domingo, 31 de outubro de 2010

Voltando a velha forma


Desde agosto que Jorge Lorenzo não sabia o que era vencer na temporada que lhe consagrou como Campeão Mundial da MotoGP. Muito se especulou sobre o motivo do espanhol não conseguir a oitava vitória na temporada. Lorenzo estaria apenas administrando um campeonato praticamente ganho ou, agora como praticamente único piloto oficial da Yamaha, o espanhol estaria tendo problemas com o acerto fino de sua moto?

Pelo o que vimos no Estoril, circuito em que Lorenzo venceu todas as provas em que disputou pela MotoGP, a primeira opção é a que vale. Sem se preocupar em somar pontos para o campeonato e correndo no seu circuito favorito, Lorenzo venceu com folgas o Grande Prêmio de Portugal de hoje, superando com sobras Valentino Rossi, que teve que ultrapassar na metade da corrida. A dupla da Yamaha deu uma demonstração de ampla superioridade frente aos adversários hoje, ao colocar mais de 20s sobre o terceiro colocado. Onde houve a grande briga da corrida. Após a besta queda de Casey Stoner que, inclusive, tinha chances de brigar pela ponta, vários pilotos se engalfinharam pelo último degrau do pódio. Nicky Hayden, que chegou a liderar uma volta, Andrea Doviziozo e Marco Simoncelli protagonizaram os únicos momentos de briga na corrida, com a dupla italiana conseguindo se desgarrar do americano e decidirem entre si pelo 3º lugar. Enquanto Doviziozo tinha em mãos a moto oficial da Honda, Simoncelli estava lidando com a moto satélite e mesmo estreante, conseguiu uma bela ultrapassagem nas curvas finais da última volta, mas Dovi utilizou a potência de sua moto para superar o compatriota na linha de chegada.

Lorenzo se fantasiou de astronauta e vibrou muito após seu triunfo, enquanto Rossi e Doviziozo completavam o pódio. Para 2011, Lorenzo terá a imensa responsabilidade de guiar a equipe Yamaha e continuar a dominação do time nos últimos anos, algo que Rossi o fez com maestria. Tendo ao seu lado Ben Spies, que teve a proeza de cair e se machucar enquanto levava sua moto ao grid, o espanhol não terá mais Rossi para acertar a moto. Agora, é com ele! Isso poderá ser essencial para a próxima temporada, pois Rossi levará para a Ducati todo seu staff, enquanto a Honda terá três bons pilotos (Doviziozo, Stoner e Dani Pedrosa, que voltou hoje e fez uma prova discreta) para armazenar informações para acertar a Honda 2011. O futuro parece prodigioso, principalmente com pilotos que estão disputando agora a Moto2, categoria onde tem as melhores corridas da programação do Mundial de Motovelocidade.

Nenhum comentário: