domingo, 8 de julho de 2012

Vitória do Patinho Feio


Mark Webber não é exatamente um exemplo de virtuosismo da F1. De personalidade forte e de espírito guerreiro, Webber não é o piloto mais talentoso ou o mais veloz de uma geração recheada de talentos como a atual, mas nem por isso o australiano pode ser considerado inferior a eles, principalmente seu companheiro de equipe Sebastian Vettel. Hoje Webber fazia uma prova discreta até se aproveitar melhor da estratégia da Red Bull e conseguiu uma bela vitória sobre Alonso, numa ultrapassagem por fora nas últimas voltas e hoje está cada vez mais consolidado no segundo lugar do campeonato, mesmo que ainda com uma diferença considerável para o espanhol da Ferrari, que até agora vem fazendo um campeonato impecável.

Ao contrário de todos os prognósticos, a corrida foi realizada com muito sol e com pista seca em todas as suas 52 voltas. Talvez por isso a corrida foi a menos intensa do ano, com poucas disputas por posição, já que pilotos e equipes não sabiam o comportamento dos pneus em pista seca e preferiram não arriscar. Por isso houve algumas apostas, que acabaram por definir o Grande Prêmio. Como havia chances de chuva, Alonso e a dupla da McLaren apostaram para iniciar com os pneus duros, mais resistentes, postergando o máximo possível a parada. Já Webber e a grande maioria dos pilotos apostaram nos pneus macios, tentando ser rápidos no início. Quando Alonso se manteve na frente nas voltas iniciais mesmo com os pneus duros, parecia que o espanhol ganharia com um pé nas costas, ainda mais quando aumentou sua diferença no decorrer das primeiras voltas, já que estava com pneus mais resistentes. Contudo, Alonso teria que usar os pneus macios em algum momento da corrida e isso foi a chave para a vitória de Webber. Com pneus duros nos dois últimos stints, Webber tinha bem mais pneus do que Alonso, com os macios na última parte da corrida. O espanhol claramente teria dificuldades no decorrer das voltas, assim como ocorreu com o Webber e os demais no começo da prova. Webber tirou rapidamente a diferença e numa audaciosa ultrapassagem por fora na zona de ativação da asa móvel, o australiano conseguiu a ultrapassagem da vitória e venceu pela segunda vez em Silverstone e nona na carreira. Webber se consolida na segunda posição do campeonato, superando, como o fez em 2010, Sebastian Vettel, que foi o terceiro colocado numa corrida dominada por Ferrari e Red Bull.

Alonso não parecia muito chateado no pódio, pois provavelmente sabia que não tinha pneus para segurar Webber e grande estrategista que é, não brigou muito para permitir uma aproximação de Vettel nas provas finais. Foi o típico caso de melhor vinte pontos na mão do que vários voando. A corrida foi equilibrada ao extremo entre as duas equipes, mas é bom Alonso perceber que a Red Bull cresceu muito nesse início de verão europeu e a tendência é de outras vitórias da dupla rubrotaurina. Vettel está numa situação muito parecida com a de 2010, vendo Webber em ótima fase e superado pelo companheiro de equipe nesse momento do campeonato, mas o jovem alemão ainda pode se recuperar. Como há dois anos. Felipe Massa fez sua melhor corrida no ano e seu quarto lugar foi seu melhor resultado em muito tempo. O brasileiro ultrapassou de forma muito bonita Schumacher num ponto onde não contou com a asa móvel, mas se perdeu o terceiro lugar para Vettel ainda na primeira rodada de paradas, se manteve em quarto sem muitos sustos, mesmo com uma pressão de Raikkonen nas voltas finais. A Lotus fez outra corrida decente em Silverstone e se não brigou pela vitória como em outras oportunidades, marcou bons pontos com seus dois pilotos e aqui vale o destaque para Romain Grosjean. O francês se envolveu num toque ainda na primeira volta e teve que antecipar sua primeira parada, mas a partir de então, Grosjean fez uma prova de recuperação belíssima, fazendo várias ultrapassagens e sendo o mais rápido da pista na maior parte do tempo. Com os pneus desgastados no final, não pôde atacar nas últimas voltas, mas o sexto lugar depois de ocupar a última foi sua grande prova, mostrando que seu futuro parece ser muito bom.

Após largar em terceiro e segurar por muito tempo Felipe Massa, Michael Schumacher teve que se contentar com um sétimo lugar hoje, mas apesar dessa posição não ser a dos sonhos do heptacampeão, não deixou de ser uma vitória para Schumacher, pois pela segunda corrida consecutiva Schummy conseguiu superar Nico Rosberg, sendo que na Inglaterra isso aconteceu de forma sistemática e por longe! Aos poucos, a velha magia de Schumacher está aparecendo. A McLaren foi a grande decepção do final de semana, mesmo marcando pontos com seus dois carros. Lewis Hamilton tentou várias estratégias para subir no pelotão, mas acabou mesmo na obscura oitava posição, sendo ultrapassado por Schumacher no final, enquanto Button ainda marcou um pontinho graças ao erro de Hülkenberg na tentativa de se manter à frente de Bruno Senna. Foi um péssimo final de semana caseiro para a McLaren, que se afasta da briga pelo título bem no momento de renovação de contrato do seu único diferencial no momento, Lewis Hamilton. Bruno Senna marcou pontos pela quinta de nove corridas em 2012, mas vale ressaltar o desempenho do seu companheiro de equipe. Enquanto Bruno é mais constante e muito mais sereno, o veloz e atrapalhado Pastor Maldonado vem se demonstrando uma bomba relógio a cada corrida. Hoje, se envolveu num incidente com Sérgio Pérez que, se não for punido, lhe tirou ótimas chances de pontuar, além de ajudar sua combalida equipe no Mundial de Construtores. A falta de serenidade – algo que sobra em Bruno Senna - de Maldonado é alarmante e pode estragar sua promissora carreira, mesmo que os dólares ditatorias-bolivarianos o segurem por algum tempo na F1.

Hülkenberg vinha marcando pontos até o finalzinho da prova, mas assim como Alonso, seus pneus macios não foram páreo para a borracha mais resistentes dos seus rivais e por isso o alemão caiu para 12º, ultrapassado também por Kamui Kobayashi, que atacou com sempre e foi ineficiente como nunca! Paul di Resta furou seu pneu graças ao toque com Grosjean e abandonou seu GP caseiro ainda no início. Toro Rosso fez uma corrida anônima, enquanto a Caterham teve um desfalque antes mesmo da largada, com um problema com Vitaly Petrov, mas pelo o que mostrou Heikki Kovalainen, não faria muita diferença. O mesmo ocorrendo com Marussia e HRT.

A corrida de hoje ficou bem abaixo das expectativas, mesmo com a ultrapassagem da vitória de Webber no final da prova. Talvez o receio das equipes em como se comportariam os pneus fizeram com que os pilotos fossem cautelosos em demasia e a corrida pode ser considerada a mais chata do ano, mas ainda assim, em outros anos, ela teria sido a mais emocionante da temporada, provando que 2012 está fazendo que nós aumentamos nossas expectativas para as corridas. Alonso segue líder e estando na melhor fase de sua carreira, sendo muito difícil acompanhá-lo, mas o crescimento da Red Bull, liderado no momento por Mark Webber, pode causar grandes surpresas ao espanhol até o fim do campeonato.





Um comentário:

Ron Groo disse...

Um vencedor à caráter pra uma corrida morna.