sábado, 3 de abril de 2010

Loteria malaia


Numa F1 onde se ultrapassar é algo bastante complicado, uma boa posição no grid é crucial para se sonhar num bom resultado no domingo. Para se conseguir uma boa classificação, é fundamental estar na pista na hora certa, sem muito tráfego e com a pista liberada, sem bandeiras amarelas. Em Sepang, onde se chove bastante, principalmente pelo novo horário escolhido pelos organizadores da corrida, isso fica ainda mais evidente, mas a Ferrari se esqueceu desses detalhes básicos e por isso seus dois pilotos terão bastante trabalho neste domingo.

Como sempre acontece naquela região do globo, a chuva se fez presente no final da tarde, mas para complicar a todos, a chuva não veio de forma linear, caindo com mais ou menos intensidade ao longo da quase uma hora e meia que durou a sessão. Indo na contra mão da maioria, não acho que o Grande Prêmio da Austrália foi emocionante unicamente pela chuva, até porque 90% da prova foi realizada com piso seco, mas hoje a chuva definiu o rumo da Classificação na Malásia. Enquanto todos os times largaram seus carros rapidinho, Ferrari e McLaren apostaram que a chuva iria parar logo. Se a chuva parasse e Hamilton e a dupla da Ferrari estivessem na briga pela primeira fila, os estrategistas das duas equipes seriam bestiais. Como a chuva aumentou e Hamilton, Alonso e Massa largarão nas últimas posições, ficaram como bestas! Para completar a desgraça mclariana, Button havia conseguido tempo para passar ao Q2, mas acabou atolando seu McLaren na caixa de brita e também largará nas últimas posições. Um péssimo indício para um final de semana que parecia promissor a McLaren.

Durante a transmissão, Galvão Bueno afirmou que um contrato de três anos está redigido esperando apenas Felipe Massa assinar. Se está redigido, o que Massa está esperando para assinar? Achei que isso foi apenas uma bravata do narrador, vendo a barra pesar para o amigo, pois enquanto Alonso é mais rápido do que Massa, Kubica vem fazendo uma temporada excepcional, colocando seu carro mais uma vez no Q3 e largando em 6º, separando os dois carros da Williams. Por sinal, Galvão ficou tão preocupado em dizer que Schumacher levou tempo novamente de Rosberg, que não quis ver o quanto Barrichello levou de tempo de Hulkenberg no Q3. Surpresa? Para quem acompanha a carreira do jovem alemão, não. Hulkenberg apareceu para a vitrine do automobilismo mundial justamente numa corrida debaixo de muita chuva na A1GP, quando venceu com uma vantagem superior a 40s. E com carros iguais!

Indiferente as imtempéries climáticas, a Red Bull conseguiu a terceira pole em três corridas em 2010, sendo que desta vez foi Mark Webber que conseguiu o pulo do gato quando resolveu utilizar pneus intermediários, enquanto todo o resto utilizava pneus para chuva extrema. Com isso, o australiano colocou mais de 1s sobre todos os demais e, se chover, poderá ter uma largada limpa amanhã. Na verdade, independente que se chova ou não neste domingo, a emoção estará garantida para a corrida, pois Alonso, Hamilton e Massa virão famintos lá de trás, enquanto Red Bull e Mercedes (por enquanto, apenas de Rosberg), se degladiarão pela liderança antes que cheguem seus inimigos. Seja a dupla da Ferrari e da McLaren, seja a famosa tempestade que interrompeu a prova do ano passado.

Um comentário:

Ron Groo disse...

É não tem outra palavra pra definir a corrida se a chuva for como foi esta madrugada.
E o mais legal... Alonso la no fim... Tomara que quebre.