sábado, 26 de maio de 2007

Mais uma do Pé de gelo

Quando Kimi Raikkonen saiu da McLaren no final do ano passado, ele alfinetou a escuderia de Ron Dennis e disse que foi para a Ferrari por que a equipe italiana construía carros indestrutíveis. O azar de Raikkonen não passava de incompentência da McLaren, bradou Kimi nas estrelinhas. Após a Classificação de Mônaco, Ron Dennis deve estar dando risadas pelo ótimo desempenho de sua equipe, pela confiabilidade adquirida e o azar de Raikkonen. Após quebrar em Barcelona, Kimi tinha a maior chance de derrotar Massa numa pista em que o brasileiro notoriamente não vai bem, mas a sorte não é e até agora nunca foi aliada de Raikkonen. Durante a segunda parte da Classificação, Kimi acertou o guard-rail na segunda perna dos esses da Piscina e destruiu suas esperanças na corrida e de subjugar Massa e para quem chegou para ocupar o lugar de Schumacher, Raikkonen deve ser colocado como segundo piloto de Massa. E logo!

O sábado em Monte Carlo foi diferente e pela primeira vez no ano a metereologia acertou na previsão e realmente choveu hoje, mas a sessão mais afetada foi o treino livre donde viu Adrian Sutil colocar seu nome no mercado de forma definitiva ao colocar a anêmica Spyker no topo da tabela dos tempos. Foi debaixo de chuva? Foi. É duvidoso? Não. Se fosse em outro circuito essa marca do jovem alemão seria mais do que suspeita, mas em Monte Carlo, ainda mais na chuva, todas as glórias para Sutil! A Classificação começou com pista seca, mas um ceú carrancudo fazia que uma leve garoa caísse sobre o principado e complicasse a vida dos pilotos. A McLaren dominou toda a sessão, mas houve algumas surpresas. Alonso usou a sorte para ficar com a pole, pois Hamilton vinha mais rápido do que o espanhol em todos os treinos e na última tentativa dos dois, Lewis foi atrapalhado por Webber, enquando Fernando marcava a pole, a primeira do espanhol pela McLaren e a seguida consecutiva em Mônaco. A McLaren vem mostrando que o menor entre-eixos do seu carro está caindo como uma luva para as apertadas ruas de Monte Carlo e seus dois pilotos são os maiores favoritos para a corrida.

Felipe Massa tirou um verdadeiro coelho da cartola ao ficar num próximo terceiro lugar com uma Ferrari claramente inferior à McLaren. Mesmo pouco à vontade no circuito de rua, Massa fez uma última volta sensacional e quase tirou a McLaren de Hamilton da primeira fila e largaria pela segunda vez consecutiva ao lado de Alonso. A partir de Massa, três surpresas consecutivas. A BMW, terceira força do campeonato, seguiu a receita da Ferrari e fez um carro com entre-eixos maior do que o normal e com isso sofreu nas curvas fechadas. Heidfeld e Kubica irão largar na quarta fila, atrás de Fisichella, Rosberg e Webber. Ainda em Barcelona a Renault deu uma recuperada, mas um problema na bomba de combustível arruinou a corrida de Fisichella e Kovalainen, porém num circuito que gosta muito, Fisichella colocou a equipe francesa em quarto e se não fosse a besteira de Coulthard, Kovalainen tinha tudo para estar entre os dez primeiros. Nico Rosberg vem dando prosseguimento a sua boa fase e colocou sua Williams em quinto, numa pista que a equipe de Grove andou muito bem ano passado. Porém, Wurz continua decepcionando e acabou ficando em décimo primeiro, sendo degolado ainda na Q2. Mark Webber corroborou com a notável evolução da Red Bull e ficou em sexto e se não fosse a punição de Coulthard, as Red Bulls teriam os dois carros na Super Pole. Agora só resta saber o que Webber irá fazer na corrida, pois na Classificação estão todos cansados de ver suas capacidades.

E quem evoluiu foi a Honda. De rabeira do grid, a equipe nipônica conseguiu colocar seus dois carros na Super Pole! Tá certo que Rubinho e Button fecharam a Q3, mas não deixa de ser um alento para a equipe, que fez um capacete ultra-moderno para Barrichello, mas não conseguem sair da pindáiba de resultados que vem enfrentando. Vitantonio Liuzzi surpreendeu hoje e chegou a ser quinto no final da primeira parte da Classificação e por muito pouco não subiu para a Super Pole. Realmente essa Red... quer dizer, essa Toro Rosso vem evoluindo como nunca! Trulli vem fazendo sua parte e colocou a Toyota em décimo quarto, uma posição nada agradável para o orçamento que a equipe tem, mas era que o italiano podia fazer. Mas o que Ralf vem fazendo é totalmente inacreditável! Ele conseguiu ficar atrás de uma Spyker! É por essas e outras que já falam de DTM para Ralf, apesar dele negar veementemente. Outro que andou muito atrás do companheiro foi Sato, que não apenas levou tempo do Davidson como ficou com o pior tempo da Classificação, já que Albers teve problemas e nem participou da sessão. Porém, para calar a boca das pessoas que diziam que Sutil só andou bem por causa da chuva, não é que o alemãozinho conseguiu a melhor posição da Spyker? À frente do decadente Ralf Schumacher e do motivado Takuma Sato, Sutil fez a festa da sua pequena equipe e com certeza haverá equipes atrás dele daqui pra frente.

Bom, após a raiva de agora à tarde, ainda conseguir escrever isso tudo já é demais, mas para amanhã, o que dá para esperar é o domínio da McLaren, com a vitória sendo decidida entre seus pilotos ainda na largada, com Felipe Massa conseguindo o lugar mais baixo do pódio. Porém, se chover, pode apagar o que falei acima e esperar de tudo para amanhã.

Nenhum comentário: