domingo, 20 de maio de 2012

Igual a F1 2010

Dois anos atrás, as corridas da F1 estavam tão chatas e sem graça, que antes mesmo dos carros irem para os primeiros treinos livres, umas das atrações era pesquisar como seria a condição climática no domingo, pois somente a chuva poderia animar as insossas corridas daquela temporada. A MotoGP ainda não entrou nessa rotina, mas pelo o que vimos hoje e nas três provas anteriores de 2012, a chuva sempre será bem vinda para animar um pouco as corridas da principal categoria do Mundial de Motovelocidade, mesmo que o vencedor não mude muito.

Quem não aproveitou muito a animação da prova de hoje foi Jorge Lorenzo. O espanhol da Yamaha largava apenas em quarto, pela primeira vez em muito tempo longe da primeira fila, mas Lorenzo largou muito bem, partiu para cima das duas Hondas oficiais e no final da primeira volta já estava em primeiro. E desapareceu. As condições de pista traiçoeiras não favoreceram a melhor moto que é a Honda e tanto Stoner como principalmente Pedrosa, sucumbiram diante do talento de Lorenzo e de Valentino Rossi, magistral na corrida de hoje. Vale pulou do nono lugar no grid para quinto na largada e brigou intensamente com as duas Yamahas de Doviziozo e Carl Cruthlow, os deixando para trás após longa briga, onde os dois acabaram caindo, mas sozinhos. Depois Rossi partiu em perseguição a Stoner nas últimas voltas e contando com a ajuda do retardatário Yonny Hernandez, o piloto da Ducati deixou o australiano para trás na abertura da última volta para conseguir um segundo lugar com cheiro de vitória para uma claudicante Ducati.

Com sua aposentadoria anunciada, Stoner perdeu muitos pontos com relação a Lorenzo na briga pela liderança do campeonato, mas com certeza gostou da boa briga que teve com Rossi, apesar de ter saído perdedor. O australiano chegou a esboçar uma aproximação a Lorenzo, mas Stoner continua a sofrer com a queda de rendimento que sempre lhe atinge nas voltas finais das corridas. Apesar da péssima narração no SporTV (volta Sérgio Maurício!), duas participações do telespectador foram precisas hoje. Daniel Pedrosa é um piloto totalmente sem sal, um 'arroz de festa', 'picolé de chuchu', e mesmo tendo sua vaga praticamente garantida na Honda no ano que vem com a aposentadoria de Stoner, Marc Márquez deverá ser o novo queridinho da Honda a partir do próximo ano quando subir da Moto2 e dificilmente Pedrosa, mesmo com seu talento, será campeão. Seu problema é na cabeça. Outra intervenção via mídia interessante foi que Ben Spies está para Jorge Lorenzo na Yamaha oficial como Felipe Massa está para Fernando Alonso na Ferrari. A diferença entre Spies e Lorenzo é abissal e a quase-queda do americano na largada (!) mostra bem o quão mal está Spies, principalmente com seu companheiro de equipe liderando o campeonato e ele amargando as últimas posições.

A MotoGP ainda não produziu corridas como na Moto2 ou Moto3, mas a chuva deu a apimentada que faltava a categoria, que até a corrida em Le Mans tinha nos proporcionado corridas monótonas, com motos espaçadas e o pódio sendo dominado pelo trinômio Stoner-Lorenzo-Pedrosa. Com a chuva, Lorenzo venceu de forma categórica, mas houve briga e emoção nas demais posições. Como sempre deveria ser!

Nenhum comentário: