sexta-feira, 16 de março de 2007

E começou!

Que a Ferrari confirmou parte do seu favoritismo nesta madrugada, não há dúvida. Mas o bixo não é tão feio assim. A Ferrari colocou seus dois pilotos no topo da Classificação em Meubourne, mas a diferença para as demais equipes não foi tão grande assim, mas o interessante foi ver que logo após a Ferrari, há uma série de equipes próxima a ela, como a McLaren, BMW, Renault e até mesmo a Williams.

O primeiro treino realizado em uma pista que secava aos poucos não foi muito conclusivo, mas deu para perceber algumas coisas. Fernando Alonso, mesmo bicampeão, permanece faminto e colocou mais de 1s em cima de Massa, que teve sua melhor volta atrapalhada pelo atrapalhado Vitantonio Liuzzi. Na primeira volta com pneus para tempo seco, Alonso mostrou que suas habilidades e a impetuosidade continuam intactas. Outra foi a impressionante estréia do japonês Kazuki Nakajima na Williams, colocando o carro na quarta colocação. Ao contrário do seu pai e dos demais pilotos japoneses, Nakajima Jr. andou boa parte da carreira nas categoria européias. E bem. Seguindo os passos de Takuma Sato, é bem provável que surjam novos pilotos japoneses muito bons.

Na seguda uma hora e meia de treino, Massa repetiu sua excelente pré-temporada, dominando os treinos ao seu bel-prazer. Sempre que saía à pista, Massa melhorava seu tempo e normalmente era o mais rápido na pista e foi assim até o fim. Uma grande demonstração do brasileiro, que dominou com certa tranqüilidade seu novo companheiro de equipe. Raikkonen foi segundo, mas 0.397s mais lento do que Massa. Uma desvantagem muito grande, que pode ser anulada pelas outras equipes na Classificação por uma estratégia diferente de boxe. Tudo bem que é cedo e o finlandês precisa de adaptação, mas talvez Raikkonen precise se aproximar logo de Massa se quiser brigar pelo título esse ano. Olhando atentamente uma volta de Raikkonen numa câmera on-board, percebesse que ele não mudou a regulagem do seu carro uma única vez durante a volta, ao contrário de Michael Schumacher.

Lewis Hamilton vem demonstrando por que é o novo garoto prodígio da F1 atual. Logo de cara, colocou tempo em Alonso, ficando a milésimos de Raikkonen na terceira posição. Alonso parece ter preferido acertar seu carro para corrida, pois a sétima posição do campeão não é normal, mas o performance de Hamilton traz dois indicativos: o inglesinho é muito bom e a McLaren andará tão forte como a Ferrari, pois Alonso tem totais condições de andar mais rápido do que Hamilton.

A Renault foi a quarta colocada dos treinos, mas não deve estar muito contente. Ao contrário dos anos anteriores, a Renault quebrou seus dois carros, sendo que Fisichella encostou logo depois de ter marcado o tempo que o colocou na quarta posição geral. Kovalainen parece ter sentido a estréia e saiu da pista algumas vezes. Bom, levando-se em conta que Hamilton também é novato e errou muito pouco, Kovalainen tem que melhorar bastante.

A BMW também mostrou o que se esperava dela: seus carros andando entre os primeiros, com uma pequena diferença entre seus titulares e Sebastien Vettel dando show quando lhe dão oportunidade. Agora só resta ver se a BMW também irá mostrar o que esperava dela pelo lado negativo, pois o carro quebrou muito na pré-temporada.

Nas equipes japonesas, as colônias bateram as metropóles. Williams e Super Aguri bateram respectivamente Toyota e Honda, suas fornecedoras de motores. O problema será o desenvolvimento das duas equipe ao longo do ano. Ano passado a Williams pintou como surpresa e diziam inclusive que ela seria candidata a vitórias, mas ao longo do ano, a falta de investimentos, principalmente na parte da confiabilidade, fez com que a equipe naufragasse. A Super Aguri está usando claramente o carro da Honda do ano passado e esta provou que o carro Honda 2006 é melhor que o Honda 2007. A Toyota, coitada, terá que se conformar com as pífias atuações do seu carro e de seus pilotos.

Na briga pela rabeira, a Toro Rosso começou muito mal, deixando Liuzzi em último, mas ainda colocando Speed na frente das duas Spyker. Diga-se de passagem, Adrian Sutil superou Christijan Albers no seu primeiro treino livre na F1. A sorte de Albers é que ele está casado com a filha de um dos sócios da equipe...

Hoje à noite, haverá o terceiro treino livre, desta vez sem TV, e a Classificação. Hoje nós iremos saber se Massa continuará dominando, se Raikkonen se recuperará e ver o que Alonso irá fazer daqui para frente. Até mais.

Nenhum comentário: