sábado, 27 de março de 2010

Vimos mesmo!


Lewis Hamilton já tinha declarado nessa semana que a Red Bull era ridiculamente mais rápida do que as outras, enquanto Felipe Massa, mais comedido, foi na mesma toada. Parecia incrível uma equipe que nem tinha ocupado o pódio no Bahrein estar com tanto cartaz na F1, mas em Melbourne, a equipe austríaca provou que está num melhor momento, mesmo com a dobradinha da Ferrari. Vettel e Webber colorirão a primeira fila de azul e partirão na frente nesta madrugada e esta será a chance do alemão de se vingar da Ferrari, que tomou uma vitória que parecia certa de Vettel no deserto duas semanas atrás. "Eles verão", bradou Vettel no rápido após a confirmação da sua pole.

Por ter perdido a hora e já me preparando para a corrida, não assisti aos treinos classificatórios e então comentarei apenas pelos resultados dos treinos. Adryan Newey voltou a projetar um carro extremamente rápido e juntando com o talento de Vettel, resultou em mais uma pole para a Red Bull. Correndo em casa, Mark Webber completou a primeira fila, mas nos resta saber se outra característica dos carros de Newey aparecerá: a inconfiabilidade, algo que já apareceu no Bahrein. A Ferrari, única a fazer frente a Red Bull no momento só teve em Fernando Alonso um adversário capaz de incomodar um pouco os carros energéticos e ficou em terceiro. Infelimente perdi o treino e não vi as desculpas globais pelo desempenho apenas discreto, já que desta vez não há a diferença de gasolina para explicar um desempenho ruim de Massa. No entanto, a verdade é que Massa nunca se deu muito bem em Melbourne e o frio que fez na Austrália pode indicar dificuldades da Ferrari em aquecer seus pneus.

A McLaren enfrentou alguns problemas com Hamilton, que incrivelmente não teve conseguiu passar para o Q3, mas o desempenho de Button, ficando em 4º, pode indicar que Lewis realmente está com a cabeça em outro lugar, após ter seu carro apreendido na sexta-feira. A Mercedes evolui a medida em que Schumacher cresce e o alemão ficou muito próximo de Nico Rosberg na Classificação e uma evolução tedesca pode facilmente acontecer nas próximas corridas. Com Hamilton fora do Q3, sobrou uma vaga na última parte da Classificação e essa ficou com Barrichello, que se aproveitou para superar Kubica e Sutil, que haviam conseguido o feito no Bahrein. Kubica, por sinal, vem sendo a grande surpresa do campeonato ao levar o carro da Renault a lugares nos quais o potencial verdadeiro do carro não mostra. Sauber, Toro Rosso e os segundos pilotos de Williams, Force India e Renault se expremeram no segundo pelotão, à frente do pelotão das novatas, com a Hispania ainda sofrendo com problemas de confiabilidade.

A corrida desta madrugada promete ter mais atrativos em comparação a monótona prova do Bahrein. A primeira curva em Melbourne sempre trouxe problemas e com tanque cheio de combustível, podemos ter surpresas. Agradáveis e desagradáveis. Sem contar que historicamente, o safety-car sempre aparece em Albert Park. Fora que o tempo carrancudo de hoje pode se repetir novamente, mas trazendo chuva, algo que já aconteceu na sexta. Porém, em condições normais, a Red Bull deve vencer, com a Ferrari (de Alonso) correndo por fora.

Nenhum comentário: