domingo, 21 de março de 2010

Senna, 50


Há alguns anos atrás, assisti uma entrevista com o ex-boxeador George Foreman e lá pelas tantas, perguntaram a ele qual tinham sido os melhores peso-pesados da história. Ele não se furtou da pergunta e foi citando nomes, mas não tinha falado em Mohammed Ali. Claro que o interpelaram por isso e Foreman foi muito feliz na resposta. "Claro que Ali foi um dos grandes da história, mas na verdade ele foi o maior homem a lutar boxe. Ele se tornou maior do que o esporte." Essa resposta cai como uma luva para Ayrton Senna da Silva. Não restam dúvidas de que Senna foi um dos maiores pilotos de todos os tempos, que algumas de suas conquistas entraram para a história da F1, mas hoje, principalmente no Brasil, Senna é maior do que a própria F1. Extremamente carismático e conseguindo suas glórias num momento de carência do povo brasileiro, Senna se tornou em algo que é difícil ser explicado, pois sua idolatria supera em muito todos os nomes do esporte brasileiro que surgiram nos últimos anos. Eu mesmo já sofri bastante, quando digo que não o acho o melhor piloto de todos os tempos. Para o brasileiro comum, mesmo com Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, Senna foi insuperável e todas as datas em que é lembrado alguma coisa sobre ele, é impossível que não haja homenagens. Como seu aniversário de 50 anos seria hoje, farei uma pequena homenagem aqui, dentro as várias que acontecerão por aí, colocando 50 frases de pessoas importante da F1 sobre Senna. Muitos elogios, mas também muitos cutucões. Porém, ninguém fica impassível diante de Ayrton Senna, uma pessoa que transcendeu o esporte que o levou ao estrelato.


1) "Com os dois carros muito acertados, Prost batia Senna. Já com os McLaren regulares Senna levava alguma vantagem. Porém, com pista inadequada ou com os carros problemáticos, Senna era insuperável"
Jo Ramirez que, como chefe de mecânicos da McLaren, acompanhou cada detalhe dos duelos entre Senna e Prost nas temporadas de 88 e 89.


2) "Não me surpreendi nem um pouco pela forma como Ayrton Senna morreu. Não poderia ser outra a história. Foi um desfecho lógico pela trajetória dele, pelo que tinha na cabeça, pela dedicação e por seus objetivos. Todos os indivíduos que tiveram uma vida marcante têm um fim diferente".
Maurizio Sandro Sala, adversário de Senna no kart


3) "A maior marca do Ayrton foi esse patriotismo. Isso foi o que mais ficou marcado e certamente do que as pessoas mais se lembram"
Emerson Fittipaldi


4) "Me recordo de uma volta de Senna em Mônaco que valeu uma placa, a volta mais perfeita que um piloto já fez"
Enzo Ferrari


5) "Senna não era uma pessoa comum. Na verdade, ele era um homem muito maior fora do que dentro do carro"
Frank Williams


6) "Quando via o capacete amarelo no espelho retrovisor, sabia o que viria pela frente"
Gerhard Berger


7) "Nunca tinha visto alguém pilotar daquele jeito. Em plena curva, Ayrton estava freando, reduzindo a marcha, girando o volante, acelerando e mantendo a pressão do turbo. Parecia um polvo. Ver essa habilidade cerebral de separar os componentes e juntá-los com essa coordenação foi um privilégio"
John Watson, ex-piloto de F1 que fez uma corrida ao lado de Senna em 1985


8) "O que aconteceu é tão dramático e triste que eu nem sinto satisfação por ganhar (o GP de San Marino de 1994)"
Michael Schumacher


9) "Se Senna não tivesse morrido, não teria conquistado os títulos de 1994 e 1995 porque ele era melhor que eu"
Michael Schumacher


10) "Eu e o Prost já ganhamos tudo e estamos mais pra lá do que pra cá na carreira. O Ayrton, não. Vai se matar, se for preciso, para chegar ao título e ser considerado o maior de todos os tempos"
Nelson Piquet


11) "Senna era capaz de determinar em que ponto do circuito o carro dele gastava um decilitro de gasolina a mais. Nessa época, a Lotus de Senna tinha motor turbo, e esse controle era quase impossível de ser feito. Mas ele o fazia com precisão de relógio suíço"
Peter Warr, chefe da equipe Lotus e de Senna entre 1985 e 1987


12) "O melhor piloto com quem já trabalhei foi Ayrton, e isso não apenas por sua performance na pista, mas por sua amizade e clareza. Passamos muitos anos juntos, e eu dividi com ele suas angústias e alegrias. Considero que isto foi um privilégio para mim"
Ron Dennis


13) "Eu tinha muito apreço por ele e nos dávamos muito, muito bem. Era um vínculo muito peculiar, que eu não tive com nenhum outro piloto. E ele virou parte da minha família. Ele se dava bem com os meus filhos, era sempre agradável e eles quando eram crianças o idolatravam. Ele foi um dos melhores pilotos de todos os tempos, para mim o melhor. Ele era extremamente agressivo, ele era capaz de ultrapassar sem a menor hesitação. Esta era uma das suas grandes habilidades. E ele era muito, muito, veloz"
Sid Watkins, médico-chefe da F1 entre 1978 e 2004. Ele era muito amigo de Senna e foi um dos primeiros a lhe prestar socorro em Ímola/94


14)"De certa maneira, Ayrton Senna e eu fomos como irmãos, filhos do mesmo entusiasmo, compartilhando sonhos parecidos, presos ao mesmo cordão umbilical forte, magnético e absorvente do automobilismo".
Nelson Piquet


15) "Se eu fosse dono de uma equipe de Fórmula 1, contrataria o Ayrton como piloto."
Nelson Piquet


16) "Senna é o melhor piloto? Porra nenhuma! Melhor é o Prost, que é tetracampeão."
Nelson Piquet


17) "Existem os pilotos normais e os extraterrestres. Conheci 3 extraterrestres, o Jim Clark, José Carlos Pace e Ayrton Senna".
Luis Antônio Greco, ex-chefe de competição da Willys


18) "Senna é um obcecado que não deve dormir à noite, pensando nas corridas. Não sei se ele é feliz"
Alain Prost


19) "Se a Fórmula 1 tivesse dois Ayrton Senna, em todas as corridas haveriam acidentes"
Alain Prost


20) "Senna dedica ao automobilismo 100% de sua vida. Talvez 110%. Eu nunca fui tão longe, talvez tenha dedicado 85% ou 90%."
Alain Prost


21) "Disputei muitas corridas com o Ayrton Senna. Na maioria das vezes perdi e, mesmo quando ganhei, sabia que tinha tido a honra de derrotar o melhor piloto de todos os tempos"
Nigel Mansell


22) "Senna tirou de carros medíocres o que medíocres não conseguem tirar de carros perfeitos"
Sergio Quintanilha, jornalista brasileiro


23) "Ainda que Piquet não tenha razão, o Senna não deve se preocupar. Metade da população mundial é gay"
Alessandro Nannini, comentando o fato de Piquet ter dito que Senna não gosta de mulher


24) "Se você pegar 26 ônibus de dois andares com 26 pilotos de GP neles e fizer uma corrida em Silverstone, nós sabemos quem vai ganhar, não sabemos?"
Maurício Gugelmin, ex-piloto e um dos melhores amigos de Senna na F1


25) "Fiquei muito emocionado quando o Michael Schumacher dedicou seu primeiro título mundial ao Ayrton Senna. Mesmo assim, acho que ele tem o nariz um pouco empinado"
Rubens Barrichello


26) "Aprendi demais com o Ayrton. A morte dele foi até a hoje o pior momento da minha vida"
Rubens Barrichello


27) "Não costumo ler jornais e gasto meu tempo livre longe do automobilismo. Não sou como o Senna."
Nelson Piquet


28) "O Senna vive para o esporte e tira o máximo proveito do fato de ser considerado o grande herói das pistas. Às vezes fico pensando que não sabe fazer mais nada na vida."
Nelson Piquet


29) "Na Lotus, o Ayrton ganhava menos da metade do que vivia dizendo. Eu sei disso porque li o contrato dele."
Nelson Piquet


30) "Não"
Essa foi a resposta de Senna ao pequeno Felipe Massa, então com 10 anos, quando este lhe pediu um autógrafo.


31) "Ayrton Senna era um exemplo de coragem, dedicação, trabalho e aplicação. Um camarada feliz e de bom coração"
Nuno Cobra, preparador físico de Senna


32) "O mundo jamais verá outro piloto como Ayrton Senna. Ele não era simplesmente um tipo raro nem especial, era único. O melhor de todos os tempos".
Gerard Ducarouge, projetista da Lotus entre 1983 e 1988


33) "Ele irrita pela competência"
Thierry Boutsen, piloto belga de F1.


34) "Ele era talento puro"
Dick Bennet, chefe de equipe na Fórmula 3 quando Senna foi campeão inglês em 1983


35) "Veloz, sensível e temperamental. Senna era o único que poderia chegar ao meu pentacampeonato"
Juan Manuel Fangio, obviamente bem antes de Schumacher chegar ao seu pentacampeonato


36) "Fui um privilegiado. Tive um ídolo e um amigo ao meu lado".
Rubens Barrichello


37) "Dificilmente alguém o igualará nos próximos anos"
Roberto Moreno, ex-piloto da F1 e F-Indy


38) "O Ayrton sempre aprendeu as coisas muito rapidamente. É por isso que chegou a tricampeão. Andou na frente em todos os sentidos".
Maurício Gugelmin


39) "Tivemos a mesma profissão, nos envolvemos em acidentes e fomos contemporâneos. Somos animais semelhantes. Eu fui campeão uma vez, ele três".
Nigel Mansell


40) "Ele sempre foi muito exigente. Mas retribuía à altura cada melhora no equipamento. Esse foi o segredo de ter sido o maior vencedor da história da Mclaren".
Ron Dennis


41) "Eu fui tão importante para ele, no início de sua carreira no kart, em 1973, como ele era para mim hoje. Éramos grandes amigos".
Lucio Gascon Bascual, o "Tchê", primeiro preparador de kart de Senna.


42) "Você pode definir um piloto como razoável, bom, ótimo e até gênio. O Ayrton superava cada definição com seus argumentos dentro da pista. Ele foi o Senna."
Ralph Firman, dono da Van Dimen e patrão de Senna na Fórmula Ford 1600.


43) "É o melhor que conheci"
Gehard Berger, companheiro de Senna na McLaren.


44) "Você pode ser ético e se enquadrar entre os cinco pilotos mais rápidos sem ordem cronológica. Naturalmente do segundo para baixo. No topo sempre estará o Ayrton"
Michele Alboreto, ex-piloto de F1


45) "Tive a felicidade de prever que Senna seria um superpiloto quando trabalhamos juntos na Toleman. Acho que não em enganei"
Mike Cowlishaw, chefe de mecânicos da Toleman em 1984


46) "Seu estilo de pilotar é como eu gostaria de guiar"
Stirling Moss, ex-piloto de F1, vice campeão em 1955, 56, 57 e 58.


47) "Perdi a pole porque não tenho um instinto assassino"
Damon Hill, após perder a pole do GP da Inglaterra de 1993 para Senna


48) "Ayrton era a própria imagem da paixão pura dos pilotos"
Jean-Marie Balestre, ex-presidente da FISA


49) "No começo, (Nelson) Piquet era a referência, um competidor duro. Niki (Lauda) foi impressionante em termos de consistência de performance, quando ele me bateu no campeonato de 1984, eu na verdade era mais rápido nas corridas a maioria das vezes, mas ele usou suas forças melhor. Aprendi uma lição importante nisso. Mas se tem um piloto que ficou acima do resto, tanto por sua pilotagem quanto por suas habilidades mentais, foi Ayrton Senna"
Alain Prost


50) "O Ayrton sempre foi perfeccionista, desde os tempos do kart. Queria saber como tudo funcionava e por quê".
Milton Silva, pai de Senna

Nenhum comentário: