sexta-feira, 11 de maio de 2007

Geração das desculpas esfarrapadas

A crise no automobilismo brasileiro está feia e a Stock é a maquiagem de um futuro nebuloso. Enquanto os novos pilotos se vêem sem alternativas e vão correr na Stock, poucos abnegados se aventuram na Europa atrás dos sonhos de chegar à F1. Apesar de ser a favor da frase "Qualidade é melhor do que quantidade", quanto menor o universo de pilotos vão para a europa, menor é a chance de chegar um à F1 com destaque. A GP2 é a categoria com o maior número de pilotos brasileiros, pois as outras simplesmente não tem ninguém tupiniquim.

Pois bem, os poucos pilotos que se aventuraram e chegaram lá estão demonstrando que não estão preparados ou são bem ruinzinhos mesmo. Para tentar apagar essa imagem de mediocricidade, esses pilotos vão inventando desculpa para seus péssimos resultados. Vamos analisar caso a caso, retirando essas afirmações do site www.grandepremio.com.br :

Xandinho Negrão(14o no grid): "Foi uma classificação confusa, principalmente na minha segunda saída. Tive de tirar o pé e dar um tempo até encontrar a pista limpa. Fiz uma boa volta, mas estamos perdendo muito em relação aos carros da iSport no último trecho. Aquele setor foi reformulado, está cheio de curvas de baixa, e só ali tomei oito décimos do Glock." Será que só houve tráfego pesado para o Negrão? Os outros pilotos também o tiveram, mas o problema é que Xandinho está longe de ser um piloto de ponta e o problema de levar oito décimos do Glock é a famosa pecinha entre o banco e o volante, mas agora o complemento é demais: "Estou seguro que o potencial do meu carro era para ficar entre os seis primeiros no treino. Agora, vou me concentrar em fazer uma boa largada e manter um ritmo forte desde o início. Se conseguir, ainda terminarei bem." Ou seja, o próprio Xandinho deu a prova de sua imcompetência, pois ficar oitavo ou décimo tudo bem, mas ter carro para ser sexto e ficar em décimo quarto?

O Rei das desculpas esfarrapadas, Antonio Pizzonia(11o no grid): "Eu tinha carro para largar entre os três primeiros. Peguei trânsito em todas as minhas voltas rápidas e perdi nove décimos de segundo na minha melhor volta, fazendo ultrapassagem sobre outro piloto no último setor da pista." Será que os brasileiros estão sendo sabotados pelos gringos na GP2? Olha a continuação: "Não dava para largar na pole, mas entre os três primeiros, era uma certeza. Não conseguir dar uma volta sozinho, sem pegar trânsito, é frustrante. Apesar disso, estamos confiantes em reverter esta colocação com uma boa recuperação na primeira corrida." Mesma explicação do Xandinho. Se tem carro para ficar em terceiro e perdeu tempo, ficar em quinto ou sexto tudo bem, mas ficar em décimo primeiro? Aí é demais e querer fazer nós de idiotas.

Agora o novato Bruno Senna (sexto no grid): "Perdi pelo menos dois décimos de segundo e a chance de sair mais à frente." Meu Deus, temos que informar imediatamente ao Itamaraty que o Brasil está sendo sacaneado em terras estrangeiras e por isso temos que entrar com uma representação junto a FIA para resolver esse sério problema. Mesmo assim, Senna foi mais sincero que seus pares: "E ainda temos o que melhorar no carro. A iSport sempre se dá bem nas curvas de alta de Barcelona. Vamos esperar até amanhã. Mas, se eles estiverem tão bem quanto hoje, seus carros vão sumir."

Por último, o melhor colocado no grid em Barcelona, Lucas di Grassi, em terceiro: "Os carros da iSport estavam muito rápidos. Nosso acerto para a classificação deixou um pouco a desejar, mas acredito que durante a corrida essa diferença não será tão grande", declarou Di Grassi. "As bandeiras amarelas e o tráfego atrapalharam todo mundo durante o treino, mas não foi o que definiu a minha posição no grid." Precisa dizer porque Di Grassi é considerado o melhor piloto dos que estão na GP2? Sem desculpas, muita sinceridade e um bom lugar no grid. O tráfego atrapalhou? Todo mundo teve esse problema, não apenas os "coitadinhos" dos brasileiros. Os carros da iSport são melhores? Vamos melhorar!

Enquanto Di Grassi foi o único sincero e por isso é o melhor brasileiro dos que estão próximos da F1, é deprimente como os demais apenas choram, despejando a própria imcompetência em outros fatores, nunca neles mesmos. Com esses pilotos que tempos por aí, o futuro do automobilismo brasileiro é obscuro.

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