Depois de muita informação e, principalmente, desinformação,
a temporada 2012 da F1 irá iniciar-se oficialmente esta noite, com o primeiro
treino livre em Melbourne. Foi um curtíssimo período de testes, onde em apenas três
sessões as equipes andaram milhares de quilômetros para tentar acertar seus
carros e potencializar em tempo recorde um carro que, em sua maioria, nasceu
feio pacas com o bico dianteiro mais esquisito dos últimos tempos.
Todo esse treinamento por parte das equipes será para ver
quem irá desbancar Sebastian Vettel e acabar precocemente com uma Era. O jovem
alemão de apenas 24 anos já é bicampeão mundial e com a mesma receita
demolidora de 2011, Vettel e a Red Bull são os grandes favoritos para o
campeonato que começará logo mais. O novo carro de Adryan Newey não mostrou
muita confiabilidade, mas para quem acompanhou os treinos de perto, dizem que o novo carro da Red
Bull é muito equilibrado, tanto quanto o dominante RB7 do ano passado. No caso de outro domínio
da Red Bull, resta a Mark Webber destruir os sonhos do tricampeonato de Vettel,
mas o australiano é um dos pilotos mais pressionados deste ano. Com o fim do
seu contrato no crepúsculo de 2012, Webber vê sua vaga disputada a tapa e terá
que andar muito se quiser permanecer na Red Bull. E na própria F1.
Outro que tentará provar que merece uma vaga é Felipe Massa,
mas o caso do brasileiro parece ser ainda mais complicado. Nelson Piquet sempre
falou nunca mais foi o mesmo piloto após sua pancada em Ímola/87 e
provavelmente, mesmo o paulista negando, isso vem acontecendo com Massa. Para
dificultar, Massa estará lhe dando com um piloto do naipe de Fernando Alonso,
louquinho para reconquistar o título que não vê desde o já longínquo 2006. O
porém é a pretensa limitação da Ferrari, principalmente em ritmo de corrida. Stefano
Domenicalli não deve estar dormindo bem com essa perspectiva de outro ano ruim
na Ferrari. A McLaren foi outra que conseguiu resultados discretos na Espanha,
mas também conseguiu grandes sorrisos dos seus dois pilotos, com Hamilton se
coçando inteiro por ter sido derrotado por Jenson Button ano passado.
Está cada dia mais difícil para a Mercedes arranjar
desculpas pelos seguidos tropeços de sua equipe desde que a montadora comprou a
vitoriosa Brawn e nem Schumacher deu jeito. O hepcampeão é outro que precisa se
provar frente a um motivado Nico Rosberg, que já tem um incômodo jejum de vitórias.
Ou a falta delas. Quem precisa se provar são os novos pilotos da Toro Rosso,
time júnior da Red Bull que tem em Helmut Marko um dirigente cruel frente aos
jovens pilotos da marca. Saíram Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari para a entrada
de Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne. Os dois novatos sabem muito bem o
destino que terão caso decepcionem...
A Sauber e Force Índia lideraram alguns dias na pré-temporada,
mas dizer que irão brigar por vitórias já seria demais, porém as duas equipes médias
podem surgir fortes no meio do pelotão, principalmente com seus jovens pilotos.
Porém, é a Lotus (ex-Renault) que vem forte no pelotão do meio liderado por
Kimi Raikkonen, em melhor forma do que o esperado após seus anos brincando de
rally. Romain Grosjean terá a tarefa inglória de superar um bom Raikkonen,
enquanto a Lotus tentará se aproximar das quatro equipes grandes e se afastar
das médias. Fechando as equipes intermediárias (ou não?) vem a outrora campeão
Williams, cada dia que passa com um futuro sombrio em um carro praticamente sem
patrocínios e com dois pay-drivers. Pastor Maldonado é muito bom em corridas e
nem tanto em treinos, enquanto Bruno Senna é o contrário. Quem sabe um meio
termo seria a solução da Williams, se o motor Renault der mesmo o upgrade
necessário ao time. A Caterham (ex-Lotus) se mostrou muito próximo da Williams,
marcando tempos consistentes na Espanha, mas o time malaio não se fugiu da
crise e teve que aposentar o praticamente aposentado Jarno Trulli e trouxe
Vitaly Petrov e seus rublos. Kovalainen lidera o time, enquanto HRT e Marussia não
andaram com seus carros novos na pré-temporada e brigarão pela penúltima fila.
Como se viu, é difícil dizer alguma coisa após uma pré-temporada
curta e sem os times principais liderando os treinos. Sempre havia uma Lotus
(essa pode surpreender), Sauber ou Force Índia na frente de Red Bull, McLaren,
Ferrari e Mercedes. Algo que não deverá ocorrer este ano.
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