira. Será que isso afetará a moral do atual líder do campeonato de pilotos? Acho que não, mas com certeza Alonso terá alguma vantagem psicológica para a corrida de domingo. Como era esperado, as McLaren andaram bem melhor que as Ferraris no principado graças a sua menor distância entre-eixos, ajudando o carro prateado a desafior melhor as estreitas e fechadas curvas de Monte Carlo.

Alonso ficou com o melhor tempo do dia, mas há um porém. Durante toda a segunda sessão (não assisti a primeira por mótivos óbvios) Hamilton ponteou os treinos, seja com pneus moles ou duros. Quando Hamilton bateu, Alonso já estava em primeiro, mas Lewis tinha tudo para melhorar e quiçá superar o tempo do seu companheiro de equipe. Com menos tempo de pista, talvez Alonso tenha alguma vantagem em cima de Hamilton para a Classificação no sábado, que até definiu quem venceu no domingo. Contudo, em Barcelona a McLaren também dominou o primeiro dia de treinos e a Ferrari foi superior nos dias seguintes, mas a grande distância vem sendo uma desvantagem considerável para a Ferrari. Raikkonen foi segundo, pouco menos de três décimos mais lento que Alonso e se não me engano, superou Massa pela primeira vez desde o Grande Prêmio da Austrália. O finlandês sempre andou bem em Monte Carlo, ao contrário de Massa, que costuma pastar no principado. Felipe esteve longe de brigar pela ponta dos treinos e ficou apenas em sexto, meio segundo mais lento que Raikkonen. A presença de Michael Schumacher pode influenciar alguma coisa na performance de Massa, assim como aconteceu em Barcelona, mas Massa terá que desafiar seu pouco gosto por Mônaco.

Entre Massa e os três primeiros colocados (apesar do erro, Hamilton ainda foi terceiro), ficou os dois eternos pilotos italianos da F1. Fisichella ficou em quinto com a Renault, numa pista que era esperado que a equipe francesa se desse bem, enquanto Trulli ficou em quarto com a Toyota, mas a equipe nipo-alemã gosta muito de aparecer em treino e essa posição seja ilusória. Bem diferente destinos tiveram os companheiros de equipe de Fisichella e Trulli, com Kovalainen em décimo-sétimo e Ralf em vigésimo. A performance de Kovalainen pode ser perdoada pela falta de experiência do finlandês, que como mostrou em Melbourne, não gosta muito de circuito de rua, mas a performance de Ralf Schumacher é totalmente imperdoável! O alemão, que já foi pole em Mônaco, ficou a 2s5 atrás de Trulli e ainda bateu no finalzinho do treino. Dessa maneira, será difícil ver Schumacher no grid em 2008.

Outra disparidade de performance aconteceu na BMW, com Kubica dando um verdadeiro banho em cima de Heidfeld. O carro da equipe alemã tem um entre-eixos maior do que o normal e a queda de desempenho era até esperada, mas a décima quarta posição de Heidfeld foi totalmente inacreditável, principalmente por ele ter levado 0s6 de Kubica, que chegou a liderar a sessão por algum tempo quando colocou os pneus moles antes dos outros. Na Williams, novamente Rosberg(oitavo) ficou bem à frente de Wurz(décimo-quinto), aos olhos do orgulho papai Keke, que assistia os treinos nos esses da piscina e agora a Williams espera repetir o bom desempenho do ano passado, quando Mark Webber disputou palmo a palmo a liderança da corrida até quebrar. E falando em Webber, ele e Coulthard completaram os dez primeiros, demonstrando a boa fase da Red Bull. Só resta agora que os carros azuis chegem ao fim!

O aniversariante de ontem Rubens Barrichello mais uma vez superou Jenson Button na disputa dentro da Honda, mas com certeza Rubinho queria de presente um carro bem melhor que o atual. Barrichello, que não queria bater o recorde de 256 Gps de Riccardo Patrese, já começou as contas para conseguir esse feito: julho de 2008. Só resta saber se até lá ele ainda estará na F1...

Nenhum comentário: