quinta-feira, 1 de março de 2007

Vamos para 2007!

Chegamos ao mês de março. Finalmente para os fãs da F1, entramos no mês mais esperado do ano. Daqui a 15 dias começam os primeiros treinos livres para o GP da Austrália. E no dia 18, o grande dia. Após 3 meses de testes e muito expectativa e especulação, vamos ver quem será o grande binômio carro-piloto da temporada 2007.

A receita deste ano está mais mexida do que nos anos anteriores e isso causa uma expectativa maior do que nas temporadas passadas. Hoje existem 3 grandes equipes e em todas elas houve grandes mudanças para esse ano e essas mudanças já foram ditas e comentadas a torto e a direito durante o final da temporada passada. Mas olhando apenas para o que aconteceu no Bahrein nas últimas duas semanas, muita coisa pode ser dita sobre todos os personagens de 2007.

Começando por quem não foi para o Bahrein. A Williams parece estar no mesmo nível do ano passado, ou seja, um carro rápido, mas ainda muito longe dos dias de glórias. Surpreendentemente Nico Rosberg andou muito mais rápido do que Alex Wurz em Barcelona e isso pode sepultar de vez a carreira do austríaco, hoje visto muito mais como piloto de testes do que um piloto verdadeiramente de corrida. E Rosberg precisa mesmo de uma temporada mais consistente, pois sua metade final de ano foi tenebrosa e muitos passaram a duvidar que ele fosse mesmo um futuro campeão em potencial. A Williams andou bem em algumas corridas no ano passado, mas a confiabilidade do carro deixou muito a desejar.

Já a Spyker pode vir a ser o fecha-grid deste ano. Última equipe a apresentar seu carro novo, a equipe holandesa parece estar um pouco perdida com vários pilotos pagantes dentro da equipe. Para piorar, o carro não está lá essas coisas e tomou em média 1s da Williams. Coitado do Mike Gascoigne...

A Red Bull e a Toro Rosso tem carros iguais e ninguém pode negar esse fato. Como ninguém pode negar o fato de que o carro (ou os carros) são ruins de doer. Coulthard e Webber apanharam bastante durante a pré-temporada com um carro que era lento e quebrava a quilo. E como a Toro Rosso é o mesmo carro e os pilotos ainda são inexperientes e festeiros, Gerhard Berger terá muito trabalho em 2007.

A Super Aguri deve aparesentar seu carro na semana do GP da Austrália com o carro da Honda de 2006. Aliás, gosto dessa iniciativa, mas Williams e Spyker não e isso deve causar problemas a equipe japonesa. E falando em Honda, na última semana eles apresentaram a nova pintura do carro. Nova e diferente. Contudo, diferente não significa bonito. E veloz também. Pelo menos isso disseram Button e Barrichello, que nitidamente andaram pra trás em relação a 2006.

A Toyota deve entrar numa crise existencial em 2007, pois mais um carro ruim foi feito e a pressão deve crescer bastante da matriz japonesa. Já se falam até na aposentadoria do Ralf...

A BMW-Sauber tem um bom carro, um ótimo motor e uma dupla de pilotos explosiva. O problema é que Heidfeld é bom, Kubica é ótimo e o carro é explosivo! Os problemas de confiabilidade que a BMW apresenta desde os tempos da Brabham (!) estão tão fortes como sempre estiveram e isso pode acabar com um campeonato que parece ser promissor para a equipe. Outra problema a resolver é a briga entre Heidfeld e Kubica. Heidfeld parece estar com inveja do seu jovem companheiro de equipe e isso pode atrapalhar mais do que ajudar.

A Renault também tem problemas com seus pilotos. O carro parece ser bom, seguindo a receita do ano passado, mas a dupla de pilotos será o calcanhar de aquiles da equipe francesa. Fisichella deve estar dando Graças a Deus por ainda estar na Renault, mas Briatore não deve ser tão bonzinho como foi até agora e se Fisico, pelo menos, não brigar pelo título, meu quase xará deve se juntar a Schumacher no barco de pescar. Ninguém duvida da qualidade de Kovalainen, mas um novato dificilmente vence campeonato e só a partir de 2008 veremos o que o finlandês poderá fazer.

Na McLaren, Alonso tentará repetir o que Schumacher já fez, ou seja, tirar uma equipe tradicional do limbo e leva-la de volta ao olimpo dos campeões. Será difícil? E muito! Ele conseguirá? Provavelmente. O carro tem se mostrado rápido e tem quebrado cada vez menos e isso pode ser um ponto a favor do espanhol, que terá a companhia de Lewis Hamilton, um novato na F1, mas que será campeão um dia. Podem me cobrar!

Lembro que até o último teste da pré-temporada de 2004, muitos apostavam na Williams-BMW e na McLaren, até que Schumacher estraçalhou com seus rivais em Ímola e ele foi campeão. De certa forma, isso tá acontecendo esse ano. Felipe Massa liderou quase todos os dias no Bahrein, última escala antes da Asutrália e a Ferrari parte com tudo para 2007. Porém, a scuderia não tem mais Michael Schumacher e desta vez não há piloto número 1. Uma briga entre Raikkonen e Massa será sadio e legal de se ver... do lado de fora! Lá dentro, isso pode dividir a equipe e Alonso se aproveitar e partir para o tri.

Isso vai acontecer? Não sei, mas é a minha aposta.

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