domingo, 13 de maio de 2007

O novo Senna!

Muitos pilotos se deram muito mal quando receberam a acunha acima. O novo Senna! Isso pesa muito, mas Bruno Senna não tem como negar. Além de ser a cara do tio, usa o sobrenome famoso e anda pacas! De forma surpreendente, Bruno venceu a primeira etapa de Barcelona na GP2, apenas em sua terceira corrida na competitiva categoria!

Bruno se aproveitou muito bem das confusões da primeira curva. Por sinal, antes da largada já teve confusão. O segundo colocado no grid Andreas Zuber ficou parado no grid de largada e abandonou ali mesmo e começou a ajudar os brasileiros. Lucas di Grassi ficou no segundo posto e Senna pulou para quarto. Na largada para valer, Timo Glock assumiu a liderança seguido por Di Grassi e Senna, que largou muito bem. Lá atrás, foi um Deus nos acuda danado! Primeiro, o desastrado indiano Karun Chandhok tentou colocar seu carro por dentro da primeira curva, ainda na reta, mas se esqueceu da grama ao lado da pista e rodou perigosamente (e bizonhamente) na frente do pelotão, acabando sua corrida. Na primeira curva, mais confusão, quando os dois carros da Super Nova se tocaram e com isso o então líder do campeonato Luca Filippi ficou pelo caminho e causou o abandono de Giorgio Pantano. O companheiro de equipe de Filippi, Mike Conway estava escapando lentamente do acidente até ser atingido violentamente por Xandinho Negrão, levando o brasileiro para a proteção dos pneus e para o hospital. Antonio Pizzonia acabou batendo em Conway também e furou um pneu e danificou bastante sua carenagem, abandonando logo depois.

Logicamente isso causou uma demorada intervenção do safety-car e as equipes aproveitaram para fazerem suas trocas obrigatórias de pneus. A equipe Arden de Senna foi mais rápida e saiu na frente de Di Grassi, enquanto Glock permaneceu na pista em primeiro, seguido por Adrian Zaugg(companheiro de Senna), Andy Soucek, Adrian Valles e Sérgio Jimenez. Jimenez estava inspirado na sua problemática equipe Racing Engineering e ultrapassou os dois espanhóis à frente dele e encostou em Zaugg, que ofereceu mais resistência. Senna acompanhou Jimenez e se estabeleceu em quarto. Mais atrás, Di Grassi estava tendo problemas em ultrapassar Soucek e Nicolas Lapierre, que também tinha parado e estava à frente do brasileiro. Valles fez sua parada logo e Soucek endureceu muito para Lapierre e o francês acabou fora da pista, beneficiando Di Grassi. O brasileiro partiu para cima de Soucek e efetuou a ultrapassagem. Enquanto isso, Glock abria em média 1s por volta em cima de Zaugg, que não tinha um bom rendimento e segurava Jimenez e principalmente Senna, que já tinha feito sua parada. Com isso, Di Grassi se aproximou rapidamente de Senna. Na metade da corrida, Glock tinha uma reta de vantagem, mas como ele ainda iria parar, ele teria que continuar andando muito forte.

Nessa altura, o grande destaque da corrida vinha sendo Roldan Rodriguez, companheiro de Xandinho na Piquet/Minardi. Largando em décimo segundo, o mexicano ultrapassou vários carros por fora no final da reta dos boxes e vinha se aproximando de Lapierre, já que Soucek já tinha feito sua parada. Então, na volta 21 Zaugg roda na entrada dos boxes e abandona ali mesmo. Logo atrás, Lapierre estoura o motor de foram espetacular e também deixa a corrida. Com a parada de Jimenez, Senna e Di Grassi esperavam pela parada de Glock, que aconteceu no finalzinho. O alemão tinha quase 30s de vantagem, mas de nada adiantou pois ele voltou atrás de Di Grassi e isso configuraria na primeira dobradinha brasileira na GP2. Contudo, como a maioria dos pilotos pararam no comecinho da prova, o desgaste dos pneus estavam fora do normal e Di Grassi perdeu muito rendimento e foi uma presa fácil para Glock. Senna liderava com muita vantagem, mas Glock usava o bom acerto da sua equipe e os pneus traseiros novos para tirar mais de 1s por volta, porém, a corrida já estava no final e Senna pôde comemorar com muito entusiasmo sua primeira vitória na GP2. Glock veio logo a seguir, demonstrando como seu carro estava superior aos demais. Di Grassi fechou o pódio, com Rodriguez logo a seguir. Isso deve causar um sério problema na Piquet/Minardi: o pai de Xandinho coloca a marca Medley bem grande na carenagem do carro, mas descobriu-se que o companheiro de equipe é muito melhor do que o queridinho da equipe...

Mais atrás, Jimenez deu um verdadeira show e ultrapassou cinco carros no final para ser sétimo. Sem dúvida, um ótimo resultado para um piloto que foi chamado para correr em cima da hora e não sabe se continua a partir da metade do campeonato. Com esses resultado, Glock assumiu a liderança do campeonato, mas a sua cara no pódio demonstrava um pouco de frustração após perder uma corrida que estava nas suas mãos. Senna era só alegria e comentou que seus pneus estavam a ponto de explodir! Ele assumiu a terceira posição do campeonato, ainda trás de Luca Fillipi e logo à frente de Lucas di Grassi, que vê a ART não repetir as atuações das duas temporadas anteriores. Como o grid vai ser invertido entre os oito primeiros, Jimenez vai largar na primeira fila e os brasileiros terão que se preocupar muito com Glock, que é muito bom, tem um excelente carro e largará à frente de Senna e atrás de Di Grassi. Como vemos, os que menos deram desculpas se destacaram, os que tinham condição "ser terceiro", ficaram bem pra trás...

Agora, não deixa de ser legal ver um Senna vencer novamente numa corrida preliminar de F1. Tomara que Bruno vá para a corrida de fundo e consiga os mesmos desempenhos!

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