sábado, 7 de julho de 2012

It's rainning!

Como diria Rihanna na música Umbrella, choveu pacas em Silverstone, o que não deixa de ser novidade no mítico circuito inglês, mas acabou por atrapalhar toda a programação da F1 para este sábado, conutudo fez com que Fernando Alonso conseguisse sua primeira pole no ano, quebrando um pequeno tabu de 31 corridas da Ferrari, mostrando a excepcional fase do espanhol, que ruma para o tricampeonato pilotando como nunca... e ganhando como sempre!

A costumeira chuva de Silverstone bagunçou totalmente a Classificação de hoje, ocasionando uma longa bandeira vermelha e trazendo algumas surpresas. Ao contrário de Alonso, a péssima fase de Jenson Button o faz ter golpes de azar incríveis, como em sua última volta no Q1 que o colocaria facilmente na fase seguinte, mas o Marussia rodado de Timo Glock na última curva fez com que o inglês amargasse outro péssimo resultado. Por sinal, a McLaren decepcionou bastante em casa. Lewis Hamilton, que já venceu nessa mesma Silverstone debaixo de muita chuva quatro anos atrás, esteve longe de brigar pela pole hoje. Após longe espera com a tempestade que caiu na metade do Q2, outro grande a cair foi Nico Rosberg, numa parte de Classificação onde Alonso e Vettel ficaram na beira de saírem. Bruno Senna teve o mesmo azar de Button no Q1 e novamente ficou pelo caminho no Q2, enquanto seu companheiro Maldonado passava ao Q3.

O Q3 parecia uma briga particular da Ferrari e foi nessa hora que a Globo estragou a transmissão e me assustou. Se a Vênus Prateada necessita de um brasileiro na frente para ficar na F1, foi terrível a forma como a Globo administrou suas câmeras exclusivas, cortando para o carro de Massa em momentos cruciais do treino. E o que é pior, o brasileiro parece ter errado em sua última volta e caiu para quinto, o que é sua melhor posição de largada em 2012. Webber se recuperou no final, mas quando a chuva apertou no finzinho do treino, Alonso superou o australiano por 0.047s, ficando com a pole, aumentando ainda mais sua confiança, algo que Schumacher parece ter reconquistado e ficou em terceiro hoje no grid.

A previsão para amanhã é de mais chuva como a de hoje e ontem. O que significa uma corrida confusa pela frente. Porém, o legal da paralisação foi uma interação que nunca tinha visto entre público e pessoal da F1. Do lado de fora dos boxes, mecânicos e engenheiros puxavam uma ola por toda o pit, levantando a torcida. Cada vez que um piloto aparecia na TV, o público gritava seu nome e o personagem em questão dava um tchauzinho. Podemos nos preparar para uma corrida movimentada e até mesmo com bandeira vermelha. A rodada de Romain Grosjean no final do Q2 pode causar penalizações mais tarde, inclusive para Alonso. Porém, a estrela do espanhol, que segundo Burti perdeu 0.006s no setor da bandeira amarela, parece ser grande demais e poderá brilhar no cinzento céu inglês.

Nenhum comentário: