sábado, 21 de julho de 2012

Patos

Aqui no Ceará, quem é chamado de pato em alguma coisa, normalmente é referente à algo pejorativo. Tipo, uma pessoa que não faz nada direito. Quem jogou video-game por aqui sabe do que estou falando. Já na F1, os 'patos' são os pilotos que se sobressaem em pista molhada e em Hockenheim, assim como há duas semanas em Silverstone, estes pilotos novamente fizeram um ótimo trabalho na chuva alemã e ficaram nas primeiras posições. Após um jejum de 31 corridas sem pole, a Ferrari conseguiu sua segunda pole consecutiva com Fernando Alonso, seguido de perto pelos alemães Sebastian Vettel, Michael Schumacher e Nico Hülkenberg, intercalados por Mark Webber, mas como o australiano receberá uma punição de cinco posições por ter trocado o câmbio, Alonso terá que lhe dar com um esquadrão alemão amanhã.

O treino em Hockenheim foi tão confuso como foi na Inglaterra, quando o Q1 foi com pista seca, mas já no final da sessão se via pingos nas câmeras on-board. E no início do Q2, a chuva veio com força e atrapalhou muita gente que normalmente anda entre os dez primeiros, como Nico Rosberg e Romain Grosjean, com o agravante de ambos terem recebido a mesma punição de Webber e largarão com cinco posições atrás do que conseguiram na pista. Felipe Massa só agora está andando mais à frente, mas sua má forma em pista molhada aflorou novamente, enquanto Bruno Senna, que normalmente anda forte em piso molhado, foi muito mal, pois Maldonado passou até com facilidade ao Q3 ele foi um dos últimos do Q2. A parte decisiva do treino, com a pista melhorando com a chuva diminuindo de intensidade, foi eletrizante, com vários pilotos brigando pela ponta, mas Alonso deu a cartada decisiva ao trocar seu pneu e voltar à pista bem mais rápido do que todos, confirmando outra pole. Vettel, que foi atrapalhado por Webber e reclamou com o companheiro de equipe, largará na primeira fila, com outros dois alemães no seu encalço. Se Schumacher dispensa apresentações na chuva, para quem não se lembra de como surgiu Hülkenberg, em 2006 o então jovem alemão de 19 anos conseguiu colocar mais 40s de vantagem sobre quem fosse na antiga A1 GP em Sepang numa pista encharcada, chamando a atenção de todos. Isso sem contar com a pole em Interlagos em 2010 em piso molhado. Hulk, definitivamente, é pato!

A McLaren está tão mal que seus dois pilotos, reconhecidamente patos, ficaram apenas em 7º e 8º (6º e 7º, com a punição a Webber), sendo que desta vez Button conseguiu superar Hamilton, que estranhamente estava nos boxes na melhor situação da pista. A previsão para amanhã é de pista seca e a Ferrari andou muito bem nessa condição, ao contrário da Red Bull e de Schumacher, que tiveram trabalho para passar ao Q2. Porém, há duas semanas atrás a metereologia errou feio em Silverstone e a previsão de chuva viu uma corrida em pista totalmente seca. Os alemães erraram como os ingleses amanhã?

Nenhum comentário: