domingo, 10 de junho de 2007

Apesar do susto, Hamilton finalmente vence a primeira

Já fazia muito tempo que a F1 não levava um susto tão grande. O Galvão ficou com voz de velório, até mais de que quando Massa foi desclassificado. As câmeras não mostravam muita coisa. Para ironizar as coisas, a Globo ainda mostrou o acidente fatal de Riccardo Palletti antes da largada. O acidente de Kubica é desses de pensar como a F1 é segura, pois se fosse, não indo muito longe, uns 10 anos antes, com certeza o piloto não quebraria apenas a perna. Kubica foi tocado por Cristo, como minha mãe costuma dizer. Ele nasceu de novo, é que muitos irão dizer. Mas o que importa é que Kubica está bem e logo, logo estará de volta às pistas. E tomara que seja logo mesmo.

O Grande Prêmio do Canadá foi de longe o melhor desta temporada. Mesmo com um campeonato tão disputado, a F1 estava tendo corridas chatas e sem ultrapassagem, mas em Montreal finalmente podemos ver uma corrida com várias alternativas, ultrapassagens e acidentes (tirando o de Kubica, lógico). E finalmente Hamilton venceu! O inglês quebrador de recordes se tornou o primeiro piloto negro da história da F1 a vencer uma corrida e a venceu com estilo. Se aproveitando dos problemas de todos seus rivais, Hamilton dominou como quis a corrida e mesmo com quatro entradas do safety-car, ele relargou com maestria, tanto que Heidfeld não ficou próximo nenhuma vez de Hamilton durante as várias relargadas.

A corrida foi diferente desde a largada. Hamilton largou de forma convencional, enquanto levava colado atrás de si Nick Heidfeld. Alonso tentou ir por fora, mas acabou travando a roda dianteira direita e foi para grama. Ele voltou bem à frente de Hamilton, mas sem velocidade e assim caiu para quarto, atrás de Heidfeld e Massa. Massa tinha ultrapassado Raikkonen e o finlandês ainda foi deixado para trás por Nico Rosberg. Enquanto Hamilton disparava, Heidfeld ficava para trás, mas não chegava a atrapalhar Massa, que tinha se aproveitado de um erro de Alonso na primeira curva ainda nas primeiras voltas. Rosberg surpreendia e seguia Alonso de perto, enquanto mantinha Raikkonen sobre controle. Mais atrás, muitas disputas e ultrapassagens protagonizadas principalmente por Mark Webber. A primeira entrada do safety-car mudou muita coisa, pois Hamilton tinha acabado de parar enquanto Alonso e Rosberg pareciam não estar muito informados das novas regras do safety-car. Punição para eles. Após o acidente de Kubica, muita gente deu o pulo do gato. Como a neutralização foi muito longa, muita gente parou duas vezes, colocando os dois tipos de pneus, pois os macios não eram bons. Simples assim.

Hamilton não quis saber de muita conversa e venceu de uma forma tão natural, que nem parecia que ele é um novato. Me lembro que o meu guru Eduardo Côrrea falava muito em quebrar a "barreira da vitória". Parece que Hamilton já tinha quebrado essa barreira antes de sua primeira vitória. Agora, Lewis lidera o campeonato com folgados oito pontos de vantagem em cima de Alonso e praticamente inalcançáveis 15 pontos em cima de Massa. Uma hora dessa a imprensa inglesa deve estar delirando, pois desde Nigel Mansell o hino britânico não era tocado com tanta alegria e esperança, mesmo com Damon Hill e Jenson Button ano passado. Alonso teve um dia de cão e esteve longe de ter um carro minimamente decente neste domingo. Depois de errar 3 vezes na primeira curva e sofrer a punição por ter entrado nos boxes na hora errada, o espanhol até que conseguiu várias ultrapassagens e um pódio não seria surpresa, mas quando o safety-car saiu pela última vez o carro da McLaren perdeu rendimento e Alonso foi presa fácil... para a Super Aguri do Sato! Agora com oito pontos de desvantagem, Alonso terá que se virar para derrotar seu motivadíssimo companheiro de equipe.

A Ferrari é outra que quer esquecer Montreal o mais rápido possível. Quando saíram de Monte Carlo, a equipe italiana disse que Montreal seria diferente, mas o que se viu foi exatamente o contrário. Primeiro, Raikkonen tocou em Massa na curva 2, após a largada, e danificou sua asa dianteira. Massa não tinha ritmo para atacar Heidfeld, enquanto Raikkonen estava ficando longe da Williams de Rosberg! Na primeira parada, me assustei vendo Kubica parado na saída dos boxes. Teria o piloto da BMW problemas? Uma câmera mais próxima explicou tudo. O sinal estava vermelho. Montoya também sofreu com problema semelhante no Canadá em 2005 e teve destino parecido. Bandeira preta e desclassificação sem muita reclamação. Acho que o Massa estava tão concentrado em ir logo para à pista que se esqueceu de olhar que cor estava o sinal, mas não podemos culpar somente Felipe, pois a Ferrari também poderia ter avisado e tinha até mais condições de fazer isso. Pois bem, mesmo com a asa trocada Raikkonen continuou com sua corrida sem-vergonha e chegou a ser ultrapassado pela... Super Aguri de Takuma Sato! E sabe o que é pior? Ficou atrás do japonês... Foi um quarto lugar que caiu do céu para o finlandês, mas essa falta de gana está prejudicando seriamente a imagem de Kimi.

Mesmo com o acidente de Kubica, não dá para dizer que a BMW saiu triste de Montreal. Heidfeld fez a corrida da sua vida e deu o primeiro pódio para a marca alemã no ano e o melhor foi que Nick conseguiu a segunda posição por mérito próprio, pois desde a primeira curva permaneceu lá e tinha ritmo para tanto. Agora, as surpresas...

Se tem uma equipe que eu torço, essa é a Williams. Admiro a história de Frank Williams e mesmo em dificuldades, a equipe não esmoreceu e conseguiu o primeiro pódio desde o Grande Prêmio da Europa de 2005. Porém, o que ninguém imaginou foi que o pódio fosse conquistado por Wurz, que havia largado em décimo nono. Dez anos após sua estréia em Montreal, Wurz fez uma corrida tática, de apenas uma parada, e se aproveitou das várias entradas de safety-car para cuidar dos seus pneus macios que usou na metade final da corrida. E isso tudo com a asa traseira quebrada! A emoção da equipe quando Wurz subiu ao pódio foi cativante, enquanto Wurz acenava para seus mecânicos como se fosse um rapper. O coitado do Rosberg, que sempre fica na frente de Wurz nas Classificações e treinos livres, deu azar e sofreu a mesma punição de Alonso, mas como ele não tinha uma McLaren em mãos, pouco pode fazer e ainda rodou na tentativa de ultrapassar Trulli na curva 1. Décima posição para o azarado alemão, que já merece aparecer mais à frente no final das corridas.

Kovalainen foi outro que deu a volta por cima em Montreal. Depois de bater na Classificação e ficar na Q1, Kova trocou o motor e largou em último. Usando a mesma estratégia de Wurz, Heikki fez algumas ultrapassagens no início e teve paciência na metade da corrida e no final chegou a atacar Wurz para ficar no pódio, mas o finlandês achou melhor ficar com a quarta posição e por lá ficou. Grande resultado para ele, que já tinha a demissão dada como certa e igualou a melhor posição conquistada por Fisichella em Monte Carlo. Fisico, que vinha andando bem, fez a mesma besteira de Massa e também foi excluído da prova de hoje.

Mark Webber foi um dos destaques da corrida, tentando ultrapassagens e mesmo tendo rodada numa tentativa em cima de Kubica ainda no comecinho da corrida, o australiano foi muito combativo durante toda a prova, chegou a andar em segundo com um bom ritmo e só não marcou pontos por um erro incrível de sua equipe. Durante uma das intervenções do safety-car, Webber não foi aos boxes e permeneceu em segundo, atrás de Hamilton, mesmo tendo que fazer ainda sua última parada. De uma forma inacreditável, quando Hamilton acelerou para retomar o ritmo de corrida, Webber foi aos boxes fazer seu pit... Mesmo com mais um entrada de safety-car, o australiano pouco pode fazer e ainda assim foi nono, colado em Ralf. Coulthard passou desapercebido e foi dos primeiros a abandonar. A Toro Rosso perdeu uma grande chance de pontuar quando Liuzzi abandonou quando estava em quinto e não pararia mais, mas o estiloso italiano bateu no Muro dos Campeões nas voltas finais, causando a última entrada de safety-car. Speed foi o primeiro a abandonar quando tentou uma manobra kamikase em cima de Wurz e quase tirou o piloto da Williams da corrida, quebrando apenas o aerofólio traseiro do austríaco. Speed teve a suspensão quebrada e teve seu carro tocado por Kubica durante o acidente do polonês.

A Honda foi outra que perdeu uma chance de ouro para conseguir o pódio. Barrichello vinha em terceiro após a última intervenção do safety-car e tinha totais condições de ficar com o pódio, mas a equipe Honda deu bobeira na estratégia e não fez como algumas equipes e colocou logo o pneu macio. Assim, Rubens teve que ir aos boxes faltando apenas sete voltas para o fim, jogando um belo resultado pela janela. Já Button nem largou... Já a Toyota fez uma corrida terrível e fica até difícil saber qual dos dois pilotos foi pior. Por muito pouco Trulli não viu seu nome envolvido numa tragédia ao tocar com Kubica no acidente mais sério dos últimos anos. Depois rodou numa disputa com Rosberg e por fim conseguiu bater o carro sozinho quando saiu dos pits. Por fim, Ralf foi medíocre como vem sendo sempre, sendo ultrapassado pela Super Aguri de Takuma Sato(!) e não se aproveitando dos problemas de Alonso e subir uma posição. Pela Classificação final, Ralf ficou mais próximo de ser ultrapassado por Webber do que ultrapassar Alonso e se Ralf perdesse o último ponto da corrida, acho que ele nem correria em Indianápolis...

Junto com Hamilton, Heidfeld, Wurz e Kovalainen, o grande destaque da corrida foi Takuma Sato. O japa voador deu um show com seu Super Aguri e desta vez ele não se satisfez em ficar na frente das Hondas oficiais. Sato se aproveitou de um erro de Raikkonen e ficou à frente de uma Ferrari(!) por muitas voltas. Nas voltas finais, a consagração. Para alegria da Honda, Sato deixou Ralf para trás na reta dos boxes e quando Alonso começou a ter problemas, Sato se aproximou do espanhol no grampo e numa manobra ousada, ultrapassou Alonso por fora na freada da última chicane. O sexto lugar foi a melhor posição da Super Aguri e Sato ultrapassou uma Ferrari e uma McLaren!

Menos de uma semana para a corrida em Indianápolis, a perspectiva é de como será o comportamento de Alonso. Com certeza o espanhol não esperava ter tanta resistência de Hamilton e com oito pontos de desvantagem, Alonso irá sofrer para recuperar o terreno perdido. O que é ruim para os brasileiros é que está cada vez mais difícil para Massa brigar pelo título esse ano, pois além da McLaren estar muito bem, seus pilotos estão motivados como nunca. Principalmente Hamilton!

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