sábado, 17 de abril de 2010

Na hora certa


Sebastian Vettel não vinha tendo um final de semana esplendoroso até o Q2 do Grande Prêmio da China. As vedetes vinham sendo as McLarens e seus dutos mágicos, com Mark Webber os ameaçando constantemente. O alemão da Red Bull não vinha apresentando seus desempenhos dominadores de antes, mas como um grande campeão que um dia será, Vettel soube atacar na hora correta e numa última magistral, saiu do anonimato chinês para a terceira pole em quatro corridas da temporada 2010, mostrando quem é o piloto mais rápido atualmente na F1. Corroborando com a ótima fase da Red Bull, Webber conseguiu um lugar na primeira fila e a Red Bull completa sua segunda dobradinha seguida, mostrando que é o time a ser batido hoje.

Os treinos prometiam uma disputa entre Red Bull e McLaren, com uma leve vantagem para Lewis Hamilton, graças ao desempenho do inglês e a velocidade impressionante do carro inglês na longa reta oposta. Hamilton confirmou sua superioridade ao marcar o melhor tempo do final de semana no Q2 e recolher seu carro, pois tinha exata noção de que não seria mais batido. E realmente não foi. Aparentemente, o inglês teria como grande adversário Mark Webber e um inspirado Fernando Alonso. Vettel não brigava pela ponta em nenhum momento deste final de semana, mas já em sua primeira volta no Q3, o alemãozinho mostrou força e ficou com o melhor tempo. Quando as equipes liberaram seus carros para a tentativa final, Hamilton foi o primeiro a tentar e chegou a fazer ótimas parciais, mas acabou 2º, milésimos de segundo atrás de Vettel, mas Webber superou o companheiro de equipe logo depois. A resposta não tardou a acontecer e Vettel conquistou a pole com uma vantagem considerável, vide o quão apertado foi a última parte da Classificação.

Para desespero de Hamilton, ele ainda foi superado por dois pilotos que começam a superar seus fortes companheiros de equipe por uma margem considerável. Nico Rosberg pôs seu Mercedes na segunda fila, enquanto Michael Schumacher decepcionava mais uma vez, chegando a levar 1s do compatriota em certo momento do Q3, mas a nona posição, superado por um dos pilotos fora do G4 ligou o sinal de alerta para Schummy, claramente batido pela nova geração. Aos 41 anos de idade e três anos fora, o alemão vê sua passagem pela F1 manchada por um retorno nada glorioso. Alonso parecia estar levando sua Ferrari nas costas hoje e o espanhol já está virando especialista no assunto, lembrando seus tempos na Renault. Fernando ficou em terceiro, mais de três décimos à frente de Massa, que não cosneguiu andar no mesmo ritmo de Alonso no final de semana. Mesmo líder do campeonato, Felipe Massa não está mais rápido do que Alonso e quando o espanhol tiver uma corrida longe dos problemas, não demorará a superar o companheiro de equipe, para desespero global.

Por sinal, não assisti a transmissão dos treinos pela Globo, por causa de uma crise forte de sinusite que não me permitiu acordar de madrugada, mas pela SporTV hoje pela manhã e impagável Lito Cavalcanti rebatizou novamente Virgin e Hispania. Agora são "equipe de Lucas di Grassi" e "equipe de Bruno Senna". Ridículo! Essa história chegou as raias do medíocre!

Falando em brasileiro, Rubens Barrichello fez outra boa Classificação e por pouco não tirou Schumacher do Q3, ficando 0.033s atrás do alemão, mas como estará próximo da zona de pontos, não será surpresa alguns pontinhos amealhados do brasileiro. Ver Robert Kubica e Adrian Sutil no Q3 não é mais surpresa e chega dar pena de Vitaly Petrov, pois o russo não é um mal piloto, mas logo na estréia tem que encarar um piloto do naipe do polonês dentro da equipe Renault. Após o susto na sexta-feira, a Toro Rosso viu mais um bom desempenho de Jaime Alguersuari, andando forte o final de semana inteiro, bem na semana em que a Red Bull anunciou que pode trocá-lo por Daniel Ricciardo, australiano apesar do nome, em 2011. A Sauber é a pior equipe dos times já estabelecidos, enquanto Nico Hulkenberg está levando um banho do velhinho Barrichello na disputa interna da Williams.

Se a corrida for normal e sem muitos problemas, a vitória caminha para os lados da Red Bull, com Alonso tentando algo para impedir mais uma vitória austríaca, sem contar com Hamilton, comprovadamente com um bom carro, vindo com tudo largando em 5º. Massa terá que fazer outra largada como as anteriores se quiser permanecer na liderança do campeonato, mas também há a chuva prevista para este domingo. Sendo assim, a chuva não viria numa hora boa para Vettel e seus companheiros.

Nenhum comentário: