domingo, 31 de maio de 2009

Estratégia


Neste ano a palavra estratégia, muito usada na F1, está em voga no Mundial de Motovelocidade. Graças as chuvas que vem caindo nas provas do mundial, essa palavrinha que não existia no vocabulário dos motociclistas está aparecendo com força e foi por causa dela que Casey Stoner, que chegou a chamar sua moto de merda no sábado, venceu o Grande Prêmio da Itália deste domingo numa prova cheia de alternativas, onde vários pilotos lideraram ao menos uma vez.

O drama desta corrida em Mugello começou antes mesmo da largada quando o pole Jorge Lorenzo pagou o mico de cair na sua volta de instalação, tendo que voltar rapidinho aos boxes para trocar de moto. Refeito do susto, o espanhol vacilou na largada e deu chance a vários pilotos que normalmente não disputam as primeiras posições, como foi o caso da Honda de Andrea Doviziozo e a dupla da Suzuki. Stoner, Rossi e Lorenzo vinham mais atrás. A pista começava a secar e veio a mesma indagação de Le Mans: Quando ir aos boxes trocar de moto? Enquanto a questão permanecia, dois italianos davam show na frente. Doviziozo, com a moto oficial da Honda, e Marco Melandri, com uma Kawasaki que não andava nada ano passado, foram para frente a assumiram a ponta. Lorenzo e Rossi se aproximavam de ambos quando os pilotos começaram a fazer suas paradas de boxe. Seria F1?

Stoner estava fazendo uma corrida discreta, apesar de ter liderado no início, pois sua Ducati debitava potência em excesso nas muitas curvas de Mugello. O australiano foi um dos primeiros a trocar de moto e isso foi essencial para sua vitória. Melhor equilibrado com o piso seco e com os pneus mais aquecidos, Stoner ultrapassou Melandri e a dupla da Yamaha, os últimos a pararem, além de Doviziozo e não perdeu mais a ponta, apesar da pressão do surpreendente Suzuki de Loris Capirossi. Rossi tentava ultrapassar Lorenzo, mas o espanhol provou que a marra que tem é comparável com seu espírito de luta, pois o piloto da Yamaha não se deixou ser ultrapassado pelo companheiro de equipe, como ultrapassou Doviziozo e Capirossi nas últimas voltas, chegando exatos 1s atrás de Stoner. Rossi foi terceiro, mas recebendo uma pressão forte de Doviziozo no final, que se vê como principal piloto da Honda, principalmente com mais uma contusão de Daniel Pedrosa. Desta vez, bem esquisita. Quem já viu alguém ter uma distensão... no glúteo?

Casey Stoner aproveitou a experiência de sua equipe na pista de Mugello para vencer e assumir a ponta do campeonato, mas a dupla da Yamaha está cada vez mais forte e será um páreo duro para o piloto da Ducati. Nas 125cc, o inglês Bradley Smith fez uma corrida forte para vencer pela segunda vez no ano, enquanto que as 250cc foi a melhor prova da programação, com Mattia Pasini, Marco Simoncelli e Álvaro Bautista dando um show na pista encharcada de Mugello. Os três bateram, trocaram de posição em praticamente toda a prova, e numa espatacular disputa na última volta entre os dois italianos, Pasini superou Simoncelli, com Bautista, que chegou a ser colocado para fora da por Simoncelli, em terceiro, mas é o líder do campeonato.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Il dotore derrotado... Coisa rara!