quarta-feira, 9 de junho de 2010

F1 e a Copa do Mundo


Há 20 anos atrás, os brasileiros esperavam a estréia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo contra a Suécia assistindo ao Grande Prêmio do Canadá de F1, onde puderam se rogojizar com uma inesquecível dobradinha do Brasil, após Ayrton Senna triunfar em Montreal, com Nelson Piquet em segundo lugar numa prova marcada por várias confusões, devido ao clima instável. Gerhard Berger queimou a largada e ainda assim não ultrapassou Senna na primeira curva, o fazendo mais tarde. O austríaco acabaria punido em um minuto com relação a seu tempo final e mesmo recebendo a bandeirada em primeiro, foi classificado em quarto. Senna, sabendo da punição de Berger, administrou a prova numa pista que mudava de condição a cada volta, enquanto a briga pelo segundo lugar envolvendo Nannini, Mansell, Piquet e Prost comia solto, com o brasileiro usando a experiência no final da prova em uma bela ultrapassagem sobre Mansell no Grampo. Me lembro que no dia seguinte, o pódio com Senna e Piquet era dividido com uma foto de Careca comemorando um dos gols que marcou na vitória de 2 a 1. Em 2010, novamente o Grande Prêmio do Canadá terá que dividir a cena com a Copa do Mundo e a concorrência será cruel. Enquanto o mundo se virará para a África do Sul e suas vuvuzelas para os primeiros dias da Copa do Mundo, McLaren e Red Bull irão disputar palmo a palmo a liderança dos dois campeonatos. Para piorar, ainda teremos duas corridas durante a Copa, com o agravante do Grande Prêmio da Inglaterra ser realizado exatamente no dia da final, repetindo o que aconteceu em 1998, com todos os olhos vidrados para o Soccer City. Nunca entendi bem esse desdém de Bernie Ecclestone com relação a Copa do Mundo e as Olímpiadas. A audiência cai, a atenção está toda virada para as competições e o inglês não tem a sensibilidade de, ao menos, diminuir o ritmo de corridas no meio do ano. Claro que falaremos de F1 aqui, mas, como a maioria do planeta, estarei prestando muito mais atenção nos gramados africanos.

2 comentários:

Ridson de Araújo disse...

Não sei se vc sabe, mas Bernie não é o único a decidir o calendário das provas, mas com certeza ele tem poder de interferir. Eu gosto de termos muitas corridas, e apenas acho que é muita bobagem se aglomerarem corridas em julho e no fim das contas mal termos corridas no fim do ano.

João Carlos Viana disse...

Concordo na aglomeração de provas em julho, Ridson, mas Bernie pode muito bem mudar as datas das corridas quando bem entender!
Abraços e escreva sempre!