quarta-feira, 7 de março de 2007

A Era dos Campeões

O youtube foi o melhor site já feito na história. Faz tempo que digo isso e com o tempo, essa minha idéia vai se fortalecendo pelo que o site nos oferece. Um tempo atrás, assisti na íntegra ao famoso GP da Espanha de 1981 (mesmo que em italiano) onde Gilles Villeneuve segurou, sei lá como, vários pilotos mais rápidos do que ele, pelas 80 voltas do difícil circuito de Jarama debaixo de um calor de 4o graus. Também tem o emocionante vídeo "Perished F1 Heroes", onde por aproximadamente 10 minutos, vemos a evolução da F1 da forma mais macabra possível, com um fundo musical de chamar atenção.

Já fazia um tempo que via um link que mostrava um tal de "A era dos campeões", mas nunca tive a oportunidade de assisti-lo, até por que é longo pacas, mas graças a indicação do Flávio Gomes ontem no "Limite", tirei um tempo para assistir. E recomendo! Num documentário sensacional de Cesário Mello Franco e Marcos Bernstein, vemos toda a trajetória brasileira entre 1970 e 1991, contada por Emerson e Wilsinho Fittipaldi, Nelson Piquet, entre outros. Foi empolgante as imagens, mas também a irreverência do Piquet e da emoção dos irmãos Fittipaldi. O que mais me chamou a atenção foi o choro do Emerson Fittipaldi quando este fala do acidente fatal de Jo Siffert em 1971.

É incrível que um documentário como esse (parece ter mais de cinco anos) não ter sido divulgado ou mesmo passado em qualquer emissora de TV, mas como temos o youtube, podemos ter a satisfação de assistir o MELHOR DOCUMENTÁRIO SOBRE AUTOMOBILISMO BRASILEIRO. Para quem tiver um tempinho, é só procurar no youtube por "Era dos campeões" e vai achar 10 partes. É um pouco trabalhoso e leva tempo, mas podem confiar, vale muito a pena!

Nenhum comentário: