domingo, 18 de julho de 2010

A volta do campeão


Valentino Rossi entra mais uma vez na história, mesmo sem ter vencido a pouco, em Sachsering, na Alemanha. Na verdade, ele nem ficou no pódio. Porém, o fato de ter voltado às pistas apenas seis semanas de ter tido uma fratura exposta dupla na sua perna direita explica bem porque Rossi será lembrado daqui a cinquenta anos como uma lenda do esporte mundial. Sua popularidade ficou evidente nos treinos quando, mesmo liderando o Mundial com folga e ter praticamente o título nas mãos, Jorge Lorenzo não tinha um bom número de fotográfos, enquanto alguns metros ao lado, a imprensa inteira registrava Valentino andando de bengala. Mesmo com dificuldades, Rossi foi para a corrida, imprimiu um bom ritmo para um piloto que ficou quatro provas de fora e sofreu duas cirurgias, e quase chegou ao pódio, perdendo o posto para Casey Stoner na última curva da última volta, quando ficou claro que o italiano não quis um contato com Stoner, que se jogou na curva num tudo ou nada.

Para não dizer que este corrida se resumiu a volta de Valentino Rossi às pistas, houve uma corrida animada e acidentada. Daniel Pedrosa largar bem não é nenhuma novidade, mas o espanhol não se contentou em ser ultrapassado por Jorge Lorenzo e acompanhou o desafeto até ultrapassá-lo sem maiores problemas. Após a manobra consumada, Pedrosa disparou e venceu pela segunda vez no ano, se consolidando na vice-liderança do campeonato, pois brigar pelo título está muito difícil. Quando viu Pedrosa o deixando para trás, Lorenzo não se esforçou muito para brigar pela vitória pois o espanhol sabe da vantagem que tem sobre os rivais e preferiu marcar 20 preciosos pontos no campeonato. Mesmo com a sua larga vantagem diminuindo em cinco pontos, Lorenzo só perde este título se cometer um erro muito grave ou sofrer um acidente. Um mês depois do grave acidente de Rossi, a MotoGP viu outro piloto sofrer uma dupla fratura na perna, sendo que agora na esquerda. Randy de Puniet vinha fazendo uma ótima temporada, mas uma queda nos treinos o deixou um pouco debilitado para a corrida de hoje. Numa imagem não mostrada pela TV, o francês caiu no meio de uma curva e sua moto foi atropelada por Álvaro Bautista e Aleix Espargaró. Talvez querendo nos poupar de uma cena mais forte, a TV não mostrou a gravidade da lesão do piloto da Honda, só mostrando De Puniet sendo levado de maca para o centro médico, onde se confirmou a fratura dupla. Tomara que o francês retorne tão rápido quanto Rossi!

A Espanha continua mostrando sua força no esporte ao vencer também as duas outros corridas do Mundial de Motovelocidade. Toni Elias parte serelepe rumo ao título da Moto2 ao se tornar o primeiro piloto da recém-criada categoria a vencer duas vezes na temporada. O espanhol se aproveitou da queda de rendimento das duas motos Speed Up de Andrea Iannone e Gabor Talmacsi, que dispararam no início da prova, e vencer depois de quatro corridas na seca. Elias, que tem tudo para voltar a MotoGP em 2011, vem utilizando da regularidade para se manter tranquilo na ponta da Moto2, pois a alternância entre os demais pilotos nas primeiras posições é impressionante. As 125cc vê o surgimento de mais uma estrela espanhola com Marc Márquez vencendo pela quarta vez consecutiva e pelo ritmo atual do piloto da Derbi, que conquistou sua 100º vitória na história, dificilmente Márquez perderá o título deste ano.

Confirmando o favoritismo nas três categorias do Mundial de Motovelocidade, a Espanha terá outro motivo para comemorar no final do ano, mesmo que todos sabem quem é a verdadeira estrela do Mundial.

Nenhum comentário: