sábado, 26 de maio de 2012

Ganhou, mas não levou

Michael Schumacher é depois de Felipe Massa o alvo preferencial para críticas e especulações de quem ocupará seu lugar em 2013, devido ao mau desempenho nesta temporada. Sinceramente, nunca fui muito simpático a essa volta de Schummy a F1 pois ele se aposentara por cima no final de 2006 e três anos fora da F1, com mais de 40 anos não era um bom cartão de visita para equipe qualquer, mesmo a Mercedes tendo sido campeã em 2009 com outro nome (e menos dinheiro). O tempo mostrou um Schumacher com lampejos raríssimos de sua genialidade e um piloto até mesmo trapalhão, o que acabou estragando seu lampejo dessa manhã.

Schumacher necessitava de uma exibição dos bons e velhos tempos e o heptacampeão o conseguiu de forma exuberante em Monte Carlo, um dos seus palcos favoritos. O piloto da Mercedes foi o mais rápido de uma classificação muito acirrada, onde os cinco primeiros ficaram separados por apenas 0.25s, mas como Schumacher fez besteira em Barcelona quinze dias atrás, ao bater na traseira de Bruno Senna, o alemão já sabia que largaria com cinco posições e justo quando foi o mais rápido, terá que amargar a sexta posição no grid, fazendo com que Mark Webber ficasse com a pole e se tornar automaticamente o favorito para a corrida de amanhã. O australiano chegou a reclamar da competitividade desta temporada, talvez por estar mal acostumado com o domínio de sua equipe, mas Webber ficou bem à frente de Vettel neste sábado, com o alemão tendo que emular seu compatriota e voltar a fazer uma boa exibição.

A Mercedes se provou muito bem em Mônaco e Nico Rosberg pode fazer as vezes do time e ficar com a vitória, basta uma largada melhor do que a de Webber, seu companheiro na primeira fila e que várias vezes não saiu bem no apagar das cinco luzes vermelhas. A McLaren vive um paradoxo de uma boa classificação de Hamilton e ver Button, mais uma vez, falhar em passar ao Q3. E pela segunda vez consecutiva! Button é outro que precisa de uma reviravolta. A Lotus não foi tão bem quanto o esperado, mas ainda colocou seus dois carros no Q3, algo que a Ferrari fez pela primeira vez este ano, na melhor exibição de Felipe Massa esse ano, com o brasileiro ficando próximo de Alonso no Q3, mas em outras oportunidades ficando à frente do espanhol. A Williams esteve longe de repetir o ótimo desempenho de Barcelona e Maldonado ainda sofreu com uma punição de dez posições, fazendo com que este final de semana não seja muito bom para o time inglês.

Assisti boa parte do treino no mute, pois estava em aula, mas no finalzinho deu para pegar a transmissão desesperada de Galvão Bueno com a pole de Schumacher. Para quem não sabe, o alemão da Mercedes está apenas uma vitória atrás de Ayrton Senna no quesito de triunfos em Monte Carlo e com a possibilidade de Schummy igualar Senna, Galvão quase teve um piripaque. Seria até bem feito se Schumacher vencesse. Tanto para ele, como para seus críticos. Afinal, rei nunca perde a majestade!

Nenhum comentário: