sábado, 24 de julho de 2010

Num piscar de olhos


Pelo grande equilíbrio demonstrado entre Ferrari e Red Bull, somado ao diminuto traçado do novo Hockenheim, era esperado tempos próximos na Classificação de hoje. Mas hoje vimos uma das Classificações mais apertadas da história e correndo em casa, Sebastian Vettel superou Alonso por meros dois milésimos de segundo, fazendo com que a Red Bull aumentasse seu domínio durante esta temporada no que tange o quesito pole-positions. É a décima da equipe austríaca em onze sessões.

Mesmo o crescimento da Ferrari e uma pista não tão favorável fez com que a Red Bull ficasse para trás em Hockenheim e desde o princípio a equipe energética se mostrou forte, mas Alonso era um adversário bastante duro. Em todas as sessões, a briga ficou restrita aos dois carros azuis e o espanhol. No Q3, onde a pole seria decidida, a briga ficou ainda mais restrita, com Mark Webber não conseguindo acompanhar o desempenho de Vettel e Alonso, que definitivamente brigariam, como realmente brigaram, pela pole. Na primeira tentativa de ambos, Alonso levou a melhor na casa dos milésimos. Na segunda, Vettel tomou a pole, mas o espanhol vinha logo a seguir. Todos prenderam a respiração e quando o cronometro travou, Red Bull, os torcedores alemães e, logicamente, Sebastian Vettel pode soltar o grito e comemorar a décima primeira pole do jovem talento.

Sem seu companheiro de equipe e grande adversário ao seu lado, Vettel tem uma chance de ouro para retomar o predomínio dentro da equipe Red Bull, mas Alonso promete ser um rival duríssimo durante a corrida amanhã. Não devemos nos esquecer que a Ferrari sempre cresce em ritmo de corrida e a expectativa é que Alonso seja um piloto forte no domingo. O terceiro lugar de Massa pode passar a falsa impressão que o brasileiro acompanhou o bom ritmo de Alonso, mas a verdade é que o brasileiro tomou meio segundo do companheiro de equipe, mostrando que há, infelizmente para Massa, uma diferença entre os pilotos da Ferrari. Por sinal, essa diferença ficou clara também na Red Bull, onde Webber tomou quantia igual de tempo de Vettel. O australiano é um piloto forte e rápido, mas em situações limite como a de hoje, o talento aparece e Vettel é bem mais talentoso do que Webber.

A McLaren ainda não se entendeu com o novo difusor baseado no modelo da Red Bull e ficou claramente para trás com relação a rival, com o obstáculo de ter sido ultrapassada também por Ferrari. Como a equipe inglesa lidera ambos os campeonato, esses possíveis pontos perdidos para a Ferrari com relação a Red Bull poderão ser cruciais. A novidade de hoje foi Button ter superado Hamilton no grid, algo não muito comum, mas o atual campeão mundial havia prometido uma Classificação agressiva na tentativa de melhorar suas atuações no sábado. Porém, nunca devemos nos esquecer que a McLaren demonstrou ao longo do ano um ritmo muito melhor de corrida e podemos ver surpresas amanhã.

A Mercedes segue seu declínio e mais uma vez Schumacher não passou para o Q3, com Rosberg só passando na bacia das almas. Correndo em casa, será difícil para a montadora da estrela das três pontas conseguir um resultado bom na frente dos seus torcedores. A Williams segue sua evolução com seus dois carros no Q3, enquanto Kubica leva a Renault nas costas, já que Petrov definitivamente não está no nível do polonês, apesar de não ser um mal piloto. A Sauber está bem cotada para colocar seus pilotos no Q3, mas Kobayashi ficou na casa dos milésimos para entrar na parte final da Classificação. Liuzzi cava sua cova dentro da Force India em mais uma má Classificação, onde bateu e largará nas últimas posições. Nas pequenas, destaque para a proximidade da Lotus com a Toro Rosso. Menos de um segundo. O péssimo foi a volta da frescura global de chamar a Virgin de VRT. Ou a "equipe de Lucas di Grassi". Será que a cúpula da Globo não enxerga a quantidade de críticas sofridas por causa dessa política idiota?

A prova amanhã promote, pois a proximidade entre Red Bull, Ferrari e McLaren promete uma corrida parelha, apesar de Vettel e Alonso parecerem estar um passo à frente. Porém, a chuva poderá ser um fator amanhã. Ontem e hoje choveu e a tendência é que chova amanhã também. Só não se sabe em qual momento. Se for na hora da corrida, a prova tende a ser ainda mais emocionante!

Nenhum comentário: