sábado, 12 de maio de 2007

Felipe Massa cala a massa espanhola

Felipe Massa é rápido e ninguém tem dúvida disso. Quem ele tem o controle total de sua Ferrari, é totalmente inegável. Porém, sua frieza em volta rápida vem surpreendendo. Massa desbancou o domínio da McLaren em todos os treinos livres e marcou sua terceira pole consecutiva, derrubando o queridinho da torcida Fernando Alonso por apenas trinta milésimos de segundo. Na melhor Classificação do ano, Massa já tinha dado mostras a que veio ao bater o recorde da pista de Barcelona na Q2, mas a McLaren vinha forte, principalmente Alonso juntamente com a massa espanhola que gritava tão alto quanto os motores V8. Na sua última volta, Massa tirou um coelho da cartola e não foi superado por Alonso que vinha logo atrás. Com as três primeiras corridas sendo decididas na primeira curva, chegar lá na frente é essencial e Massa tem todas as chances do mundo para fazer isso, mas o páreo vai ser duro, pois Alonso é conhecido justamente por ser um ótimo largador.

Como aconteceu em todos Grandes Prêmios deste ano, McLaren e Ferrari dominaram as duas primeiras filas com grande tranquilidade, colocando meio segundo no carro mais próximo, e como vem sempre acontecendo, foi uma BMW, mas não Heidfeld, e sim Kubica. Massa marcou sua terceira pole e parece subjugar Raikkonen até com facilidade, já que o finlandês ficou longe da primeira fila e dá mostras de que está sentindo o baque das seguintes surras que vem levando de Felipe. Isso poderá ser bom no futuro do campeonato, pois desde a vitória de Kimi na Austrália, o finlandês não andou mais nada. Na Espanha, a McLaren trouxe uma asa dianteira nova e já vem fazendo polêmica com as outras equipes, pois a asa supostamente seria flexível (será o Benedito que toda asa nova de F1 é flexível?) e isso beneficiou decisivamente seus pilotos. Enquanto Alonso brigou lá na fremte, Hamilton ficou um pouco para trás. O inglês sabe que sua hora vai chegar e que 2007 é só alegria e aprendizado.

Na briga do resto, a BMW novamente superou as demais, mas desta vez Kubica fez por onde toda sua fama de rápido e superou Heidfeld. Por sinal, a BMW teve a surpreendente presença da Toyota entre seus carros, com Trulli ficando sem sexto, a melhor posição dele e da equipe no ano, porém a Toyota gosta muito de treinar mais leve e por isso essa posição é mais do que suspeita, mas a posição de Ralf não é nada suspeita. Ou o alemão melhora, ou 2008 ele irá se juntar ao irmão na lareira da família Schumacher. Kovalainen foi outro que superou seu companheiro de equipe mais experiente e bateu Fisichella com certa tranqüilidade. Coulthard mostrou todo o desenvolvimento da Red Bull ao ficar em nono e para alegria do escocês, muito à frente de Webber, que teve problemas durante a primeira parte da Classificação e ficou por ali mesmo. A Williams já dá mostras de queda e Rosberg não teve condições de passar à super pole, mas nem a queda da Williams justifica o pífio desempenho de Alex Wurz, mais uma vez ficando na primeira Classificação. Pobre Wurz! O austríaco pelejou durante anos que merecia um lugar de piloto titular e quando consegue...

A Honda está um pouco melhorzinha do que normalmente faz e colocou Barrichello em décimo segundo, a melhor posição da Honda, que agora já briga com a Super Aguri. Que evolução! Outra equipe que teve muitos problemas foi a Toro Rosso, com Liuzzi e Speed tendo problemas mecânicos em pleno treino, prejudicando ambos no que parecia ser a melhor Classificação da equipe de Gerhard Berger. A Spyker ficou, como sempre, em último e como sempre, com Sutil à frente de Albers.

Lagando em primeiro, Massa terá que lutar para chegar em primeiro na primeira curva a fim de evitar os problemas que ele teve na Malásia, quando foi ultrapassado por Alonso e Hamilton e acabou errando feio. Ter Alonso ao seu lado na primeira fila, correndo em casa aos olhos de 145.000 espectadores, não é nada agradável, mas Massa terá que superar tudo isso para vencer e partir com tudo para o mundial.

Nenhum comentário: