sábado, 13 de março de 2010

Largaram!


Foram meses de muita especulação e conversa sobre quem largaria e como estavam as equipes, mas com o fim da Classificação, dá para afirmar quem está bem para as primeiras corridas do ano e quem também pode decepcionar.

A Fórmula 1 entra em 2010 com um grupo de pilotos favoritos que pode, tranquilamente, ser conseiderado o melhor dos últimos dez anos e por isso a briga pela pole será sempre emocionante e apertada. O aumento de mais de 800m da pista do Bahrein fez com que as diferenças não foram tão apertadas como poderíamos supor, mas ainda assim foi apertado. Sebastian Vettel ficou com a pole, com a Red Bull mostrando força nos treinos, mas se a lógica dos testes de pré-temporada indicar alguma coisa, a grande favorita para amanhã será mesmo a Ferrari. Os vermelhos eram muito rápidos em ritmo de corrida e com a boa velocidade nos treinos, os garantiu na primeira fila, com Massa superando Alonso nesse primeiro confronto deles. Algo anormal, já que o espanhol sempre foi mais rápido que Felipe. A dupla Fe-Fe será a grande favorita para a corrida de amanhã, com leve favoritismo para Alonso, pois Massa está gripado e poderá sofrer em uma corrida quente. Ou seria uma desculpa global?

A trasmissão da Globo começou com as asneiras habituais com RBR e STR, mas agora temos a gloriosa VRT, nome da Virgin. Uma imbecilidade sem igual, algo de algum idiota que, sem saber, acaba por afastar os patrocinadores e prejudicar o esporte em geral, não apenas a F1, pois acho que nenhum estrangeiro deve saber disso. Seria vergonhoso até mesmo para a Globo. Além disso, Luciano Burti já foi infectado pelo vírus ufanista de Globo e deixa de lado as seus ótimos comentários técnicos para se vestir de cheerleader de Massa durante as transmissões. Estragaram o rapaz.

McLaren e Mercedes parecem atrás na disputa entre o G4, com Hamilton superando Button em todos os treinos, talvez mais pelo costume com a equipe do que pelo talento propriamente dito, apesar de que Lewis é melhor do que Jenson mesmo. Agora, os críticos de Schumacher terão munição para criticar o alemão, que vem levando tempo de Rosberg em todos os treinos e deverá sofrer nesse início de ano, onde a idade de 41 anos e, principalmente, os três anos fora deverão atrapalhá-lo bastante. Mark Webber deve ter errado na sua tentativa, pois estava sempre próximo de Vettel e terá um trabalho extra no começo da corrida. Robert Kubica vem mostrando todo o talento dele ao levar o problemático Renault ao Q3, algo inesperado após as decepções espanholas, mas que mostra o quão bom é esse polaco. Vitaly Petrov fez uma estréia decente, mas mostrou que está anos-luz de Kubica, enquanto a Sauber mostrou que pode estar bem em ritmo de corrida, mas ainda sofre em uma volta rápida. Da Toro Rosso, o único bom momento foi a atravessada de Jaime Alguersuari. Simplesmente sensacional!

Fora Massa, os demais brasileiros não tiveram um treino dos sonhos. Barrichello estava claramente decepcionado por não ter passado ao Q3, mas ao menos superou seu jovem companheiro de equipe Nico Hulkenberg, algo que não vinha acontecendo nos treinos livres. Lucas di Grassi foi superado por Timo Glock, bem mais experiente do que ele e acabou ficando no últimos lugar entre as duas equipes novatas consideradas decentes. Lotus e Virgin, apesar de muito lentas, não fizeram o papelão da Hispania, que jogou Karun Chandhok (o Galvão errando o nome do piloto hindu foi hilário...) na pista sem que o novato fizesse um único quilometro e ficou a 11s do melhor tempo do Q1. Bruno Senna apenas levou seu carro na pista e ficou longe das outras novatas e praticamente entregou que não sabe se chegará ao fim da corrida amanhã. Sinceramente temo pelo segurança de Senninha e Chandhok.

A corrida amanhã deverá ser quente, literalmente, com a Ferrari com um leve favoritismo frente a Vettel, já que Webber está muito atrás e McLaren e Mercedes não parecem grandes adversárias no momento. Foi legal ver Massa voltar bem após seu horrível acidente na Hungria, mas como se diz muito no futebol, treino é treino e jogo é jogo. Com altas temperaturas, a muito tempo sem correr e gripado, o brasileiro poderá sofrer mais do que o normal e Alonso pode ter uma vantagem amanhã. Mas o que importa que neste domingo teremos emoção na pista.

Nenhum comentário: