domingo, 17 de maio de 2009

Faça chuva, faça sol


As 24 Horas de Le Mans sempre foram conhecidas pelas chuvas, que sempre em algum momento da prova atrapalha (ou ajuda) os pilotos que disputam a mítica corrida. Mesmo sendo bem mais curta, o Mundial de Motovelocidade viu o clima se alternando a quase todo momento, fazendo com que suas corridas fossem imprevísiveis. Porém, quem não ligou muito para essa instabilidade foi Jorge Lorenzo, que venceu o Grande Prêmio da França de forma dominante, deixando seus adversários para trás com um pilotagem impecável, seja com pista úmida (no início), seja em piso seco (os últimas dois terços de prova).

A prova das 125cc foi ganha por Julian Simon, enquanto Marco Simoncelli levou a tumultuada corridas das 250cc. Como a pista ainda estava úmida, havia a expectativa na hora da escolha dos pneus, mas todos foram cautelosos e largaram com pneus para pista molhada, apesar de não estar chovendo mais e a pista estivesse secando rapidamente. Foi então que começou o show de Lorenzo. O espanhol da Yamaha permaneceu em terceiro na aproximação até a primeira curva, mas já completou a primeira volta na liderança e de lá não sairia mais. Lorenzo, que havia caído na última prova, em Jerez, se distanciou a cada volta do segundo colocado, seja ele quem fosse, e não se precipitou no momento em que os pilotos precisaram trocar de motos, pois não existe troca de pneus no Mundial de Motovelocidade. Quem cometeu esse erro foi Rossi, que foi o primeiro a montar uma moto com pneus slicks e o resultado foi uma queda. Como se fosse na Nascar, Valentino entrou nos boxes nada menos do que quatro vezes e perdeu a liderança do campeonato, ao completar em 16º.

Enquanto Lorenzo se encaminhava para a segunda vitória na temporada, surpresas aconteciam atrás de si. Após um ano decepcionante na Ducati, Marco Melandri parecia fadado a outra temporada terrível na Hayate, equipe surgida dos escombros da Kawasaki, mas o italiano vinha fazendo um campeonato surpreendente e a cereja no bolo foi nesse domingo, com um desempenho sólido rumo ao segundo lugar. Equipe de sucesso surgida através do abandono de uma montadora japonesa? O paralelo com a Brawn é claro, mesmo com Melandri não ter conseguido uma vitória esse ano. Ainda.

Daniel Pedrosa foi o personagem do final da corrida ao conseguir uma emocionante ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe, Andrea Doviziozo, na última volta. Conhecido por ficar pouca a vontade na chuva, Dani seguiu Valentino Rossi na precipitação e isso lhe custou muito tempo, que poderia ter o colocado na briga com Lorenzo pela ponta. O campeonato agora está embolado com Rossi, Lorenzo e Stoner, praticamente desaparecido na França, praticamente empatados na liderança, enquanto Pedrosa começa a se aproximar dos dois. 2009 realmente promete!

Nenhum comentário: