sexta-feira, 27 de março de 2009

De ponta cabeça


Quando se pensou em mudar radicalmente o regulamente técnico da F1, seus autores nunca imaginariam uma sexta-feira como a da primeira etapa do ano. Se não estou enganado, desde 2003 um carro da Williams não fechava o primeiro dia de atividades na liderança, desta vez com o alemão Nico Rosberg. Para corroborar com a atuação da escuderia britânica, Kazuki Nakajima ficou em sétimo, meio segundo atrás do líder da equipe. A Brawn, grande destaque da Pré-temporada, ficou com seus carros entre os cinco primeiros, com Barrichello sempre à frente de Button, enquanto a Toyota ficou com o terceiro tempo. Coinscidências? Apenas que as três equipe citadas usam o controverso difusor traseira que tanta confusão vem causando nos bastidores da F1 e que, pelo desempenho das envolvidas, apenas aumentará nos próximos dias.

Como a sexta-feira é um dia importante num ano em que os testes estão proibidos, usar os dois primeiros treinos livres apenas para aparecer para patrocinadores chega a ser estúpido, por isso que devemos levar em conta o surpreendente desempenho de Williams, Brawn e Toyota. Como Ferrari, McLaren e BMW ficaram abaixo dos dez primeiros, é esperado uma grande reação destas equipes, porém, o desempenho dos prateados preocupam, com a confirmação da estranha visão de dois McLarens nas últimas posições. Kovalainen chegou a ser segundo, mas foi apenas décimo sétimo, com Hamilton logo atrás. Não vi um único sorriso do inglês e coisa anda mesmo preta para os lados mclarianos e se o segundo treino livre servisse como base para o treino de Classificação, a McLaren completaria a penúltima fila.

Nico Rosberg, esperando um bom carro nas últimas duas temporadas, parece ter encontrado o que queria no Williams FW31, apesar do já famoso difusor ainda poder trazer problemas futuros a tradicional escuderia, mas até lá o alemão deve ir aproveitando sua estada como um piloto no pelotão da frente, já que Kazuki Nakajima está longe de ameaçar o filho do campeão Keke Rosberg. A Brawn, grande supresa no último mês, não chegou a trucidar seus adversários, que era algo até mesmo esperado pelos especialistas, mas a equipe novata não se furtou de ficar no pelotão da frente, sempre com Rubens Barrichello superando Button. Única equipe de fábrica a ter o mágico difusor traseiro, a Toyota se torna uma das favoritas de domingo, com Trulli e Glock andando em ritmo consistente na sexta, algo que fizeram, e bem, durante a pré-temporada. Intrusa entre as equipes que usavam o aparato da discórdia, a Red Bull pôs Mark Webber em quarto. O piloto local, ainda se recuperando de um atropelamento em novembro, surpreender ao colocar seu carro em quarto, superando o badalado Sebastian Vettel, com o alemão rodando na segunda sessão e como havia tido o carro quebrado na manhã australiana, o jovem tedesco perdeu tempo demais de acerto para domingo.

Único representando das "grandes" entre os dez primeiros, Felipe Massa teve um dia atribulado, em que saiu da pista e sempre demonstrou desequílibrio na sua Ferrari. Ao contrário do ano passado, Raikkonen acompanhou de perto o brasileiro e chegou a liderar a primeira sessão. Alonso ficou logo atrás das Ferraris, mas Nelsinho Piquet ficou muito atrás e lutou bastante para não fechar o pelotão. Péssimo começo para o brasileiro que ainda tenta se firmar na F1. A BMW, tida como a equipe que mais tinha desenvolvido o kers, teve que se conformar com posições bem intermediárias. E a diferença do equipamente não fez tanta diferença, com Heidfeld (com Kers) e Kubica (sem Kers) andando praticamente juntos. Outra surpresa foi a Force India, que andou de forma constante no meio do pelotão e Adrian Sutil chegou a ficar entre os dez primeiros, à frente de Ferraris e a Renault de Alonso. Fischella, que normalmente superava o alemão, teve que se contentar com a décima terceira posição. Levando-se em conta o desempenho do ano passado, uma ótima posição. A Toro Rosso, com o estreante Sebastien Buemi, ficou em último, mas Bourdais ficou no sanduíche de BMW e McLarens.

Nessa nova F1, os carros já não parecem tão feios e uma nova era parece estar se iniciando. Talvez não com tanto radicalismo como o dessa sexta, mas muitas equipes brigando lá na frente. O primeiro dia de treinos nunca traz um retrato fiel do que acontecerá na corrida, mas muita coisa já mudou, mas outras não mudam. O difusor traseiro de Williams, Brawn e Toyota ainda dará muito o que falar.

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