sábado, 23 de maio de 2009

Button na cabeça


Button está criando uma característica para si que apenas poucos puderam usar. Uma tática mortal, que acaba com a motivação de qualquer piloto, ainda mais do companheiro de equipe. O inglês passou o final de semana incógnito, sempre superado pelo aniversariante Rubens Barrichello e até mesmo no meio do pelotão, mas o líder do campeonato 'resolveu' andar justamente quando mais se precisava e como aconteceu em Barcelona, na sua última volta na Classificação, tirou uma volta da cartola e consegue a sua segunda pole consecutiva, se tornando um dos favoritos naturais para a corrida de amanhã, já que nem precisa dizer o quanto Monte Carlo traz dificuldades com relação às ultrapassagens. No entanto, Button terá uma nova ameaça nesta temporada. Uma ameaça vermelha!

O treino de hoje só teve surpresa no Q1. Logo de cara Felipe Massa deu uma estranha rodada no esses da piscina e quebrou o bico. Nada mal para quem rodou num setor da pista rodeado por guard-rails, mas aquilo parece ter derrubado a confiança do brasileiro, que não foi capaz de andar mais rápido do que Raikkonen no resto do dia. Da mesmo forma que foi estranha a rodade de Felipe, também foi esquisito a rodada de Hamilton, só que o inglês teve menos sorte e acabou quebrando a suspensão traseira esquerda, fazendo com que o piloto da McLaren ter que largar na 16º posição. A sua chateação enquanto caminhava rumo ao seu motorhome se deve a dois fatos desta sábado. Primeiro foi o bom desempenho da McLaren nas ruas de Mônaco, com Kovalainen conseguindo passar para o Q3 depois de muito tempo e a perspectiva de ter quatro carros muito lentos (as duplas de Toro Rosso e Force India) à sua frente na largada. Apesar de adorar Monte Carlo, a passagem de Hamilton por lá em 2009 não deverá ser nada memorável.

Por mim, a incrível penúltima e última fila para BMW e Toyota respectivamente. Se para a marca bávara isso não chega a ser novidade em 2009, ver a Toyota com seus dois carros fechando o grid chega a ser um choque, principalmente se lembrando que menos de dois meses atrás, eles fizeram dobradinha no grid para a corrida no Bahrein. Para quem necessitava urgentemente de uma vitória esse ano até mesmo para continuar sobrevivendo na F1, este sábado poderá ser marcante para a Toyota, assim como mostra que a F1-2009 está imprevísivel! Tanto que a Ferrari, que ocupou as duas últimas posições na mesma corrida no Bahrein na sexta-feira, se recuperou de forma espetacular e colocou seus dois carros na briga pelas primeiras posições. E ainda trouxe Raikkonen de volta à Terra, após meses de inanição do Campeão Mundial de 2007. Kimi voltou aos bons tempos com uma guiada forte e não será nenhuma surpresa vê-lo na ponta na Saint-Devote, já que a Ferrari manteve o Kers em Mônaco (ao menos o aviso amarelo do kers estava grudado no carro de Kimi hoje.)

Contudo, a Brawn virá com tudo para dar a Button mais uma vitória nesta temporada. O inglês tem tudo para disparar na liderança, principalmente com Barrichello em terceiro. Rubinho estava com altas expectativas para esta corrida que marca seu 37º aniversário, mas ele foi derrotada, mais uma vez, por um dominante Button e corre o risco cada vez maior de se ver novamente como um mero segundo piloto dentro da equipe. Vettel foi rápido e tinha pinta de que poderia surpreender, mas ele pareceu ter sido atrapalhado em sua última volta na Classificação, enquanto Webber ficou bem para trás com relação ao jovem alemão. Com os péssimos desempenhos de BMW e Toyota, quem se aproveitou para aparecer bem foi Toro Rosso e Force India, com seus dois carros no Q2 pela primeira vez na história. Rosberg parece se sentir mesmo à vontade em Mônaco e a Williams parece em melhor forma, tanto que Nakajima foi para o Q3 pela primeira vez no ano. Alonso tenta fazer o possível com o equipamento que tem em mãos, enquanto Nelsinho já dá entrevistas em tom de melancolia e até mesmo despedida. Será difícil ele conseguir algo de bom na F1 em 2010 com que o vem mostrando.

A corrida de amanhã promete não ter a emoção do ano passado, quando a chuva embaralhou tudo, mas pode trazer surpresas. A Ferrari finalmente veio forte e o kers de Kimi poderá fazer diferença na largada. Hamilton tentará uma corrida de recuperação vindo muito de trás, mas dificilmente poderá pontuar. Só se houver muitos abandonos, algo que pode muito bem ocorrer com ele. Porém, a Brawn virá forte e pode conquistar até mesmo um pódio, já que Vettel, seu principal adversário em 2009, não vem tão bem assim. É ótimo falar de esporte, por isso, não falei nada sobre F1 nesses dias...

Um comentário:

Arthur Simões disse...

Amanha a Force India sai da seca!!

Seilá,estou com esse pressentimento.

Abraço JC!!