sábado, 23 de outubro de 2010

Na última volta


Fernando Alonso parecia ter a decisiva pole na Coréia do Sul nas mãos. Largando na pole numa pista que não parece ser das mais fáceis de ultrapassar, principalmente por cauda da poeira, o espanhol tinha tudo para dar o primeiro passo rumo à vitória. No entando, Mark Webber estava em sua segunda tentativa e Vettel ainda estava por completar sua última volta rápida. De forma espetacular, quando ninguém esperada, a dupla da Red Bull conseguiu um terceiro setor perfeito e conseguiu a primeira fila para amanhã, com Vettel superando mais uma vez Webber, desta vez de forma fracional.

Mesmo com todos apontando a Red Bull como o carro a ser batido a longa reta após a curva 2 era uma clara desvantagem para os carros azuis e quem se aproveitou disso foi Fernando Alonso. A Ferrari parecia ter o carro mais equilibrado com relação as longas retas do primeiro setor (que favorece a McLaren) e os sinuosos setores 2 e 3 (com vantagem para a Red Bull). Porém, o ótimo downforce da Red Bull se mostrou claro quando seus carros vinham mais lentos nas duas primeiras parciais e tanto Vettel como Webber conseguiram superar o melhor tempo de Alonso no terço final da pista, para delírio dos mecânicos da Red Bull. Mesmo com a McLaren andando forte nas longas retas do primeiro setor, os tempos da Classificação indicam claramente que a corrida amanhã será decidida entre Red Bull e Fernando Alonso, com o vencedor ficando com uma moral incrível para as provas finais.

Os demais foram coadjuvantes na luta pelo título. Massa, que só tinha um jogo de pneus macios para o Q3, levou quase 1s para Alonso, demonstrando que a Ferrari mal olha para o brasileiro, pois sabe que perdeu o Mundial de Construtores, muito por culpa dos maus resultados de Felipe. Button também não se encontrou na Coréia e ficou longe de Button, sendo o principal favorito a se despedir da luta pelo título. De Hamilton não se pode duvidar nada e mesmo 0.5s atrás dos líderes, o inglês pode aprontar. Para o bem e para o mal. Kubica foi o mais rápido da terceira sessão e havia a expectativa do polaco se meter na briga pela pole, mas ele foi limitado pelo seu carro. Petrov deu mais uma mostra do porquê da Renault querer se livrar dele apesar dos vastos patrocínios, com mais uma rodada decisiva no Q2. A Mercedes passou tranquilamente ao Q3, mas Rosberg surpreendeu ao ficar em 5º, à frente de Massa, Kubica e Button. Boa corrida à vista para o alemão. Barrichello fez o que lhe era possível e foi o último do Q3, enquanto Hülkenberg vê sua posição na Williams ameaçada pelos dólares bolivarianos populistas e ditatoriais de Pastor Maldonado.

Amanhã existe uma perspectiva de chuva, mesmo que pequena, mas o sábado viu um céu carrancudo o dia inteiro no isolado cenário coreano. A pista está escorregadia, empoeirada e vimos muitos erros durante todas as sessões. Tanto de pilotos de ponta como os das equipes menores. Poderá ser uma corrida de sobreviventes. Após a largada, a luta pelo vácuo na longa reta deverá ser um bonito espétaculo, com os dois Red Bulls tendo que se defender dos melhores motores de Ferrari e Mercedes. Apesar das ameaças de cancelamento, valeu a pena ter ido à Coréia do Sul até agora em meio às obras, pois a corrida promete ser das mais interessantes.

Nenhum comentário: