sábado, 12 de junho de 2010

Quebra de tabu


Após sete poles consecutivas, finalmente a Red Bull perdeu a pose e não largará na frente amanhã. E o tabu foi quebrado justamente pelo piloto que todos esperavam. Lewis Hamilton sempre se mostrou um piloto forte neste ano, algumas vezes andando até mesmo mais do que sua McLaren e com o carro bom que teve em mãos hoje em Montreal, o inglês conseguiu uma pole emocionante.

Com um traçado 'reta-freada forte' como o do Circuito Gilles Villeneuve, a McLaren pôde utilizar de forma mais eficiente seu duto frontal, onde todas as equipes já tentaram copiar, mas apenas o time de Martin Whitmarsh domina. Hamilton foi sempre um dos mais rápidos nos treinos livres e nas duas classificações anteriores e mesmo ameaçado fortemente pela Red Bull, ficou com a pole, a primeira do ano. A prova como Hamilton e McLaren queriam a pole hoje, foi que a equipe colocou menos combustível do que o normal e deixou o inglês a pé na volta de desaceleração. Talvez esses quilinhos a menos podem ter sido decisivos para que Hamilton superasse Webber. Na briga interna da Red Bull, mais uma vez Mark Webber superou Sebastian Vettel. Button, um piloto de abordagem suave nas curvas, não se deu bem nas zebras altas de Montreal e ficou até longe de Hamilton.

Alonso está andando mais do que sua Ferrari e ficou em quarto, se colocando no meio da briga de McLaren e Red Bull. O espanhol pode ser um fator decisivo na corrida. Com o contraro renovado até 2012, Felipe Massa fica cada vez mais para trás e até mesmo com os pneus supermacios, uma de suas desculpa por levar pau de Alonso era não andar com pneu supermacio, o brasileiro ficou atrás do companheiro de equipe. Liuzzi foi superior a Sutil, algo anormal nesse ano e pode ajudar o italiano a permanecer na F1 em 2011. A Mercedes teve um indício que está na hora de pensar mesmo em 2011 e ficou para trás frente as rivais. Michael Schumacher estava superando Nico Rosberg nos últimos tempos, mas o heptacampeão ficou no caminho pelo Q2, mas Rosberg não aproveitou muito, pois ficou apenas em 10º.

Amanhã, a corrida tem tudo para ser animada, como sempre acontece em Montreal. Até porque há previsão de chuva e mesmo com a pista seca, os pilotos estão escorregando mais do que o normal. A perspectiva é de uma ótima prova, com uma disputa Hamilton x Red Bulls. E Alonso correndo por fora.

Nenhum comentário: