quinta-feira, 17 de maio de 2012

O dia em que Nigel Mansell endoidou

Hoje fazem 25 anos de uma das cenas que eu mais queria ver na história na F1, mas que particularmente não vi nem foto ou imagem do acontecido. Se alguém a tiver, por favor, me avisa. Mansell tinha um ar de pateta inglês com sua cara de choro eterno e jeitão de andar desengonçado, com sua altura, alta para os padrões da F1, aumentando essa sensação. Desde que começou a vencer na F1, no final de 1985, Mansell se tornou uma estrela da categoria e começou a ter encrencas com as demais estrelas do circo, em particular seu então companheiro de equipe Nelson Piquet e Ayrton Senna. Ambos pilotos muito agressivos e perseguindo seu primeiro título no momento, Mansell teve várias brigas homéricas com Senna e no Grande Prêmio da Bélgica em 1987, a briga atingiu seu ápice.

Mesmo sem chuva, a corrida em Spa começou complicada, quando um acidente envolvendo os dois pilotos da Tyrrell, Jonathan Palmer e Philippe Streiff, paralisou a corrida na segunda volta. Mansell havia largado melhor na primeira tentativa, mas quando a luz verde apareceu pela segunda vez em Spa, Senna atacou o inglês e assumiu a ponta. Mansell imediatamente partiu para cima do brasileiro, mas Senna já havia mostrado algumas vezes que não se intimidava muito com o inglês e ambos acabaram se tocando e a rodada dupla foi inevitável. Senna abandonou ali mesmo, enquanto Mansell tentou retornar à pista, mas abandonaria voltas mais tarde.

Vendo seu odiado companheiro de equipe Nelson Piquet na ponta, após este ter sofrido um sério acidente em Ímola, e podendo ter sua liderança dentro da equipe Williams perdida, Mansell ficou possesso. Era a terceira vez em menos de dois anos que Mansell se dava mal em uma disputa com Senna. Juntando tanta frustração junta, Nigel partiu feito um touro furioso rumo ao box de sua antiga equipe atrás de Senna. Tendo abandonado algumas voltas atrás, Senna foi pego de surpresa, enquanto Mansell partiu para cima do brasileiro lhe dando um empurrão e errando um soco na cara por pouco antes de ser contido pelos seus antigos mecânicos e engenheiros da Lotus. Infelizmente, não há um único registro da cena, que certamente seria sucesso do youtube. Dias mais tarde, Mansell diria que Senna 'era a peste da F1'. Quando ambos conquistaram seus títulos, a tensão entre eles diminuiu e houve até certa camaradagem entre eles no final.

Um comentário:

Anônimo disse...

lembro desse momento foi muito hilario tinha 7anos.ao ver a cena do GP Belgica 1987,Mansell tentou passa num lugar nao dava o resultado foi uma batida,pena nao tenha um video desse episodio mais o fantastico da Globo fez um breve comentario.