sábado, 19 de maio de 2007

Em Le Mans, um ianque deu as caras!

A grande marca do agora ex-presidente da França Jacques Chirac foi sua política não alinhada aos Estados Unidos, porém neste sábado em Le Mans, a casa do esporte motor francês, o americano Colin Edwards surpreendeu ao colocar sua Yamaha na pole, a primeira do texano, porém, a maior aposta da Yamaha, o heptacampeão Valentino Rossi ficou apenas em quarto e longe de brigar pela ponta nos treinos de Classificação. E para piorar as coisas para Valentino, Casey Stoner larga amanhã na segunda posição, menos de um décimo mais lento que Edwards. Mesmo com a moto mais rápida do pelotão, Stoner não vem conseguindo muitas poles neste ano, mas a primeira fila vem sendo seu habitat natural. Contudo, começo a desconfiar que o desempenho de Stoner é o principal motivo do bom momento da Ducati, pois o ex-primeiro piloto da equipe, Loris Capirossi, amargou uma décima-quinta posição.Em terceiro apareceu a primeira Honda, de Carlos Checa e isso mostra como a marca japonesa vem pagando mico não apenas na F1. O time de Checa, a LCR, é a equipe "patinho feio" do esquadrão Honda e isso mostra como a equipe oficial está realmente mal. A atual campeão Hayden foi sétimo e Pedrosa foi apenas décimo. Do jeito que vai, a Honda dificilmente disputará o título e Pedrosa ficará na berlinda, pois o espanhol foi o escolhido pela Honda como piloto principal (inclusive na construção da moto) e até agora o pequenino Dani vem decepcionando. A Suzuki colocou John Hopkins em quinto, demonstrando a evolução da moto e do piloto americano. Barros foi décimo-terceiro depois de conseguir ser décimo ontem, mas ao menos o brasileiro superou seu companheiro de equipe e Capirossi, na equipe principal.

Nas 250cc, Lorenzo mostrou que além de rápido, também é meio doido, pois mesmo com um dedo do pé quebrado, foi pole hoje meio segundo na frente do segundo colocado, o inofensivo Julian Simon. Lorenzo caiu ontem no primeiro treino Classificatório, mas não se abalou e ontem mesmo ficou em segundo para hoje ir para o lugar acostumado a ficar: em primeiro. Simon vem evoluindo, mas ainda não tem condições de enfrentar Lorenzo, enquanto Barberá tenta se recuperar das besteiras que vem fazendo desde o ano passado e ficou em terceiro. O principal adversário de Lorenzo, Andrea Doviziozo, ficou apenas em oitavo e a Honda parece não aprender e com isso o talento de Doviziozo vem sendo suplantado por pilotos piores do que ele, como o desastrado Marco Simoncelli. O bom desse Grande Prêmio da França é a volta do companheiro de Simoncelli. Após sofrer um gravíssimo acidente, Roberto Locatelli voltou às pistas nesse fim de semana e mesmo sendo o último do grid, é bom ver Locatelli de volta.

Já na categoria júnior, o azarado Mattia Pasini conseguiu mais uma pole no ano. Só nos resta saber o que Pasini irá fazer nas corridas, pois até agora Pasini vem sendo uma negação. O destaque dos treinos ficou por conta do desempenho do inglês Bradley Smith, de apenas 16 anos, que ficoum segundo, mas meio segundo atrás de Pasini. O inglês é a grande esperança inglesa no Mundial de Motovelocidade e depois de um ano de aprendizado em 2006, Smith começa a dar resultados. Tomoyoshi Koyama começa a mostrar uma leve melhora da KTM e ficou em terceiro no grid, à frente do primeiro dos favoritos ao título, Hector Faubel. O líder do campeonato Lukas Pesek ficou logo atrás e Gabor Talmacsi foi oitavo.

Agora, é acordar às 6 da matina amnhã e ver se Stoner confirmará a boa fase, se Lorenzo continuará dominando apesar das dores e se Pasini irá exorcizar o azar.

Nenhum comentário: