quinta-feira, 8 de março de 2007

Clodoaldo, um jogador brasileiro

Meu pai sempre diz que todo jogador de futebol é burro. Claro que generalizar é um exagero, mas dá pra dizer que 90% dos jogadores são burros mesmo! Aqui no estado do Ceará, um caso típico é do Clodoaldo. Nascido em Ipu, no interior do Ceará, Clodoaldo se destacou desde cedo pela sua habilidade e a baixa estatuta. Tentou a sorte no Ceará, mas acabou no Fortaleza, onde foi revelado. Virou ídolo da torcida leonina, mas suas farras e a falta de disciplina ficaram conhecidas na cidade, assim como a habilidade e capacidade do desgraçado em fazer gols no Ceará em dia de clássico.

Em 2001, ele conseguiu um contrato com a Marlene Mattos e passou a ser reconhecido em todo Brasil. Sua cara feia e cheia de espinha virou sinônimo de piada, assim como os perdões que a diretoria do Fortaleza dava a cada deslize do jogador. Aí aparece a burrice. No auge da carreira, aparecendo em todo o Brasil por causa de sua empresária, Clodoaldo tinha tudo para se transferir para um clube grande do sul ou até mesmo para fora do país. Não foi. Ele foi jogando sua carreira fora pela bebida e mesmo com um dos mais salários pagos aqui no futebol cearense, ele não tomou jeito.

Conseguiu a transferência para um time de Portugal. Voltou logo. O Fortaleza e sua torcida sempre o acolhia, afinal, ele era ídolo. Talvez o maior ídolo do futebol cearense dos últimos tempos. Contudo, paciência tem limite e ele foi sendo deixado de lado no Fortaleza e o Ceará, num golpe de marketing muito grande, trouxe o baixinho para porangabussu. Logo de cara não gostei da idéia, mas a torcida do Ceará o adotou como ídolo, muito mais para fazer raiva a torcida do Fortaleza do que pelo seu desempenho dentro de campo. Apesar de ser mais popular, o Ceará vive uma grave crise financeira e Clodoaldo passou a ganhar menos do que nos áureos tempos.

Uma pessoa minimamente inteligente pensaria em se acalmar, pois o Ceará é sua última chance. O resultado? Nessa terça ele afastado do grupo pelo treinador Marcelo Villar por não se apresentar na segunda e estar "sem condições de treino" na terça. Uma foto no jornal "O Povo" demonstra bem sua atitude profissional. Enquanto seus companheiros treinavam para o jogo contra o Icasa (menos mal que o Ceará ganhou), ele falava alegremente no celular, de calção branco e sem camisa.

Não sei se o Ceará ainda vai querer Clodoaldo. Tomara que não. Ele se arrasta em campo, não consegue dar um pique muito longo. A cachaça acabou com sua magia. A torcida clama por ele. Nas bilheteria do PV, um torcedor dizia o Clodoaldo tinha que jogar de qualquer jeito. Outro foi resumiu a carreira de Clodoaldo: ele é bom, mas não quer ser profissional e vai acabar ganhando 1.500 reais no Quixadá. Saindo do Ceará, ninguém mais vai querer o baixinho, somente do Ferroviário para baixo, talvez para chamar a atenção, pois aos 27 anos, o futuro de Clodoaldo é obscuro. Mas foi ele que quiz assim.

Nenhum comentário: