domingo, 27 de junho de 2010

O jogo foi melhor...


F1 em época de Copa do Mundo é complicado, ainda mais quando há uma corrida como a de hoje em Valencia. Até acho melhor que haja mais provas na Europa, pois é no Velho Continente que se respira verdadeiramente a F1, mas com tantas pistas boas, será que construir um circuito de rua medíocre em Valencia terá valido a pena? Sendo bem sádico, o melhor momento da corrida foi amedontrador acidente de Mrak Webber, pois de resto não houve nada de emoção. Vettel não tem nada com isso e venceu com enorme facilidade e o alemão parecia antever a goleada alemã sobre a Inglaterra horas depois, já que Hamilton e Button se conformaram com os outros lugares do pódio.

A beleza do circuito valenciano não encobriu a péssima corrida de hoje, onde até houve ultrapassagens, como a bela manobra de Sutil em Buemi, mas a verdade foi que vimos uma procissão de quase duas horas, onde Vettel largou, dominou e venceu. O alemão só teve um leve arranhão em seu domínio quando foi tocado por Hamilton na primeira curva, mas o dia estava tão bom para Vettel, que quem saiu prejudicado foi o piloto da McLaren, com a asa dianteira quebrada. Porém, a prova foi tão sem emoção, que Hamilton aproveitou a (polêmica) entrada do safety-car para trocar sua asa e voltar à pista em segundo. Irregularidades por ter ultrapassado o Mercedão? A McLaren mandou Hamilton enriquecer a mistura de combustível, o inglês fez ótimas voltas, cumpriu o drive-through e terminou... em segundo! Talvez Hamilton nem teve sua palpitação alterada com isso, até porque ele aumentou ainda mais sua liderança no campeonato, já que Button fez uma corrida invisível, onde marcou algumas voltas rápidas no final, mas terminou em terceiro, quando ele finalmente apareceu na transmissão. Ok, uma corrida mediana do atual Campeão Mundial, mas de ponto em ponto, o Button vai brigando pelo campeonato.

O acidente de Mark Webber, muito parecido com o acidente que marcou a segunda prova da GP2 mais cedo, será mais lenha na fogueira contra as equipes novas. Além do toque entre Webber e Kovalainen, não foram poucas as vezes em que Virgins e Hispanis atrapalharam carros mais rápidos enquanto levavam voltas.E 2011 terá uma 13º equipe nova... A velha lei do trânsito diz que quem bate por trás tem culpa, ou seja, Webber foi o barbeiro, mas olhando o contexto geral da situação, o australiano estava infinitamente mais rápido do que Kovalainen e por isso se atrapalhou e entrou com tudo na traseira da Lotus, que não pôde comemorar sua corrida de número 500. O susto foi enorme. Um voo daquele poderia trazer consequencias trágicas, vide o trágico acidente de Marcos Campos quinze anos atrás na F3000 em situação bem parecida. Porém, o australiano teve sorte em cair com as rodas no lugar certo e só lamentará os pontos perdidos na briga pelo campeonato, cada dia mais polarizada entre Red Bull e McLaren. A Ferrari foi a grande prejudicada da entrada do safety-car e Fernando Alonso até agora reclama da punição a Lewis Hamilton, mas vale uma perguntinha ao espanhol chorão: mas o inglês não foi punido? O que poderia fazer mais os comissários de pista? Dar bandeira preta? Está mais parecendo desespero de ver um título que caminhava tranquilamente para as mãos de Alonso estar cada vez mais longe. E Felipe Massa mais atrás ainda!

Rubens Barrichello conseguiu seu melhor resultado do ano com uma corrida sólida e também sem grandes sobressaltos, praticamente garantida com a confusão que se deu após a entrada do safety-car. No final da prova, nove pilotos seria investigados sobre seus comportamentos enquanto estavam na pista sobre bandeira amarela, inclusive o brasileiro. Talvez seja mais animado que a corrida, que foi simplesmente terrível de se assistir. Bem ao contrário do jogão que passou depois!

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