sábado, 26 de junho de 2010

Bem vindo de volta!


Apesar do Reginaldo Leme viver pegando no pé de Mark Webber, é difícil negar que o verdadeiro talento da Red Bull se chama de Sebastian Vettel. O alemão teve um início de temporada dominante frente ao companheiro de equipe, mas o crescimento do australiano ao longo do ano, com Webber conseguindo três poles seguidas e duas vitórias definitivamente mexeu na cabeça do jovem piloto de 22 anos. Porém, esses tempos onde a F1 foi deixada de lado por causa da Copa do Mundo parece ter feito bem a Vettel, que parece ter refletido e pôde mostrar todo o seu potencial numa disputa apertada contra Webber.

Pelas duas corridas em Valencia, as equipes perceberam que um bom lugar no grid seria essencial para a prova de domingo e por isso os tempos ficaram muito próximos, principamente no Q2, onde a diferença entre o 1º (Webber) e o 6º (Alonso) foi de apenas um décimo. Contudo, na principal classificação do dia a Red Bull se sobressaiu e dominou as duas primeiras posições, mesmo com as tentativas dos pilotos da Ferrari e de Hamilton. Eles não foram capazes de se igualar aos energéticos, que brigaram entre eles para saber que seria o pole. E foi apertado. Mesmo com Vettel sempre à frente, Webber ficou na espreita e na última tentativa do australiano, Mark chegou a ficar um milésimo de segundo atrás do tempo do companheiro de equipe em uma das parciais. Porém, Vettel voltou a sentir o gostinho da pole por menos de um décimo e, o que é melhor, com uma boa vantagem sobre os demais.

A McLaren não vinha mostrando a mesma forma do Canadá, mas nunca se deve subestimar o talento de um Lewis Hamilton e o inglês pareceu ter tirado um pouco mais do que o carro poderia lhe oferecer e ficou com o terceiro tempo, com direito a um erro em sua tentativa final, onde poderia incomodar ainda mais a dupla da Red Bull. Para se ter uma idéia de quanto Hamilton foi forte, Button ficou quatro posições abaixo. Fernando Alonso, após o melhor tempo na sexta-feira, tinha a expectativa de fazer a pole e mesmo com tempos competitivos, o espanhol nunca brigou mais seriamente pelo primeiro lugar, ficando aproximadamente meio segundo atrás de Vettel. Porém, o tempo de 1:38.0 parecia ser mesmo o limite da Ferrari, que viu finalmente Massa andar no mesmo ritmo de Alonso. Kubica decepcionou um pouco, mas o sexto lugar mostra que o polonês merece um carro bem melhor, mesmo com Petrov passando para o Q3. A Williams surpreendeu ao colocar seus dois carros no Q3 e com seus dois pilotos marcando exatamente o mesmo tempo.

Decepção maior ficou com a Mercedes. Se ano passado a equipe, ainda conhecida como Brawn, conseguiu uma bela vitória com Barrichello, esse ano amargou uma classificação pífia, onde seus dois carros ficaram de fora do Q3 e Schumacher voltou as suas péssimas atuações do começo do ano, quando o heptacampeão ficou quase de fora do Q2, no que seria um vexame inimaginável para o alemão, que ainda assim levou mais de meio segundo de Nico Rosberg. Mas Nico não pode comemorar muito, pois ficou atrás até da Toro Rosso de Buemi, que foi bem e superou até mesmo as surpreendentes Force India, que vinham fazendo uma boa temporada até o momento, mas não repetiu o bom momento das corridas anteriores.

Apesar da expecativa de chuva forte para a Classificação, o que vimos foi sool forte e amanhã deverá ter um clima parecido, o que indica uma bela paisagem, mas uma corrida nem tão emocionante. Vamos ver como largarão Vettel e Webber na primeira fila, foi será a primeira vez que veremos largarem juntos após a confusão na Turquia. Se não acontecer nada demais na primeira curva, a corrida tende a cair nas mãos da Red Bull.

Nenhum comentário: