domingo, 4 de março de 2007


Depois de um início de campeonato decepcionante, Troy Bayliss mostrou porque é o atual campeão da Superbike ganhando uma e chegando em segunda em outra em sua casa. Largando na pole nas duas corridas, Bayliss deu um show de paciência nas duas baterias e obteve sucesso na primeira bateria, com uma bela ultrapassagem sobre James Toseland faltando poucas voltas para o fim, e nem tanto na segunda. Mais uma vez, o destaque do final de semana foi o inglês James Toseland da Honda, que levou sua moto nas costas para conseguir os mesmos resultados de Bayliss. Na segunda bateria, Toseland segurou como pôde o australiano por toda a corrida e ao contrário da primeira corrida do dia, se manteve na dianteira no final e agora é o líder do campeonato.

No belíssimo circuito de Philip Island, Bayliss e Toseland foram os protagonistas, enquanto Biaggi não brilhou tanto como no Catar semana passada. O italiano conseguiu duas largadas sensasionais nas duas baterias pulando de quinto para primeiro antes da primeira curva, mas no decorrer da primeira volta caía várias posições. Tendo que brigar muito para se livrar da Kawasaki de Fonsi Nieto, Biaggi se viu longe demais dos líderes e acabou em terceiro na primeira bateria. Na segunda, Biaggi se aproximou rapidamente do quarteto que liderava a prova - Toseland, Bayliss, Haga e Corser - e parecia que atropelaria os quatro, mas após deixar as Yamahas para trás, se acomodou na terceira posição e levou o troco dos pilotos da marca nipônica e passou a fazer uma briga muito boa com Haga e Corser. Ele ainda superou Corser na reta de chegada, mas não pôde fazer nada contra Haga.

As Yamahas conseguiram uma boa recuperação com relação ao fiasco que foi a primeira bateria. Como sempre, a moto anda muito bem na primeira metade da corrida e fica totalmente sem pneus no final. A primeira bateria foi impressionante. Corser andou junto com Toseland e Bayliss até a volta 12 das 22 voltas da corrida. Depois, chegou a perder 3s por volta e foi ultrapassado por Biaggi e Haga. De forma surpreendente, na segunda bateria a Yamaha teve um rendimento mais uniforme e permitiu a Haga ser um próximo terceiro colocado, porém, se quiser vencer o campeonato, a Yamaha terá que melhorar e muito seu desempenho na metade final das corridas.

Com 90 pontos no campeonato, Toseland terá quase um mês para refletir sobre sua liderança e também cobrar mais da Honda, que parece estar inferior a todas suas rivais, em particular, a Suzuki do vice-líder Biaggi. Com esse bom final de semana, o atual campeão Bayliss pulou para a terceira posição do campeonato e parece querer entrar na briga pelo título.

Nenhum comentário: