Além de ser um grande campeão e uma lenda viva do esporte, Valentino Rossi tem algumas virtudes que algumas pessoas pouco percebem: a imposição psicológica. Muitos pilotos da Nascar dos anos 80 e 90 falavam que nunca ficavam indiferentes quando viam pelo retrovisor o carro preto de número 3 de Dale Earnhardt. Conhecido com o meigo apelido de Intimidador, as disputas com Earnhardt eram curtas e decisivas, com o outro piloto saindo da sua frente ou indo para omuro. Rossi era mais sutil. A sua presença em 2º lugar já é sinal de preocupação para os pilotos. Que o diga Sete Gibernau e Massimiliano Biaggi. Parece que Stoner é o próximo.
Após dominar todos os treinos no final de semana no Catar, o australiano se recuperava rapidamente de uma má largada e já liderava,com Rossi em segundo. Querendo se livrar da incomoda presença do eneacampeão, Stoner forçou o ritmo. Forçou demais. Na sexta volta estava com a cara no chão, deixando o caminho livre para Valentino conseguir uma categórica, mas não tranqüila vitória. Se Dani Pedrosa parecia que seria quem mais incomodaria Rossi, foi seu companheiro de equipe Andréa Doviziozo que mais perturbou o compatriota, chegando a ultrapassar Rossi na longa reta dos boxes graças a prodigiosa potência da moto Honda. Porém, Doviziozo não foi capaz de segurar Jorge Lorenzo no final da corrida e a Yamaha pôde completar a dobradinha na etapa de abertura, mostrando a continuação do domínio da marca nipônica.Doviziozo ainda teve que lutar contra um surpreendente Nicky Hayden,que honrou o bom desempenho da Ducati com uma agressiva apresentação no Catar. O americano perdeu o terceiro lugar para Doviziozo na reta de chegada, após uma ultrapassagem audaciosa do americano sobre o representante da Honda na última volta. Para Stoner, resta a certeza que tem uma boa moto, mas que precisa melhorar no aspecto psicológico se quiser derrotar um adversário como Rossi. Algo que Pedrosa, caindo pelas tabelas e vendo seu companheiro de equipe no pódio, precisa muito, pois seu posto de intocável dentro da equipe Honda começa a ficar ameaçada.
Na Moto2, com vários pilotos que não conseguiram sucesso na MotoGP no ano passado, quem conseguiu uma boa vitória foi um piloto que sequer tinha conquistado um pódio até o ano passado no Mundial. Shoya Tomizawa, de apenas 19 anos, fez uma corrida de gente grande e superou adversários com bem mais experiência, como Toni Elias, Alex Debon e Jules Cluzel. A categoria estreou com o enorme grid de 41 motos e a esperança de que revelará ótimos pilotos nos próximos anos. A categoria 125cc, a única intocável nos 61 anos de Mundial, continuou com suas corridas emocionantes e aglomeradas, mas quem venceu no final foi o espanhol Terol.
Na F-Indy, Hélio Castroneves venceu uma corrida estritamente estratégica numa pista nova e bonita, até mesmo boa de se guiar, mas sem nenhum ponto visível de ultrapassagem. Experiente, o brasileiro soube usar da conhecida astúcia estratégica da Penske para se ver livre de Marco Andretti, em uma estratégia diferente, e segurar, sem muitos dramas, Scott Dixon no final, principalmente na última relargada. Will Power, que venceu as duas primeiras corridas e largou na pole no Alabama, fez uma prova discreta onde escolheu um pouco errado na estratégia e acabou em 5º, um resultado que não o tirou da liderança do campeonato. Com a vitória, Helinho subiu para 2º no certame, enquanto os outros brasileiros estão bem longe da briga.
Após vender a Stock Car como uma das melhores categorias de turismo do mundo, a própria Rede Globo está se encarregando de estragar apromoção da categoria, com transmissões ruins e curtas da categoria. Enquanto a corrida se desenrolava em Curitiba, a Globo passou algumas matérias sobre futebol, inclusive sobre o Notts, clube mais antigo do mundo. Bem legal, talvez mais interessante que a própria corrida. Talvez a Globo já percebeu que a categoria não proporciona um bom show, além de ser fraca tecnicamente, vide as grandes críticas feitas por Cacá Bueno nos últimos dias. Tenho a teoria de que Cacá saindo da Stock, a Globo perderá o interesse e a categoria cairá. E pelo jeito, não está tão longe de acontecer...
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