Depois de um início espetacular de temporada, este ano de
2012 está cada vez mais parecido com 2005 no que tange a disputa pelo título.
Para quem não se lembra, Fernando Alonso começou a disparar na liderança nas
primeiras corridas e quando seu Renault foi superado pela McLaren de Kimi
Raikkonen, o espanhol passou a administrar a diferença para o pé-frio
finlandês, conquistando seu almejado primeiro título com antecipação. E assim
Alonso está fazendo, com ainda mais maestria, este ano. Que a Ferrari não tinha
o melhor carro no início do campeonato, isso é fato. Só que Alonso foi
conquistando pontos preciosos e quando a Ferrari se encontrou, o espanhol
começou a fazer a diferença num campeonato muito equilibrado, onde detalhes se
tornam cada vez mais um diferencial rumo ao título. E Alonso está fazendo isso.
A corrida hoje em Hockenheim foi com muito sol, mas com
clima agradável e não muito degradante aos pneus, ao contrário das chuvas que
atrapalharam equipes e pilotos nos dois dias de treinos. Se não foi das
corridas mais espetaculares no primeiro pelotão, o Grande Prêmio da Alemanha
foi extremamente equilibrado, com Alonso sempre tendo que olhar bem no
retrovisor para manter a ponta. Fernando foi perfeito de ponta a ponta e por
isso conseguiu a terceira vitória em 2012. Sendo Vettel ou Button, Alonso sempre
parecia ter a corrida sobre controle, mesmo com seus adversários muito próximos
dele, particularmente no retão, melhor ponto de ultrapassagem do circuito. Com
35 pontos de vantagem no campeonato, Alonso passará a administrar a sua
liderança a seu bel prazer, ainda mais com um carro que lhe foi capaz de dar
duas vitórias e um segundo lugar nas últimas três provas. Se Galvão estiver
certo e Massa precisar apenas de duas corridas boas ou uma ótima para renovar
com a Ferrari, o brasileiro precisará apostar tudo em Hungaroring na semana que
vem. Hoje, Massa fez uma corrida ruim, onde bateu com Daniel Ricciado logo na
largada, fazendo-o trocar o bico e perder muito tempo nos boxes ainda nos estágios
iniciais da corrida, estragando ainda mais seu final de semana.
Da mesma forma, McLaren e Red Bull viram diferenças enormes
entres seus dois pilotos hoje. Vettel esteve na briga pela vitória o tempo
todo, perdeu o segundo lugar para um ótimo Jenson Button nos pit-stops, mas
recuperou a sua posição na penúltima volta, mas isso pode acabar saindo caro
para o alemão, pois foi claro que Vettel passou Button por fora da pista, o que
é proibido. Punição à vista! Jenson Button reviveu seus melhores momentos em
Hockenheim e retornou ao pódio após longo e tenebroso inverno numa crise sem
fim. Largando em sexto, Button passou com a maestria de sempre Hülkenberg e
Schumacher para se juntar à briga pela ponta. O inglês chegou a assumir a
segunda posição e pressionar Alonso, mas o espanhol esteve magistral e nem
mesmo abrindo a asa, Button teve chances de ultrapassar. Conhecido pelo trato
com os pneus, Button travou forte seu pneu logo após sua segunda parada e isso
pode ter lhe custado um pouco de desempenho no final, permitindo não apenas a
escapada de Alonso, como a aproximação e a ultrapassagem de Vettel. Porém, para
quem lutava para marcar pontos, este terceiro (que pode virar segundo) lugar
foi mais do que bem-vindo para o inglês. Já Hamilton passa por problemas
parecidos que lhe atormentaram em 2011. Visto numa balada em Londres semana
passada, seu namoro foi por água abaixo e sua performance ficou abaixo do
esperado. Tendo um pneu furado logo no início da corrida, ainda por causa do
toque de Massa em Ricciardo, Lewis só faltou chorar para abandonar a corrida,
quando seu carro tinha um claro bom desempenho, a ponto de ultrapassar Vettel
para tirar uma volta e pressionar Alonso logo em seguida. Porém, Hamilton
acabaria sendo o único abandono da tarde. Forte no talento, Hamilton demonstra
cada vez mais ser muito fraco psicologicamente, dando espaço para o crescimento
de Button. Como em 2011. Fraco também foi o desempenho de Webber, que hoje teve
dificuldade de ultrapassar até mesmo uma Caterham! O australiano não teve força
para sair do pelotão intermediário e marcou poucos pontos com o oitavo lugar.
Muito, muito pouco para quem sonha em conquistar o seu primeiro título, mesmo
ainda estando em segundo no campeonato, mas cada vez mais longe de Alonso.
A Sauber fez uma ótima corrida em Hockenheim, circuito mais
próximo de sua fábrica na Suíça. Kobayashi foi bem mais eficiente em suas
brigas por posição e numa estratégia arriscada, o japonês conseguiu um longo
stint com pneus macios e terminou a prova em quinto, tendo Pérez logo atrás,
sendo que o mexicano conseguiu onze posições no processo! Pérez ainda é muito
punido, como a que ganhou ontem, mas seu ritmo de corrida é impressionante e
como seu futuro é claramente a Ferrari, a comparação com Massa é totalmente a seu
favor. Falando em punição, Grosjean fez uma corrida medonha, tocando com Bruno
Senna na primeira volta, tentou uma retaliação, mas sua corrida estava
definitivamente estragada. Raikkonen ficou num solitário quarto lugar, mas com
o crescimento de Ferrari, Red Bull e McLaren, ficou complicadíssimo a Lotus
conquistar sua procurada primeira vitória, ficando um lugar no pódio já como um
grande resultado. O melhor momento da equipe aurinegra passou e eles não
aproveitaram. Da mesmo forma que a Force India não aproveitou as boas posições
de largada dos seus dois pilotos e com um ritmo ruim, acabaram perdendo
posições e Hulkenberg foi o único a pontuar, em nono. A Mercedes foi a única a
tentar uma tática diferente na corrida. Tentando dar o pulo do gato, o
mercedianos optaram por uma terceira parada, mas isso resultou apenas
Schumacher perder o quinto lugar para as duas Sauber, mas Nico Rosberg, que
largou na penúltima fila, teve pneus bons o suficiente para conseguir um lugar
na zona de pontuação nas últimas voltas. Porém, mais uma vez, Schumacher
superou Rosberg.
A Williams é outra que vem caindo pelas tabelas e após
Maldonado andar nas primeiras posições nas primeiras voltas, o venezuelano foi
perdendo rendimento a ponto de acabar a prova não apenas longe dos pontos, como
um pouco à frente de Bruno Senna, que teve uma corrida complicada ao tocar-se
com Grosjean e perder quase uma volta ao término da primeira passagem! Apesar
de muitos negarem, Valtteri Bottas está cada dia mais próximo da vaga de Bruno
em 2013. A Toro Rosso fez sua corrida opaca de sempre, enquanto Caterham,
Marussia e HRT só apareceram mesmo levando volta ou brigando entre si, como na
animada disputa entre Petrov e Kovalainen, com o russo levando vantagem. Se com
Trulli Kova liderava soberano a equipe verde, com Petrov a briga está mais
acirrada.
Com metade da temporada já cumprida, Alonso já vê seu
terceiro título e o primeiro pela Ferrari bem mais próximo. O espanhol está
guiando o fino e ele mesmo admite isso. A Red Bull não domina como antes e a
forma como Vettel andou no limite hoje foi a prova disso. O campeonato que
começou animado e prometendo brigas múltiplas pelo campeonato, está caindo nas
habilidosas mãos de Fernando Alonso. O certame continua equilibrado e toda a
diferença irá se sobressair. E a diferença em 2012 se chama Fernando Ruiz
Alonso.
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