domingo, 3 de outubro de 2010

Sorte de campeão


Para ser campeão, um piloto precisa de sorte e Jorge Lorenzo está usando muito bem esse fator em 2010. Após vitórias sem hesitação e pódios consecutivos, o espanhol da Yamaha tinha tudo para conquistar o título com o pé nas costas. Para facilitar ainda mais a vida de Lorenzo, seu companheiro de equipe e maior rival, Valentino Rossi, quebrou a perna e passou quatro corridas fora do campeonato. Menos um adversário. Daniel Pedrosa, eterno rival de Lorenzo, vinha se recuperando no campeonato e conseguia uma série de vitórias e resultados superiores a Lorenzo nessa parte final da temporada, que estava claramente numa fase menos boa dentro do campeonato, a ponto de aventar a chance de incomodar Jorge na parte final do campeonato. Conhecido pelos acidentes, Pedrosa vinha fazendo uma temporada limpa. Mas...

Eis que nos treinos para o Grande Prêmio do Japão, ainda em suas primeiras voltas pela pista de Motegi, Pedrosa cai e quebra sua clavícula esquerda em três locais. O espanhol chora e vai para o hospital colocar uma placa de platina no local, ficando de fora da disputa desta e provavelmente de outras corridas. Praticamente fim de temporada para Pedrosa. E Lorenzo agora galopa praticamente sozinho rumo ao seu primeiro título da MotoGP e terceiro na carreira. Talvez já administrando o campeonato ou até mesmo sentindo a responsabilidade, Lorenzo não vem fazendo boas corridas e pela segunda prova consecutiva o espanhol ficou de fora do pódio. Casey Stoner, que vinha fazendo uma temporada apagada, desandou a ganhar em suas últimas corridas pela Ducati e talvez seria o maior adversário de Lorenzo se a temporada já estivesse no seu final. Substituindo Pedrosa como principal piloto da Honda, Andrea Doviziozo até conseguiu a pole no Japão, a primeira na MotoGP, mas o italiano não largou bem e acabou se contentando com o segundo posto, mesmo tendo feito uma prova forte e sempre fazendo sombra à Stoner. Pena que o talentoso italiano esteja saindo da equipe oficial da Honda, pois sempre o achei um lutador. Rossi e Lorenzo disputaram uma prova à parte na briga pelo terceiro posto e foram os protagonistas da melhor disputa da corrida, com os dois chegando a se torcar nas voltas finais, mas com vantagem de Rossi.

De saída da equipe Yamaha, Rossi deixará o desenvolvimento da moto a cargo de Lorenzo e isso poderá ser um problema para o espanhol, vide que muito provavelmente a Yamaha não passa seus desenvolvimentos a Rossi, que irá para a Ducati em 2011, e a marca japonesa (e Lorenzo também) só perde rendimento nessa metade final de temporada. Com essa perspectiva, Lorenzo terá sorte de vencer o Campeonato da MotoGP em 2010, já que tudo conspira a seu favor.

Nenhum comentário: