domingo, 6 de junho de 2010

Coadjuvantes!


Ninguém pode duvidar do talento de Jorge Lorenzo, Daniel Pedrosa e Casey Stoner, porém ninguém também deve duvidar do carisma de Valentino Rossi, que ficará de molho por alguns meses e foi lindamente homenageado um pouco antes do Grande Prêmio da Itália de hoje. Um pouco antes da largada, a organização pôs Rossi ao telefone e toda a torcida foi ao delírio, enquanto a lenda viva falava que estava bem. Foi na Itália? Essa homenagem ocorreria em qualquer parte do planeta, pois Valentino é uma espécie de embaixador do motociclismo e enquanto era festejado, mesmo estando no hospital, os outros dezesseis pilotos que se preparavam para a largada no grid eram simplesmente deixados de lado por torcida e transmissão pela TV.

Em uma das faixas dando força a Rossi em Mugello, tinha uma que dizia que não haveria espetáculo em Valentino. E o tifoso acertou em cheio! A corrida de hoje não das mais emocionantes e quem venceu foi justamente o piloto menos espetacular do motociclismo mundial. Pedrosa é extremamente rápido, mas sua vitória de hoje é um belo exemplo do seu estilo. Disparou na ponta largando da pole, abriu vantagem sobre o 2º colocado, que se dividiu entre Lorenzo e Doviziozo no começo, mas ficou com o espanhol no final das contas e Pedrosa venceu sem ser incomodado. Foi assim, sem grandes exaltações, que Pedrosa voltou às vitórias após duas corridas decepcionantes em que perdeu posições na última volta. O espanhol da Honda volta a mostrar que pode liderar a Honda de volta aos títulos, mas para isso precisa repetir provas como a de hoje. Porém, é justamente a falta de constância que vem matando Pedrosa.

Jorge Lorenzo pareceu não ter se esforçado muito em vencer hoje. Quando percebeu que sua Yamaha não era páreo frente a Honda de Pedrosa, o espanhol se estabeleceu na 2º posição, mesmo com Doviziozo sempre no seu pé, com o representante da Honda chegando a ultrapássa-lo no início da prova. Lorenzo é jovem, mas seu bicampeonato nas 250cc indica uma certa experiência na administração de campeonatos, pois o representante da Yamaha sabe mais do que qualquer um que seu principal rival no campeonato era Rossi e com o companheiro de equipe praticamente de fora da corrida rumo ao título, Lorenzo pode segurar seu ritmo em determinados momentos, já que a vantagem sobre Pedrosa, o novo vice-líder, ainda é grande. Doviziozo completou o pódio em casa. Uma honra, sem dúvida, mas o italiano sabe que a vitória de Pedrosa pode representar a recuperação do espanhol e o posto de volta como líder da Honda, algo que Doviziozo chegou a sonhar.

A melhor briga da corrida acabou sendo pela 4º posição, entre um desmotivado Casey Stoner, Randy de Puniet e Marco Melandri. Em meio a uma negociação difícil de renovação com a Ducati e sem confiança após três quedas durante este ano, Stoner queria apenas receber a bandeirada em Mugello e por isso passou a maior parte da corrida atrás das Hondas satélites de Melandri e De Puniet, que brigaram intensamente pela 4º posição, mas Stoner soube usar sua experiência para superar os dois pilotos na última volta e ficar com a posição. Porém, a Ducati parece estar ficando para trás frente Yamaha e Honda.

Na Moto2, Andrea Iannone venceu a corrida com imensa facilidade e fez o hino italiano tocar hoje em Mugello, mesmo com tudo contra isso acontecer. Iannone largou na pole e disparou na frente, num estilo de vitória muito parecido com o de Pedrosa mais tarde. Porém, a briga pelo 2º lugar foi emocionante e envolveu vários pilotos, inclusive os líderes Toni Elias e Shoya Tomizawa. Porém, quem se sobressaiu foram Sergio Gadea, Simone Corsi e Thomas Lüthi, que chegaram nessas posições respectivamnte, seguidos por Elias e Tomizawa. Com uma categoria nova e quem mostrando um novo piloto brigando pela ponta a cada corrida, quem for mais regular irá se destacar e usando a experiência de quem passou vários anos na MotoGP, Toni Elias surge como grande favorito a esse primeiro ano da Moto2. Nas 125cc, Marc Marquez venceu pela primeira vez em mais uma disputa apertada até a bandeira quadriculada. E como sempre, envolvendo outros espanhois, no caso, os líderes do campeonato Nicolas Terol e Pol Espargaró.

Com a saída de Valentino Rossi com o seu acidente, a MotoGP perdeu um pouco do seu brilho, mas resta a esperança de que o grande protagonista volte o mais rápido possível ao seu palco, que foi deixado para coadjuvantes mais do que talentosos. É a grande chance de Pedrosa e, principalmente, Lorenzo se destacarem e vencerem seu primeiro campeonato na MotoGP.

Nenhum comentário: