sexta-feira, 25 de maio de 2007

Um dia especial

No próximo domingo, haverá corrida de tudo quanto é jeito no mundo inteiro. Até corrida aqui no Eusébio vai ter. Porém, o último domingo do mês de maio está reservado para duas das maiores corridas do mundo: as 500 Milhas de Indianápolis e o Grande Prêmio de Mônaco. Essas duas corridas se destacam principalmente pelo antagonismo. Enquanto que no evento americano a pole só serve para tirar foto, a corrida às margens do Mediterrâneo a pole vale trocentos por cento para se conseguir o topo do pódio no domingo. Ainda mais na atual F1. Enquanto em Indianápolis se chega facilmente aos 360 km/h (para se ter idéia, com essa velocidade você atravessa um campo de futebol em 1s!), Monte Carlo tem a menor velocidade da F1. Porém, Indy e Mônaco tem uma coisa em comum: o glamour! Vencer tanto cá como lá do Atlântico marca a carreira de qualquer piloto e nem sempre os grandes campeões marcaram seus nomes nessas duas corridas míticas, porém muitos pilotos menos dotados de talento já venceram essas corridas, como Buddy Rice (Indianápolis/04) e Jarno Trulli (Mônaco/04) só para ficar nos mais recentes.

O melhor dessa história (e o que não falta é história em ambos os eventos) é que um brasileiro pode estar nas capas de jornal de todo mundo na próxima segunda. Em Indianápolis, Hélio Castroneves e Tony Kanaan fizeram uma dobradinha brasileira no Grid de domingo e mesmo a posição de largada não sendo muito importante no super-oval, os dois são favoritos destacados para ganhar 1 milhão de dólares e Castroneves já bebeu o leite no victory lane duas vezes (duas cagadas, mas vá lá...), enquanto Tony já chegou em segundo e bateu na trave outras oportunidades. Enquanto na F1, Massa tenta manter a boa fase atual e partir para a terceira vitória consecutiva em 2007. Se conseguir isso, Massa irá lembrar Ayrton Senna duas vezes. Inicialmente, será o primeiro brasileiro a vencer em Monte Carlo desde Senna e pela primeira vez desde o falecido tricampeão, um brasileiro vence três provas seguidas na F1. Contudo, Massa terá que enfrentar a superioridade das McLarens e de Kimi Raikkonen em Monte Carlo e de sua pouca feição pelo autodrómo de rua encrustado ao lado dos cassinos e prédios de Monte Carlo.

Porém, ainda teremos a corrida da GP2 como preliminar da F1 em Mônaco, a corrida mais longa da NASCAR, a IPS, preliminar da IRL também em Indianápolis e a corrida da World Series em Monte Carlo. Ufa! Tirando o jogo do Vozão amanhã, esse final de semana será de ver corridas, tomara que emocionantes e históricas.

Nenhum comentário: